quarta-feira, 22 de junho de 2022

A Casa do Terror Nazista e Comunista na Hungria (fotos)


Estou na Hungria para apresentar um artigo, antes de viajar, costumo preparar uma lista de locais que desejaria ver. Mas essa viagem foi uma surpresa, pois o local mais impressionante que visitei não estava em nenhuma lista de guia de viagens.

Foi a "Casa do Terror" (Terror Háza em Húngaro). A Casa do Terror deve ser única no mundo, pois trata-se de um museu dedicado a mostrar objetos relacionados tanto ao período nazista como ao período comunista da Hungria. E é surpreendente pois os oficiais do nazismo e os oficiais do comunismo usaram a mesma casa para torturar, interrogar e mesmo matar os dissidentes. A Casa fica no endereço Andrássy 60, em Budapeste. Essa rua é também a mais chique da cidade e leva para a praça dos heróis da Hungria. Incrível ter o mesmo prédio usado para os mesmos métodos por duas ideologias totalitárias em um mesmo país em diferentes momentos. Pobre povo húngaro.

A Hungria apoiou os nazistas na Segunda Guerra Mundial por meio do Partido da Cruz Flechada, representado por uma cruz com setas verde. O Museu traz o uniformes do partido. O Partido era liderado por Ferenc Szálasi e matou milhares de judeus da Hungria. Ferenc Szálasi foi enforcado com o fim da guerra.

Depois da Segunda Guerra, a Hungria foi dominada pelo partido comunista liderado por Peter Gábor, que era alfaiate judeu, que matou e perseguiu milhares de húngaros usando a polícia secreta do partido AVH.

A Casa do Terror também mostra a libertação do comunismo feito pela Hungria, começando pela impressionante revolta contra o comunismo de 1956 e a partir de junho de 1989, quando o jovem Viktor Orbán (atual primeiro ministro do país), quando era estudante, fez um discurso pedindo o fim do comunismo e da presença militar dos soviéticos na Hungria. 

O muro de Berlim começou a cair a partir da Hungria quando o país permitiu que cidadãos da Alemanha Oriental atravessasse a Hungria para a Áustria se libertando do poder comunista alemão. 


















Nenhum comentário: