domingo, 2 de janeiro de 2022

Argentino sob Pseudônimo Fala Quem é Francisco. Artigo Brilhante


Um escritor (ou padre, ou leigo católico) argentino muito culto (pelo estilo e analogias literárias que usou) escreveu sobre quem é Francisco (Jorge Bergoglio) e como é seu pontificado. É um artigo realmente brilhante, e lindamente bem escrito.

No meu e-book sobre o Papa Francisco, eu mostrei logo nas primeiras páginas as palavras do argentino Antonio Capoleto, que é filósofo e historiador. Capoleto me pareceu saber muito bem quem é e quem foi Francisco. Ele definiu Francisco como "apóstata, herege, blasfemo e traiçoeiro". 

Esse argentino que escreveu agora pode ser ele. Mas não sei. Este assinou com o nome de Eck.

Vou traduzir o texto de Eck foi publicado em espanhol pelo Caminante Wanderer e  em inglês pelo  The Remnant.  Só não traduzo as citações de Shakespeare pois os textos de Shakespeare possuem sonoridade nas palavras, que torna a tradução prejudicial ao próprio Shakespeare. E ademais são apenas ilustrações ao artigo, não prejudicam o entendimento do artigo.

Francisco, Papa dos Tristes Destinos
Escrito por Eck (pseudônimo de autor argentino)


Heavy is the head that wears the crown!” - W. Shakespeare (Henrique IV, Parte Dois, Ato 3, Cena 1)

O papado de Francisco está agora em suas últimas cenas e, mais cedo ou mais tarde, espera-se que a cortina caia para pôr fim a esta tragédia. Nesse ínterim, assistimos ao desenrolar de uma trama que, fatalmente, pisa em seu avanço o próprio Francisco, seus colaboradores e a vida da Igreja universal, sob seu peso de loucura, maldade e estupidez. Parafraseando o Cisne de Avon (Shakespeare), este é um conto representado por um idiota, cheio de som e fúria, sem significar nada.

Macbeth, thou shalt be king. (Shakespeare, Macbeth)

O pior castigo que se poderia imaginar para uma pessoa como Bergoglio era a plena realização de suas ambições. Passo a passo, traição por traição, degrau por degrau, ele galgou a escada do Poder eclesiástico, investindo nele todas as suas faculdades e personalidade. Mal chegou a uma posição, sua ambição desenfreada concebeu a mudança para a próxima, esmagando tudo sob seu enorme peso, destruindo a justiça e o direito e sacrificando tudo o que a Terra e o Céu ofereciam para inchar a alma e o corpo com a verdadeira felicidade. O seu espírito era impelido pelas fatídicas vozes do vento que sussurravam poder ao seu ouvido e diziam-lhe, apontando os dedos ossudos: “Salve, Jorge, Provincial dos Jesuítas; Salve, Jorge, Arcebispo de Buenos Aires; Salve, Francisco, Papa de Roma! ”

Uma pessoa eminentemente prática, sem vislumbres de insight ou imaginação, sem hobbies ou gostos, sua inteligência movia-se agilmente pelos campos da política e da manipulação dos homens. Nesse terreno, infelizmente para ele e para nós, ele foi incomparável e seu gênio pôde desdobrar todas as suas asas para conquistas cada vez maiores: de Provincial a bispo, de bispo a Primaz, de Arcebispo de Buenos Aires a, finalmente, Papa em Roma depois da queda de seu odiado competidor.

Quem subestima Jorge Mario Bergoglio deve refletir sobre a enormidade desta aventura, que muitos começaram e poucos terminaram. Também não devemos esquecer que, se ele subiu tanto, é porque é o exemplo vivo de toda uma geração de padres que secaram os seios da Igreja pós-conciliar. Arquétipo do modelo dominante do clero, como não o exaltariam, vendo-se, cada um, no trono depois dele?

Durante aquela longa jornada marcada para ele por seus desejos, ele foi progressivamente deformando sua alma, amputando aspectos essenciais da sua personalidade: Pura ação e mera potência. Não sabemos o que há no centro de sua pessoa para impeli-lo a cometer aquele ato horrível.

A primeira coisa a cair, sem lamentar, foi a contemplação da Verdade e da Beleza, julgada supérflua e sem valor. Em seguida, foi a vez da Justiça e das demais virtudes, tidas como obstáculos em sua carreira. Depois disso, veio a extinção da Caridade, o escurecimento da Fé e a corrupção da Esperança. O que lhe restou finalmente foi o pequeno ídolo real de sua alma, puro Poder.

Quando ele chegou ao Trono de São Pedro e sua coroação, o ápice de seus desejos, sua transformação foi completa, e quase toda sua humanidade, generosidade e curiosidade foram drenadas por seus pensamentos, atos e decisões egoístas. Ele é o rei, mas não reina sobre si mesmo, porque não tem luz interior para guiá-lo no labirinto da vida; nem a verdade, o bem e a beleza generosos caminham com ele: ele é totalmente sem alma, sem coração, um vazio em que o eterno frio da falta de amor cresce para sempre, e seu deserto, alma gelada foi deixada na escuridão, como um céu noturno sem estrelas e lua.

The night before Bosworth - Shakespeare (Ricardo III)

A longa noite escura de seu pontificado assoma sobre você, e na hora do crepúsculo aparecem as sombras alongadas de suas vítimas. Refiro-me às vítimas de sua alma, psique e inteligência. Agora o poder é seu e você não pode subir mais alto, nem passar mais. Mas você demorou a descobrir, Bergoglio, que poder é um termo que necessariamente tem um objeto! Agora é seu, mas você não sabe como usá-lo e nem mesmo sabe para que serve.

Você é Aníbal, que conquistou, mas não sabe como usar sua vitória. Um Rei Midas de Poder, cujo toque costumava transformar tudo em meio de sua ambição, agora sua ambição fica sem objetivo, um fim sem fim.

Você destruiu a Verdade dentro de sua inteligência, e agora suas palavras se foram com o vento; você assassinou a Beleza de sua alma, e agora seus atos são tão rudes e significam que carecem até mesmo da grandeza infernal do Mal.

Você assassinou o Bem, e com isso se torna impossível alcançar as estrelas e iluminar a si mesmo e aos outros com sua luz. Sua falta de generosidade, de amor abnegado por pessoas e coisas, agora está exigindo pagamento de você, e com juros compostos. Você não fez nada de graça, não receberá nada de graça, você colhe o que plantou.

Sem gostos, interesses ou amigos, sua alma não se incendeia com arte, música, belos versos ou contos bem contados. O que faz a felicidade dos homens está fechado para você, assim como o que faz a felicidade dos santos: a contemplação de Deus. Magro, faminto, sem propósito, inútil, você se move como um pião, girando sobre si mesmo, prejudicando a si mesmo e prejudicando os outros, triste destino de quem não tem destino nem aspirações na vida.

Como Gollum (personagem do Senhor dos Anéis de Tolkien) e à sua imagem e semelhança, te agarra ao Anel do Pescador, chorando como possesso, pelo Santa Marta e seus corredores: Meu precioso! Meu precioso! Você teme que ela seja arrancada de você, mas ao mesmo tempo ela o destrói por dentro. Nem por um momento você pensa em sacrificá-lo por algo grande, generoso, elevado, seja errado ou certo, trazendo-lhe elogios ou escárnio. No egoísmo e no solipsismo, você morrerá com ele na Montanha da História e desaparecerá da história sem deixar vestígios, sem ninguém para se lembrar de você por nada grande ou bom. Poeira, barulho e nada serão seu legado.

Despair and die - Shakespeare (Ricardo III)

O mais miserável dos homens se desespera, quando o poder escapa de suas mãos; como um louco, ele faz gestos sem sentido, comanda contradições, fala tolices. Desesperado, você se volta para as ferramentas que o serviram em sua escalada: teologia do povo, peronismo, um culto destruído do progresso, porque você nunca acreditou que fossem mais do que instrumentos de poder. Você se curva diante dos ídolos do dia para dar conteúdo ao seu papado, para dar conteúdo à sua vida.

Já que o talento para a construção é negado a você, você recorre forçosamente à destruição. Você é um papal Ricardo III, e o que serviu para escalar as alturas agora o joga no abismo. Nesta longa noite antes do fim, suas memórias aparecem para você, para gritar seus crimes contra você; eles mostram sua verdadeira imagem e figura no espelho de seus feitos: 

Becciu exibe a sua injustiça; Bento a sua falta de sabedoria; Descascou sua hipocrisia, ao permitir que a máfia sujasse a Sé Petrina com seus negócios sujos; Viganò mostrou seu despotismo e sua auto-humilhação voluntária aos escravos do Príncipe deste mundo; os quatro cardeais da Dubia mostram sua frivolidade com o Tesouro da Fé; as vítimas de Cor Orans e os franciscanos da Imaculada mostram seu ódio pelo fim último do homem, a visão de Deus; Traditionis Custodes mostra o seu ódio pelo que é grande e belo; as hostes de mártires, santos, médicos e papas insultados e vexados por você olham enquanto você exalta a heresia e a idolatria; e por último se levantará a memória daquele que foi difamado, perseguido, punido, expulso de sua casa com sua mãe idosa e que morreu de tristeza pela injustiça cometida por você e seus asseclas, monsenhor Livières (bispo paraguaio conservador, destituído por Francisco), com quem o senhor começou o mau agouro do seu governo pernicioso, mostrando a sua verdadeira face. Até os antigos pagãos vão acusá-lo, porque condenaram depois de ouvir as súplicas e depois de ter sido concedido ao acusado o direito de se defender (Atos, 25, 16), e você não, você que é o sucessor de um santo condenado sem culpa, e o representante do Inocente injustamente crucificado.

Deus não fica sem nada, o Suprema Justiça dAquele que governa seus povos com uma vara de ferro agora te conduz para as Parcas com os látegos do desespero e visita seus castigos na Igreja que te seguiu em seus crimes sem se levantar em defesa de Justiça, de Lei, de Fé e Caridade, de Verdade e Sabedoria. O Eterno não é ridicularizado por nenhum homem, por mais alto que ele se considere. E, no entanto, Ele não se esquecerá da sua ardente defesa da Santíssima Virgem em uma ocasião e das suas visitas filiais à Imaculada e ao Salus Populi Romani.

Ore pelos vivos e pelos mortos

Resta, portanto, a esperança para Francisco: não de que endireite os caminhos de seu pontificado, mas de que alcance aquela misericórdia que encontrou morada no coração do ladrão Santo Dismas e do pecador Santo André Wouters. Deixemos de lado o rancor, a repulsa e o ódio que podemos ter por ele por seus atos malignos; devemos começar a ter misericórdia, pena e pesar por ele, porque no fundo ele é um miserável que, para seu próprio infortúnio e para punir os enormes pecados dos membros pecadores da Igreja, ganhou o que mais desejava.

Tentemos reparar por meio da contemplação, da oração e da caridade todos os danos e prejuízos cometidos por esse papa malfadado. Um remédio amargo que, no entanto, mostra a todos nós, alto e baixo, o verdadeiro mal que está corroendo a Igreja e apodrecendo sua medula. Inúmeros cânceres que se escondiam invisíveis enquanto matavam a vida sobrenatural em silêncio vieram à luz em toda sua natureza purulenta com Bergoglio e sua comitiva. Dê graças a Deus porque o que estava escondido foi revelado e que podemos enfrentá-lo se possuirmos santidade, coragem e força suficientes.

Logo virá a hora em que nem acusações, nem elogios, nem censuras valerão nada, quando o cetro cairá das mãos e a coroa da testa; o poder se extinguirá como a fumaça no ar e o medo se derreterá como a neve. Aquele que pensou que poderia determinar o futuro, não será mais capaz nem mesmo de governar o presente. Esquecido por aqueles que o serviram em vida, o calor de sua estima diminuirá com o calor de seu corpo quando eles se voltarem para o novo calor do sol nascente. Seu anel será esmagado e o anel de seu sucessor será feito a partir dele. No fundo, toda a sua vida e o fim nos falam de nós mesmos e dos perigos de centrar nossas vidas em nós mesmos: Acta est fabula et de te narratur!

Então, enquanto rezamos por sua salvação eterna e oferecemos penitência para que ele obtenha o perdão de que todos necessitamos, poderemos dizer: Adeus, Francisco de Roma, Papa dos tristes destinos!

------



4 comentários:

Horácio Ramalho disse...

Saudações Professor Pedro! Primeiramente, desejo ao senhor, a toda a sua família e igualmente, a todos os leitores deste blog e os seus, um abençoado ano de 2022, cheio de fé, esperança e caridade.

Caro Professor, como o senhor disse, é um artigo brilhantemente escrito. Diferente de textos pomposos e cheios de vocábulos que demandam o leitor ter um dicionário ao lado, mas não tem conteúdo, o texto, em sua forma e significado, trazem um paradoxo sobre a verdade: a doçura de sua solidez irrefutável e o amargor de sua constatação sobre o Papa Francisco.

Mais do que uma mera opinião com base "no que se ouviu dizer" ou no simples ódio por alguém, o texto transparece a frustração, a tristeza e a angústia de quem vê a alma de um irmão ser corroída aos poucos pelo pecado. A imagem de alguém que não pode dizer o mesmo que o Apóstolo São Paulo: "Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero"; mas aparenta fazer o mal que quer - algo que infelizmente sei como é
- sabendo que é prejudicial para aqueles que considera adversários.

Também aparenta a revolta contra alguém que, junto de um grupo, agiu contra o Sacramento da Ordem, tornando-se mercenários, mas a esperança, da qual compartilho, que não a mal que possa superar as promessas de Cristo. O pontificado do Papa se acabará e outro, talvez com a mesma mentalidade tomará o seu lugar, mas não importa. Como disse Gamaliel aos membros do Sinédrio para tomarem o cuidado de não se verem lutando contra Deus (e ele estava certo, pois a Igreja continua até hoje e continuará) o Papa e os seus não serão capazes de triunfar em sua missão.

Rezemos pelo Papa, pelos maus Sacerdotes e pelos leigos que, ao lerem este texto, não serão capazes de extrair a verdade, pois a sua catequese foi pobre, tal qual a minha, seu nível de estudos não permite o discernimento - apesar de ter um diploma de uma federal, isso não faz de mim um poço de sabedoria - e suas almas foram infectadas por doutrinas e ideologias que vão contra as Escrituras, a Tradição e o Magistério.

Que a Santíssima Virgem Maria e São José, Terror dos demônios, nos ampare nesta peregrinação pelo vale de lágrimas dessa vida.

Pedro Erik Carneiro disse...

Um abençoado ano novo, para você e toda sua família também, caríssimo Horácio.

Abraço

Luiz Flávio Arreguy Maia disse...

Feliz ano novo ao querido amigo e a todos os seus leitores!
Brilhante artigo, grande serviço traduzir, otima ideia divulga-lo. Agradecido, a Virgem te recompense.

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, meu ilustre amigo.
Que a Virgem abençoe você e toda sua família.

Grande abraço