sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Pesquisa: Fé e Afiliação Partidária nos EUA e Brasil

 


O que é que mostra o gráfico acima da pesquisa de Ryan Burge?  

 A pesquisa pergunta se Deus é mais preocupado com a moralidade individual do que com desigualdades sociais. Vemos dois resultados:

1) republicanos (eleitores da direita nos EUA) reconhecem melhor o que diz a Bíblia.  A Bíblia e Cristo nos dão o plano de salvação individual, não é justiça social, muito menos luta contra o "sistema". 

2) Até esquerdistas do Partido Democrata reconhecem a preocupação com a moralidade individual de Deus se frequentam missas e cultos cristãos.  Não importa se o padre ou pastor é esquerdista. 

Em suma,  se você vai na missa ou culto você, de uma maneira outra e por vezes errada, acaba pelo menos aprendendo o básico. 

Ryan publicou no Religion News Service essa pesquisa sobre a relação fé e política nos Estados Unidos.

Inicialmente, ele viu a influência do "envagelho da justiça social", ou o que chamaríamos aqui no Brasil de Teologia da Libertação, que coloca preocupações sociais acima da salvação do pecado individual.

 Deus para essa ideologia se preocuparia com o "sistema" e em prover os pobres de bens materiais, coisa que não tem nenhum sustentação bíblica.

Burge  viu que os evangélicos brancos nos EUA são o que mais são contra essa ideologia cristã, como mostra as figuras abaixo. Isto é, os brancos evangélicos se mostravam mais conhecedores dos preceitos bíblicos.



Os católicos, que nos EUA,  se concentra entre os hispânicos, ficam muito mal na pesquisa. Infelizmente.

Como seria a relação dessa pesquisa no Brasil?

Bom, é óbvio que eleitores do PT, PSOL ou PCdoB não frequentam missas ou cultos cristãos.  Dessa maneira se comportariam como os democratas nos EUA.

No dia da eleição,  eu fui a missa. Não havia um lulista identificável na missa. Mas muitos de verde e amarelo.

Mas não estou certo que os eleitores dos outros partidos brasileiros ou bolsonaristas se comportariam como os republicanos americanos. 

Triste,  mas brasileiro não costuma saber o que significa ser cristão. Brasil é um verdadeiro deserto de conhecimento ou uma Amazônia de estupidez e erro teológico.

Um comentário:

Luiz Flávio Arreguy Maia disse...

Quero concordar com sua conclusão MAS é importante enxergar a IMENSA mudança da opinião do brasileiro médio, cuja alma profunda está deixando aflorar muitas marcas da formação católica secular. São fenômenos coletivo+individuais q sustentam a onda conservadora. Claramente um efeito da graça e indicando a predileção da Santíssima Virgem de Aparecida que DERROTOU o comunismo petista e ainda cresce. Grande abraço