terça-feira, 31 de julho de 2012

Como se mede a Temperatura do Clima? Primeiro, vejam onde põem o medidor.

-

Neste mundo de extenso debate sobre mudança climática, deve-se ter muito cuidado onde se põe o medidor do clima. É o que mostra um paper que está sendo amplamente discutido na internet antes mesmo da publicação. O paper são do autores Anthony Watts, Evan Jones, Stephen McIntyre e John Christy.

Estações de medições do clima não pode ser influenciadas pela aproximação com agentes que influenciam a medição, como o concreto, o asfalto, ar condicionados, ou próximos de aeroportos.

Watts et al utilizaram uma nova metodologia para olhar a implantação da estação de medição do clima, iniciada por Michel Leroy da METEOFrance em 2010, no paper Leroy (2010). A metodologia foi aprovada pela Comissão da Organização Meteorológica Mundial (WMO) da ONU.

Leroy (2010) acrescenta um simples mas eficaz métrica. Em inglês o nome dessa métrica é dada pela razão surface area of the heat sinks/sources within the thermometer viewshed to quantify the total heat dissipation effect (superfície dos dissipadores de calor / fontes dentro do termômetro para quantificar o efeito total de dissipação de calor).
 

Usando o sistema de avaliação de Leroy,  Watts et al (2012) estuda vários aspectos relacionados a rede de controle de clima dos Estados Unidos (USHCN) e conclui que problemas de localização das estações de medição e ajustes nas medições levaram a uma duplicação espúria das tendências de temperatura no período de 30 anos de dados abrangidos pelo estudo de 1979-2008. Isto é, os Estados Unidos dobram a temperatura medida por causa de problemas em suas estações de medição do clima e por causa de ajustes feitos pela agência do governo awericano que observa o clima (NOAA). 

No gráfico acima, se mostra a temperatura de estações de medição que estão localizadas de maneira correta, que mostram aumento de 0,155º C por década nos Estados Unidos, enquanto as que não estão feitas corretamente mostram aumento de 0,248º C por década. A NOAA faz ajustes que levam a divulgação de 0,309º C por década. 

O jornalista James Delingpole, do jorna The Telegraph, discute o achado de Watts et al. E lanças suspeitas sobre a NOAA. 

Bom, os Estados Unidos é o país do mundo que possui mais e mais eficientes medidores do clima. Imagina o que acontece no resto do mundo.  

O assunto é complexo e eu não tenho competência para discutir clima, mas o paper de Watts et al é muito importante para manter a ciência viva, longe de certezas de ambientalistas extremistas.



Nenhum comentário: