quarta-feira, 5 de outubro de 2022

É Possível Provar Matematicamente a Existência de Deus?


Ao que parece foi provado agora a lógica que sustenta uma prova da existência de Deus. Isto é,  o raciocínio está perfeito em termos lógicos, não há erros. A lógica indica a existência de um ser divino com propriedades "positivas".  Mas isso não quer dizer que foi provado a existência de Deus matematicamente, apesar de ser um enorme passo. Porque há uma debate gigante sobre as propriedades divinas e sobre se a existência é uma propriedade e ainda se o argumento admite apenas um deus ou vários. Em suma, longa lista de considerações que precisam ser feitas.

Mas trata-se de estudo de Christoph Benzmuller e Bruno Wltzenlogel Paleo, especialistas em sistemas lógicos, que analisaram o argumento ontológico (argumento que tenta provar a existência de Deus) do gigante matemático e filósofo Kurt Godel e provaram sua lógica. 

O argumento ontológico de Godel só foi publicado após a sua morte, mas ele tentou trabalhar nesse argumento desde os 25 anos de idade. Godel é colocado por alguns do lado de Aristóteles em termos de capacidade de filosofia e do lado de Einstein em termos de capacidade matemática. Ele é renomado por seus teoremas sobre axiomas lógicos.

Há vários argumentos ontológicos, desde o de Santo Anselmo até Godel, passando para os de Descartes, Leibniz e Pascal.

Clicando aqui você pode entender de forma resumida o argumento de Godel.

Muito interessante.


Nenhum comentário: