sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Maomé - O Mais Popular


Nomes Populares na Grã-Bretanha entre os Bebês - 2009



O nome mais popular na Grã-Bretanha entre os meninos que nasceram em 2009 é Maomé (Mohammed e suas variações como Muhammad e Mohammad. )!! Incrível, pois a Inglaterra é um país anglicano, com uma população muçulmana que não é em termos relativos muito forte, comparada com países como a Bélgica e a Alemanha. O nome era o terceiro anteriormente e assumiu o primeiro lugar em 2009.


O que isso significa? Será que todos são muçulmanos? Eu não sei, mas certamente a maioria. O país está virando muçulmano? Também não sei, mas a presença de muçulmanos é cada vez maior.

Um fato interessante foi destacado por  Damian Thompson no jornal The Telegraph: os jovens muçulmanos são mais radicais que seus pais, em uma pesquisa feita pela Policy Exchange em 2007. Na pesquisa, apenas 19% dos muçulmanos que têm acima de 55 anos enviariam seus filhos para escolas muçulmanos contra 37% daqueles que têm entre 16 e 24 anos. E o pior, 37% desses jovens preferem a Lei Sharia do que a Lei Britânica.

Para explicar a popularidade do nome, talvez ajude um post que fiz em agosto chamado Neo e Velho Ateísmos. Nesse post, eu mostro que os muçulmanos têm certas liberdades entre os ateus e esquerdistas que os próprios cristãos não têm mesmo nos países cristãos. Richard Dawkins, um ateu muito popular na Inglaterra e no mundo, acha que podia-se usar burka nas ruas mas é contra o uso de crucifixos. O que quero dizer com isso é que existe uma certa proteção aos muçulmanos que o próprio Papa não recebe. Basta ver os protestos que o Papa recebeu durante a sua visita a Inglaterra.

Sem falar que o ocidente por vezes se encontra refém de ameaças de extremistas islâmicos e não pode esclarecer abertamente os fatos. Nos Estados Unidos, o programa de comédia South Park pode atacar Jesus Cristo, mas se fizer o mesmo com Maomé virará notícia e será ameaçado de morte. Na Dinamarca, um cartunista até hoje vive risco de vida por ter feito charges com Maomé.

No Brasil, parece que ainda não somos alvos, felizmente. Já fui a uma comédia em que o ator fez algumas cenas que seriam impensadas nos Estados Unidos e na Europa, como brincar com os ataques islâmicos criticando a apelo ao martírio islâmico.


Se tentasse fazer isso em Nova York ou Londres, a polícia, o FBI, a CIA, o MI6, etc.teriam de ser avisados.

Nenhum comentário: