quarta-feira, 28 de junho de 2017

Vídeo: Os Líderes Religiosos Querem Apenas Fazer Amigos e Esquecer as Diferenças



Que tal a gente esquecer a religião da gente e ir tomar um chop? Vamos parar de querer converter os outros, toda religião é igual.

É isso que esses religiosos dizem.

Quanta estupidez! Que tal, eles abandonarem a posição de líderes religioso e irem para um bar? Tenho certeza, que na vida real, fora dos holofotes, eles estão lá financiando suas religiões e atacando as religiões adversárias. No caso do Papa Francisco, ele parece que ataca mais a própria religião do que a dos outros. O que também é um gente de atacar religiosos. Ate onde eu sei, Cristo mandou a gente converter os outros, ser a luz do mundo e não ir para um bar tomar chop com inimigos religiosos.

As religiões, em geral, têm característica comum o absolutismo, a defesa de uma verdade absoluta. Comece com qualquer assunto e verá concepções irreconciliáveis. Mundos completamente diferentes.

Mas os religiosos do vídeo querem se concentrar naquilo que une a todos. Que é o quê? Não sei, eles não dizem.

O que une a todos é apenas o fato de sermos humanos. Passou disso, começa a discórdia. Não adianta você falar: "hei todos nós temos medos, apreensões, dúvidas, somo todos iguais". Isso é bobagem, os medos e apreensões também são diferentes. Também não adianta você falar, como se fosse um unicórneo de arco-iris: "hei, quero conhecer a riqueza que tem no outro". Claro que as pessoas são diferentes e assim podem, em geral, ensinar algo de bom. Mas o "bom" é questão de debate, ou de sua religião.

E outra coisa, a discórdia é sadia para se aprender  algo, inclusive para se converter!!!!

Hoje em dia, muitos especialistas apontam que o mundo anda cada vez mais polarizado em facções.

Nos Estados Unidos, se diz que o Partido Democrata, do ex-presidente Obama, vive de "política de identidade", que fica só falando em defesa de certo tipo de gente: gay, mulher, negro, pobre, muçulmano.. E esquece de dizer qual é o programa de governo.

Certa vez, eu fui a um debate e ao fim pensei: "eu e aquele debatedor nunca vamos nos reconciliar, ele vive em um mundo teológico/filosófico completamente diferente do meu". Qualquer conversa minimamente demorada iria desembocar em uma diferença.

O meu mundo e o mundo daquele debatedor só se encontraria caso ocorresse uma conversão de um de nós.

Assim, são as religiões.


Um comentário:

Isac disse...

... até que a "religião" da deusa lua Alah se sobreponha sobre todas as outras, pois para "Alah", fora do Islã, todos são penetras, invasores!
A onda agora é "dialogar"!...