terça-feira, 26 de outubro de 2010

As 25 Cidades Mais Sujas do Mundo



Agora, em tempo de eleição, novamente vemos uma tímida quase nula discussão sobre uma dos graves problemas brasileiros (além da educação e da necessidade de uma reforma política), qual seja: saneamento básico, especialmente o esgotamento básico.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) com dados de 2008, apenas 43% da população brasileira tem colega de esgotos. O índice de tratamento de esgotos gerados é de apenas 34,6%. Isso é um absurdo, com perniciosos impactos sobre a saúde e bem-estar da população, sem falar no impacto sobre a economia, que precisa de gastos públicos e privados altíssimos para remediar os resultados da falta de esgoto.

Vários analistas apontam o pouco avanço que os diversos governos brasileiros conseguiram. Segundo um relatório da FGV de 2007, chamado Trata Brasil: Saneamento e Saúde, no ritmo que vamos, só daqui a 115 anos o Brasil conseguirá a universalização do acesso a esgoto tratado.

Considerando o mesmo período tempo, 2007-2008, o Mercer Human Resource Consulting's 2007 Health and Sanitation Rankings fez uma medição mundial sobre a poluição, considerando ar, lixo, serviços hospitalares e doenças infecciosas. O site Forbes apresentou as 25 cidades mais sujas do planeta segundo a Mercer. A boa notícia é que não há nenhuma cidade sul-americana entre as 25, mas isso não pode nos animar.

Assustadora é a descrição das 25 cidades mais sujas do mundo. A maioria fica na África, mas tem Moscou (14a colocada), Bagdá (8a). Mumbai (7a) e Cidade do México (5a). Baku no Azerbaijão ficou em 1o lugar nesse péssimo quesito.

A cidade mais limpa é Calgary no Canadá.

Vejam a lista das 25 piores cidades em fotos, com descrições que permitem uma boa idéia do problema. Em muitas fotos, lembramos o Brasil.

http://www.forbes.com/2008/02/24/pollution-baku-oil-biz-logistics-cx_tl_0226dirtycities_slide_2.html?thisSpeed=15000

A Mercer também fez uma medição da qualidade de vida em 2010. Para esta medição, Havana e Porto Príncipe estão com o pior nível na região central e sul do continente americano. A cidade Pointe-à-Pitre, de Guadalupe, é melhor cidade nessa  região.

No mundo, a cidade com melhor qualidade de vida é Viena, na Áustria.

Para ver os dados de qualidade de vida nas cidades, acesse:

http://www.mercer.com/qualityofliving

Nenhum comentário: