quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Bispo Preso por Tráfico de Jovens Haitianos em Troca de Favores Sexuais

 


Bispo de Caiena (Guiana Francesa), Emmanuel Lafont, que foi de enorme importância no sínodo da Amazônia que contou com a idolatria a Pachamana dentro da Igreja, foi preso na França por conta de tráfico de jovens homens haitianos em troca de favores sexuais. Ele também é conhecido por morar nas favelas da África do Sul e apoiar a lutar contra o Apartheid ao lado de Desmond Tutu.

Hummm...a idolatria afastada de Deus realmente esconde muitos pecados.

Traduzo abaixo informação do Catholic News Agency, que ainda informa que há 8 bispos eméritos franceses sendo julgados por crimes na conferência de bispos da França.

Bispo Emérito da Guiana Francesa é culpado de abuso sexual, diz tribunal do Vaticano

O bispo emérito Emmanuel Lafont, de Caiena, na Guiana Francesa, foi considerado culpado de abuso sexual em um tribunal canônico e banido do ministério público, enquanto as autoridades civis do país estão investigando as acusações contra ele.

“Ele está em prisão domiciliar, em um mosteiro na França continental”, disse a Conferência Episcopal da França à Agence France Presse. Ele deve conduzir uma vida de oração e arrependimento. A conferência dos bispos confirmou que o bispo enfrenta uma investigação civil.

Numerosas fontes confirmaram ao jornal francês La Croix que o Dicastério para os Bispos do Vaticano condenou o bispo emérito em outubro.

Em consequência da sentença contra ele, não pode usar a insígnia do seu bispo, a mitra, nem o báculo. Ele deve evitar contato com conhecidos na Guiana Francesa e também evitar contato com jovens migrantes.

A investigação canônica contra o bispo foi aberta em abril de 2021 “por causa de rumores e acusações feitas contra ele evocando atitudes inadequadas em relação aos adultos”. A investigação foi tornada pública na época depois que La Croix informou sobre duas ações civis movidas contra Lafont em 2021 em Caiena, capital da Guiana Francesa.

O arcebispo metropolitano da Diocese de Caiena é o arcebispo David Macaire, de Fort-de-France, na Martinica, uma região ultramarina da França no Caribe oriental. Macaire conduziu a investigação canônica, de acordo com La Croix.

O bispo Lafont, nascido na França, foi ordenado sacerdote pela diocese de Tours em 1970. Ele serviu na África do Sul na área de Joanesburgo de 1983 a 1994. Ele ficou conhecido por ser o único padre branco a viver nas favelas negras de Soweto, informou a revista francesa Marianne. Lafont se aliou a inimigos do apartheid racial, como Nelson Mandela e o bispo anglicano Desmond Tutu.

O Papa João Paulo II o nomeou bispo de Caiena em 2004. Ele se aposentou em outubro de 2020 aos 75 anos. Caiena é a única diocese da Guiana Francesa, uma região ultramarina da França localizada na América do Sul. Faz fronteira com Brasil e Suriname. A região predominantemente católica tem cerca de 294.000 pessoas.

Yves Le Clair, promotor de Caiena, disse à AFP que o bispo enfrenta uma investigação preliminar por “tráfico de pessoas agravado”, “auxílio à residência ilegal” e quebra de confiança agravada.

Uma queixa civil contra o bispo foi feita no ano passado por um requerente de asilo haitiano de 27 anos. Ele disse aos investigadores que Lafont havia lhe oferecido moradia em troca de relações sexuais. O bispo negou a acusação.

Um segundo reclamante, um ex-funcionário da diocese, acusou-o de “assédio moral”.

Em outubro de 2020, o bispo apresentou uma queixa legal alegando violência contra um migrante de origem haitiana de 28 anos que ele hospedava. O acusado contestou a acusação, segundo o site de notícias France-Guyane.

Lafont foi um participante proeminente no Sínodo dos Bispos de 2019 para a Região Pan-Amazônica. Ele escreveu um prefácio para a edição francesa de Querida Amazona, a exortação pós-sinodal do Papa Francisco sobre a Igreja na Amazônia.

O veredicto contra Lafont ocorre depois que outros importantes bispos franceses foram acusados de abuso ou outra má conduta.

A Conferência Episcopal da França realizou sua assembléia plenária no mês passado. Durante a assembléia, o presidente da conferência, Dom Eric de Moulins-Beaufort, de Reims, disse que oito bispos eméritos enfrentaram ou estão enfrentando processos judiciais. Ele não deu o nome de Lafont, mas disse que alguns casos eram conhecidos da imprensa, informou Marianne.


2 comentários:

JUSCELINO disse...

ESPERAR O QUE , DE QUEM PARTICIPA DESSE MAL ASSOMBRADO SINODO DA AMAZÔNIA.. LÁ SÓ TINHA JJJENTE BOA...

Leonardo Santana de Oliveira disse...

A seita conciliar modernista só produz escândalos e hereges modernistas!