quinta-feira, 27 de outubro de 2022

O Apoio do Papa Francisco ao Ditador Xi Jinping

Recentemente, o jornal mais lido dos Estados Unidos, Wall Street Journal, publicou um artigo muito bem escrito sobre como o Papa Francisco tem apoiado o diatador chinês Xi Jinping e sobre como isso tem prejudicado enormemente a Igreja Católica.

O artigo é de autoria de Francis X. Mayer, que é professor de Ética Católica.

Só termos um acordo secreto feito por Francisco com a maior ditadura do mundo (ditadura que é abertamente comunista e anticristã) já é suficiente para definir este pontificado.

Vou traduzir aqui o artigo do Wall Street Journal. Vejam abaixo:

Vaticano prorroga pontificado de Xi

A Santa Sé não entende a natureza do regime chinês e, ao apoiá-lo, abandona os fiéis católicos.

O Vaticano anunciou no sábado uma extensão de dois anos de seu acordo provisório com Pequim que governa os assuntos católicos na China. No mesmo dia, Hu Jintao, ex-secretário-geral do Partido Comunista da China (2002-12) e presidente (2003-13) e antecessor imediato de Xi Jinping, foi removido à força do Congresso Nacional do partido. A convenção desse órgão, que ocorre a cada cinco anos, marca um evento marcante na vida política do país. Este ano, ele ungiu Xi para um terceiro mandato sem precedentes de cinco anos . Não está claro se a saída muito pública de Hu foi devido a problemas de saúde relacionados à idade ou uma demonstração bruta do novo poder de Xi. Mas há uma lição nisso para Roma de qualquer maneira.

O conteúdo exato do acordo do Vaticano com Pequim, assinado pela primeira vez em 2018, permanece em segredo. No entanto, certos elementos são conhecidos. O Vaticano reconheceu os bispos anteriormente ilícitos da Associação Patriótica Católica, controlada pelo regime da China. Também concordou com o papel do governo na nomeação de novos bispos. Em troca, Pequim prometeu maior tolerância para os católicos da China e proteção legal para a igreja “subterrânea” não oficial tradicionalmente leal a Roma.

Tais arranjos não são novos. A igreja tem uma história secular desse tipo de engajamento quando parecia necessário. O problema com esses acordos é simples: às vezes eles funcionam; mais frequentemente não. E a igreja geralmente perde. Mesmo quando honrados, os arranjos tendem a transformar a religião em uma capelania para o poder reinante. Isso corrói a credibilidade e a missão evangélica da igreja. Os Estados também podem ignorar quaisquer detalhes de um acordo que considerem inconvenientes, já que a Igreja tem poucos recursos. O Reichskonkordat de 1933 entre a Alemanha e a Santa Sé é um exemplo clássico. O regime nazista começou a violar o acordo quase assim que a tinta secou.

O Papa Francisco defendeu o acordo com Pequim. Respondendo às críticas, destacou que “a diplomacia é a arte do possível e de fazer coisas para que o possível se torne realidade”. O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, afirmou que o acordo com a China “ainda está em fase de experimentação. . . . Como sempre, situações tão difíceis e delicadas exigem tempo adequado de implementação para poder verificar a eficácia do resultado e identificar possíveis melhorias.”

Palavriado diplomático não pode obscurecer fatos estranhos. Quatro anos após o acordo provisório, muitas dioceses chinesas permanecem sem bispo. A igreja subterrânea ainda é subterrânea. Autoridades comunistas locais continuam a demolir igrejas a seu critério. Os bispos continuam a ser presos ou simplesmente desaparecem. O ex-bispo de Hong Kong, o cardeal Joseph Zen Ze-Kiun, está atualmente sendo julgado por “conluio com forças estrangeiras” por seu envolvimento com um fundo de defesa de manifestantes. Pequim continua a deixar bem claro que a Igreja Católica é subserviente ao Estado – com a crença e a prática católicas sujeitas à doutrina partidária.

Pode-se argumentar que a igreja é hábil em pensar a muito longo prazo, sabendo que os tempos, as condições e os regimes mudam. Um observador neutro pode facilmente ver o momento atual como um ponto de inflexão nos assuntos globais. O poder e a influência chineses estão em ascensão. A hegemonia ocidental parece estar em declínio. O papado raramente foi avesso à realpolitik astuta, então uma estratégia do Vaticano que aposte na China e um eventual abrandamento da abordagem religiosa de Pequim pode fazer sentido. Também se encaixa confortavelmente com os ressentimentos europeus crônicos dos EUA, compartilhados às vezes dentro da Santa Sé, e a animosidade latino-americana contra o gigante ao norte no pontificado de Francisco.

Mas, como o ex-dissidente tcheco Václav Havel alertou décadas atrás, os estados ideológicos são resilientes. Eles não são como ditaduras padrão. A elite dominante da China e o vigoroso nacionalismo podem parecer familiares, mas não são. Eles são sustentados por uma ideologia de esquerda que funciona como uma religião gnóstica, hostil a qualquer concorrente. Quando combinado com o sistema de controle e crédito social da China – o mais invasivo e difundido da história – a igreja enfrenta um tipo inteiramente novo de César.

O que nos leva de volta à expulsão do Sr. Hu.

Charles Chaput, então arcebispo de Denver, cumpriu um mandato no início dos anos 2000 na Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional. O arcebispo Chaput viajou para a China em uma missão de apuração de fatos durante os anos Hu, onde conheceu o bispo da Associação Patriótica de Pequim: um homem casado secretamente e pouco mais do que um crítico da política do partido. Mas o arcebispo Chaput lembra que, embora “o governo Hu estivesse tentando controlar totalmente a Igreja, havia também uma esperança tácita de que as duas versões da Igreja Católica – Associação Patriótica e clandestina – se unissem facilmente quando houvesse mais liberdade real”.

Isso parecia plausível na época. Muitos formuladores de políticas dos EUA presumiram que o engajamento econômico e seus benefícios democratizariam lentamente o sistema chinês. Eles não apostavam em ser enganados. Hu, que dificilmente é um homem brando em questões de religião, foi sucedido pelo muito mais duro e concentrado Xi Jinping. “O tipo de controle que a China faz da igreja hoje é muito mais nítido em sua intensidade”, diz o arcebispo Chaput. “E com o papa agora do lado errado da questão, a situação da China parece muito diferente.”

Diferente, sim. E para os católicos chineses que podem muito bem se sentir traídos e abandonados, pior ainda.



Nenhum comentário: