segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Aquecimento Global - "A Maior Fraude Científica da História."


Em maio desse ano, eu falei sobre a mudança de atitude da academia de ciências do Reino Unido (Royal Society) em relação a idéia de aquecimento global antropogênico (provocado pelo homem).   A instituição britânica centenária estava se apresentando mais cética sobre assunto, depois de ser pressionada por boa parte de seus membros.

Nos Estados Unidos, ontem, o professor emérito de física da Universidade da Califorinia,  Harold Lewis, renunciou à sua participação na Sociedade Americana de Física (APS) alegando que a entidade estava perdendo a independência científica, pois estava sendo movida pelo dinheiro que financiava uma fraude: o aquecimento global. A carta de Lewis para o presidente da APS (Curtis G. Gallan Jr.) foi noticiada no conhecido blog de James Delingpole no Reino Unido e é notícia no mundo todo, apesar de não ter ainda uma repercusão nos governos que propagam as políticas de combate a mudança climática.

Em 2007, a APS, assim como a Royal Society, tinha se posicionado do lado dos ambientalistas radicais ao declarar que lidar com o aquecimento global era uma emergência internacional terrível.

Lewis já tinha declarado para a CBS News em 2009 (http://www.cbsnews.com/8301-504383_162-5933353-504383.html) que os cientistas deveriam ser mais cautelosos com o tema aquecimento global, pois a Terra estava se aquecendo sem a ajuda humana há milhares de anos e é mais provável que assim continue. Disse que há três fatores a se considerar: saber qual será o aquecimento no futuro,  se isso é bom ou ruim e se será possível se adaptar. Ele disse que ninguém tinha essas respostas ainda, mas o mais provável era que o aquecimento não iria ser exagerado, que era mais positivo do que negativo e que seria possível se adaptar. E também disse que ninguém sabe ainda o efeito do CO2, muito menos o daquele emitido pleo homem. Concluiu afirmando que os catastrofistas estavam lucrando muito com a idéia de aquecimento antropogênico.

Agora, na carta para Curtis, Lewis reforça seus argumentos contra a APS. Ele diz que a idéia de aquecimento global é the greatest and most successful pseudoscientific fraud I have seen in my long life as a physicist (é a fraude científica maior e de mais sucesso que ele já presenciou em sua longa carreira como físico). E disse que " don’t believe that any real physicist, nay scientist, can read that stuff without revulsion (não acredita que qualquer físico verdadeiro, nem cientista, possa ler o material em defesa do aquecimento global sem provocar repulsa).

Lewis afirma que, apesar da reação de alguns membros da entidade, a APS está corrompida pelo lobby que defende o aquecimento global e não toma nenhuma atitude mais científica, mais aberta ao diálogo entre os cientistas, mesmo depois dos escândalos dos emails da Universidade de East Anglia (Reino Unido) em setembro de 2009, em que foi provado que cientistas estavam manipulando dados e evitando publicar artigos de céticos. Lewis, inclusive, conseguiu a assinatura de 200 membros para criar um grupo de estudo sobre o Clima, mas APS não acatou a sugestão.

Quem quiser ler o texto completo da carta de Lewis acesse: http://thegwpf.org/ipcc-news/1670-hal-lewis-my-resignation-from-the-american-physical-society.html:

Nenhum comentário: