segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Joseph Pearce sobre Tolkien, C.S. Lewis e G.K Chesterton


Excelente entrevista com escritor Joseph Pearce, que já escreveu fantásticos livros, como a biografia dele de Chesterton e muitos outros livros especialmente sobre literatura católica (Shakespeare, Tolkien, Lewis,...).

Vale muito a pena assistir ao vídeo. Nele Pearce começa contando sua conversão (ele era protestante e supremacista branco que se converteu influenciado pelos livros sobre distributismo de Chesterton). Aliás, a filha de Elizabeth Anscombe (filósofa irlandesa. Pearce também é irlandês) disse que Anscombe se converteu ao catolicismo influenciada pelos livros de Chesterton sobre essa doutrina econômica de Chesterton.

Não vou relatar aqui a entrevista, só alguns pontos.

Pearce responde sobre como C.S. Lewis se posiciona frente a Tolkien e Chesterton. Ele não classifica, mas elogia muito Lewis (eu acho que Lewis é menor que ambos). O entrevistador se revela um admirador exaltado de Lewis, então tentou levar Pearce a exaltar Lewis.

Sobre Tolkien, Pearce discute a questão da alegoria. Tolkien declarou que detestava alaegoria pois aprisionava o leitor na posição do autor. Pearce esclareceu que essa frase é muito usada por aqueles não cristãos que querem afirmar que o Senhor dos Anéis não é uma alegoria. Pearce disse que Tolkien estava falando de alegorias cruas e para exemplificar ele menciona um livro de Lewis no qual Lewis fez uma alegoria crua (que aprisiona o leitor). Mas que o Senhor dos Anéis é para Tolkien uma alegoria. Tolkien mesmo declarou que era uma alegoria católica.

Perguntado sobre a mitologia pagã no Senhor dos Anéis, Pearce explica que os pagãos também procuram o verdadeiro Deus, e Tolkien sabia disso. Existem coisa demoníacas em mitologias pagãs, assim como o cristianismo possui a presença do demônio como inimigo da fé. O importante é saber se a mitologia pagã adora ou não o demônio.

Pearce fez também comentários muito interessantes sobre o clero "envenenado pelo modernismo". Pearce também defende a missa tradicional.

Na pergunta final sobre como pessoas podem aprender sobre os autores e sobre outros autores que todos deveriam conhecer, Pearce recomenda seu artigo Great Books and Great Conversations, cliquem e leiam.

Joseph Pearce ainda divulga o próprio website. Fantástico.



Um comentário:

Isac disse...

DEFENDE A MISSA TRADICIONAL, OU MELHOR, A MISSA CATÓLICA, DE SÃO PIO V? MUITO BEM!
A liturgia Novus Ordo transmutou até os ensinamentos de Jesus, dizendo à consagração do vinho
"HIC EST ENIM CALIX SANGUINIS MEI, NOVI ET ETERNI TESTAMENTI, MYSTERIUM FIDEI QUI PRO MULTIS EFFUNDETUR IN REMISSIONEM PECCATORUM...
Traduzindo para a liturgia Novus Ordo, em lugar de "PRO MULTIS" diz-se "PRO OMNIBUS", alterando-Lhe significativamente o sentido original!
Isso, quero crer, Jesus sabia que veio salvar a todos os homens, por certo, porém, muito poucos O aceitariam integralmente para poderem se salvar!
Hoje em dia, falar em cruz, penitência... Talvez muitos diriam que é idolatria!
Não sei o porquê de Chesterton não ser nem um venerável!
No entanto, D Hélder o é, embora saiba o motivo - era vermeio, nos santuários de coloração igual! Tá explicado!