terça-feira, 24 de julho de 2012

A Gaffe de Obama que Pode lhe Custar a Eleição

-

Na semana passada, em um discurso de campanha, Obama resolveu novamente falar aumentar os impostos sobre os mais ricos. É a velha tática da luta de classes. Acontece que no meio do discurso ele se empolgou e começou a dizer que as pessoas não conseguem as coisas sozinhas e foi até o ponto de sugerir que os empreendores devem seu sucesso ao governo que fez pontes, estradas, etc. E soltou a seguinte frase como se estivesse falando com os empreededores: "You didn´t build that" (Você não contruiu isso), como se os empreededores devessem agradecer ao governo.

Isto foi uma catástrofe. Nada mais americano do que a idéia de que a América ama os empreendedores, aqueles que arriscam seu capital em um empreendimento de risco, procurando a inovação e o ganho econômico. Aqueles que ficam ricos ao fazerem isto são sempre saudados nos Estados Unidos, basta ver Bill Gates, Steven Jobs, Donald Trump, os irmãos McDonald, Henry Ford,...Foi assim que os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo.

Os Estados Unidos dependem economicamente destes empreendedores, especialmente daqueles que criam pequenas negócios.

Além disso, o governo tem dinheiro para fazer estradas e pontes exatamente por conta de impostos coletados sobre os empreendedores, pequenos e grandes.Os empreendedores não têm que agradecer ao governo e sim o contrário.

Obama viu que cometeu um erro ao renegar tantos pequenos empresários em um momento de alta na taxa de desemprego. E agora está tenta reverter o erro.

A reação do opositor Mitt Romney foi imediata, ele mesmo reconhecido empreededor norte-americano, filho de emprendedor. Romney deixou claro que empresários (pequenos e grandes) não devem nada ao governo. Mas o próprio povo norte-americano reagiu, e estão fazendo vídeos que dizem a Obama: "Sr. Presidente, Eu Construí isso".

Vejam o vídeo com este discurso de Obama, abaixo, a partir de 1 mimunto, ele começa a cometer a sua gaffe. Em seguida, vejam o vídeo que mostra como o povo americano está reagindo.






A eleição está muito acirrada, as pesqusas mostram empate técnico, mas certamente a grande força de Romney é sua experiência no mercado privado (que Obama não tem nenhuma). Obama só ajudou a levantar a campanha de Romney. Ele deve aproveitar isto ao máximo e se a economia americana se mantiver cambaleante até as eleições, aumenta-se as chances de derrota de Obama. Vamos ver.


(Agradeço o vídeo do povo americano ao site The American Catholic)

Um comentário:

Unknown disse...

Também entre este cromo e um mórmon, venha o diabo e escolha...