segunda-feira, 5 de março de 2012

Obama: Inimigo de Israel?

-

No sábado, foi divulgado um vídeo do Emergency Committee for Israel  criticando duramente Obama na sua relação com Israel. O presidente Obama é exposto no vídeo como o mais anti-Israel de todos os presidentes dos Estados Unidos na história, apesar de ter sido eleito prometendo proteger Israel e suas fronteiras.

Obama dizia na campanha que as fronteiras de Israel eram "inegociáveis". Mas, depois de eleito, se comportou publicamente sempre atacando o posicionamento israelence no conflito com os palestinos, dizendo que Israel deveria recuar suas fronteiras para as que tinha em 1967 e que o país deveria evitar novas construções na Cisjordânia.

O vídeo aparece na semana do AIPAC 2012 (American Israel Public Affairs Committee). Obama discursou ontem no AIPAC, mas não convenceu. O principal assunto do AIPAC neste ano é o possível conflito com o Irã, Obama disse que ainda aposta na diplomacia para resolver o problema. Amanhã, o primeiro-ministro Netanyahu irá também discursar no AIPAC, a expectativa é que tenha uma abordagem bem mais agressiva com relação ao Irã, afinal é a pele dos israelenses que está em jogo logo de imediato, caso o Irã tenha bomba nuclear.

Vejam o vídeo do Emergency Committee for Israel, abaixo. Infelizmente, não vou traduzi-lo, são 30 minutos de vídeo, não tenho tempo para fazer isso.




(Agradeço o vídeo ao site Drudge Report)

Nenhum comentário: