quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia do Idiota do Clima (em figuras)

O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a estabelecer uma lei amarrando a redução de emissão de dióxido de carbono. Essa lei foi aprovada depois de 6 horas de discussão no dia 27 de outubro de 2008. Os céticos ingleses da mudança climática todo ano celebram essa lei no dia 27 de outubro chamando o dia de Climate Fool's Day (o Dia dos Idiotas do Clima). Tem até um site: http://climatefoolsday.com/. Para ver as várias discussões que ocorreram durante no dia de ontem para discutir a lei, se tiverem uma posição cética como a minha, acessem: http://climaterealists.com/?tid=326

Bom, a Lei do Clima do Reino Unido ( 2008 Climate Change Act )  estabelece que as emissões de dióxido de carbono sejam reduzidas em 80% até 2050 ao custo (calculado pelo governo) de 18,3 bilhões de libras  todo ano, cerca de R$ 50 bilhões de reais.


Primeiro, cabe dizer que é uma meta extrema, 80% é uma queda drástica que precisa ser compensada com uma matriz energética completamente nova, sem falar na alteração total do comportamento da população (uso de carros, de avião, na produção agrícola, etc.). Interessante é que durante a aprovação da lei em 2008, o jornalista Andrew Orlowski destacou a fato de que a neve caia sobre o parlamento. Era a primeira queda de neve em outubro desde 1922, enquanto eles discutiam a aprovação de uma lei para conter o suposto aquecimento global. Aqui vai a frase original de Orlowski ("Snow fell as the House of Commons debated Global Warming yesterday - the first October fall in the metropolis since 1922. The Mother of Parliaments was discussing the Mother of All Bills for the last time, in a marathon six hour session." )

Ontem, James Delingpole, que é um cético e um dos que mais escreve sobre assunto, especialmente no site do jornal The Telegraph, publicou um artigo de Simon Barnett para comemorar o dia. Esse artigo é muito interessante, porque mostra a lei aprovada por meio de figuras. Vou tentar reproduzir aqui o raciocínio.Quem quiser ver o original, acesse
http://blogs.telegraph.co.uk/news/author/jamesdelingpole/, no artigo chamado Happy Climate Fool's Day:

Primeiro, Garnett mostra em figuras o que representa 18,3 bilhões de libras por ano até 2050:

A figura abaixo representa 1 milhão de libras em notas de 50 libras (eu disse 1 milhão e não bilhão) amontoadas em frente a uma pessoa:


Agora, 1 bilhão de libras:



18,3 bilhões de libras:



18,3 bilhões todo ano até 2050 (você consegue ver o homenzinho vermelho?):



Agora, Barnett mostra o que representa a emissão humana de dióxido de carbono como efeito estufa e qual é a participação do Reino Unido no problema. Cabe dizer, inicialmente, que, nesses dias de elevados lobbies para saber se há ou não mudança climática, qualquer pesquisa na internet sobre essas questões que Barnett quer levantar requer que nós mesmos sejamos cientistas.

Não é o meu caso, então decidi usar os números de Barnett, pensando no fato de que se Delingpole mostrar um análise errada, ele seria detonado pois é odiado pelos ambientalistas. Coloquei em parênteses, no entanto, aquilo que é incontestável cientificamente e o que está em discussão.

Barnett lembra que o vapor d´água é o grande responsável pelo efeito estufa (isso é verdade incontestável), que é, repito, essencial para a vida terrestre (também incontestável), o dióxido de carbono representa 2% dos gases estufa (passível de discussão, dependendo de vários fatores, mas não passa muito disso) e desses 2% a emissão humana representa 2% (passível de discussão, também dependendo de vários fatores e da posição ideológica do cientista). Isto é , quase nada é humano. 


Vemos abaixo a figura do dióxido de carbono frente ao vapor d'água. O vapor d'água são os barris azuis. Os barris amarelos são as emissões naturais de dióxido de carbono por meio da degeneração vegetativa, vulcões e oceanos. O barril vermelho representa a emissão de carbono que não vai ser reduzida pois é feita em países grandes mas subdesenvolvidos e, por isso, não pretendem reduzir suas emissões (China, Índia, Brasil). O barril verde representa as emissões dos países industrializados que têm obrigação de reduzir essas emissões pelo Protocolo de Quioto. As emissões do Reino Unido são uma pequena, bem pequena parte, do barril verde.




Barnett conclui dizendo que o impacto de quase paralisação da economia britânica é uma gota no oceano no suposto problema chamado aquecimento global.


Em suma, devemos ter muito cuidado para não elaborar leis baseadas em uma análise científica extremamente politizada. O efeito da lei de 2008 no Reino Unido terá que ser revisto, isso também é uma verdade incontestável.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sensacional o post. Bastante elucidativo. Juliana