domingo, 15 de março de 2020

Carta Aberta: Católicos Ingleses Denunciam a China para o Vaticano


Enquanto a China tenta dizer que ela não tem nada a ver com o "vírus chinês", que o povo chinês está super feliz com a ditadura no país, os católicos ingleses divulgaram uma Carta Aberta ao Vaticano denunciando a China em vários aspectos, como extração forçada de órgãos humanos de prisioneiros políticos ou de consciência, tortura de prisioneiros, encarceramento em campos de "reeducação" para etnias muçulmanas. Além de fazer um acordo secreto com o Vaticano, só concebido em tempos de Francisco.

A Carta é assinada por vários proeminentes católicos ingleses.

Vou colocar aqui a tradução da Carta Aberta que foi divulgada pelo jornal the Catholic Herald. Vejam abaixo.

Cartas Abertas: Mais recente atrocidade da China - Comunhão na Mão e Novo Coronavírus

O Acordo entre Vaticano e China deve ser destruído

Nós, os abaixo-assinados, estamos escrevendo para expressar nossa decepção pelo tratado do Vaticano com a República Popular da China (RPC), à luz das descobertas do Tribunal da China sobre a extração forçada de órgãos.

O Tribunal foi encomendado pela Coalizão Internacional para Acabar com o Abuso de Transplantes - um grupo de advogados, acadêmicos, profissionais médicos e defensores dos direitos humanos - e presidido por Sir Geoffrey Nice, ex-promotor no Tribunal Penal Internacional.

Descobriu-se que o governo de Pequim está conduzindo um programa estatal de extração forçada de órgãos de prisioneiros de consciência e atos detalhados de tortura cometidos no curso do programa, incluindo:

  • Matar prisioneiros por remoção de órgãos, injeção letal e "extração de órgãos sob o pretexto de morte cerebral";
  • Relatos generalizados de estupro e tortura, incluindo histórias terrivelmente gráficas de violência sexual e prisioneiros levando choques com varas elétricas, com uma mulher levando choque até ficar cega;
  • O uso da chamada “cadeira do tigre”, um dispositivo de tortura, em prisioneiros uigures (etnia da Ásia central).

Nas provas apresentadas, o principal advogado de direitos humanos Edward Fitzgerald disse que o tratamento do Falun Gong (rito e filosofia espiritual chinesa) na China pode atender à definição legal de genocídio.

O Tribunal concluiu que tais atos constituíam crimes contra a humanidade e disse que era certo, sem dúvida razoável, que eles haviam ocorrido.

Essa constatação condenatória ecoa a do Comitê Executivo do Congresso dos EUA em 2018 de que o internamento arbitrário em massa de até um milhão ou mais de uigures e outras minorias étnicas muçulmanas em campos de "reeducação política" no oeste da China pode ser o maior encarceramento de uma população de minoria étnica desde a Segunda Guerra Mundial e pode constituir crimes contra a humanidade.

Apesar desses recentes e atuais abusos dos direitos humanos, alguns representantes do Vaticano envergonharam seu cargo e sua profissão cristã em suas respostas às preocupações com o acordo provisório da Santa Sé, em 22 de setembro de 2018, com a RPC. Em 2018, o bispo Marcelo Sánchez Sorondo, chefe da Pontifícia Academia de Ciências Sociais, afirmou que o governo chinês “havia realizado a reforma do sistema de doação de órgãos” e chegou a afirmar que “aqueles que melhor implementam a doutrina social da igreja são os chineses ”.

Observamos que o texto do tratado foi mantido tão secreto que nem mesmo o cardeal Zen realmente viu uma cópia do acordo. Isso por si só é um escândalo.

O argumento de oposição ao acordo do Vaticano com o governo de Xi Jinping, que também assedia e detém os principais clérigos católicos e destrói santuários e igrejas católicos que se recusam a se juntar à "Igreja Patriótica" oficial, já era formidável. Agora, é indiscutível. Chegou a hora de o Vaticano rescindir seu tratado com a República Popular da China e, ao fazê-lo, se solidariza com todas as vítimas da opressão totalitária.

John M Barrie
Joanna Bogle DSG
James Bogle
Prof. Philip Booth
Thomas Bridge
James Bundy
Clara Campbell
Philip Campbell
Clare Carberry
James Cross
Patrick Cusworth
Deacon Nick Donnelly
Fr Timothy Finigan
Ian Jessiman
Dr Paul Keeley
Ellie King
Catherine Lafferty
Timothy Martin
Richard McCarthy
Sean McKenna
Anthony Murphy
Prof. David Paton
Fr David Palmer
James Preece
Jamie Rodney
Benedict Rogers
Dr Joseph Shaw
Kathy Sinnott
Gerald Soane
Mark Thorne
Peter D. Williams


A comunhão na mão é mais segura?

À luz das notícias da continuação da epidemia de coronavírus e das medidas que respondem aos bispos de todo o país (Matéria de capa, 6 de março), gostaria de observar o seguinte.

Nas celebrações da Forma Extraordinária (a Missa Tradicional), não é permitido distribuir o Anfitrião na mão. Se a suspensão da distribuição na língua fosse necessária para a segurança do público, não haveria comunhão dos fiéis nas comemorações da forma extraordinária.

Isso não é uma questão de legalismo. A Forma Extraordinária coloca grande ênfase na reverência devida ao Santíssimo Sacramento em todas as suas cerimônias e textos, e a recepção na mão neste contexto não seria apenas incongruente, mas também uma causa de angústia para os fiéis. A esmagadora maioria dos católicos ligados à missa antiga prefere fazer um ato de comunhão espiritual.

Parece, no entanto, não haver fundamento médico objetivo para a alegação de que a recepção na mão é mais segura do que a recepção na língua. O escritório do arcebispo Alexander Sample, de Portland, Oregon, observa, após consulta a especialistas, que, com relação ao perigo de transmitir a infecção por um ministro que inadvertidamente toca os comunicantes, “feito corretamente, a recepção da Sagrada Comunhão na língua ou na mão representa um risco mais ou menos igual ”.

Há também o perigo de um comunicante infectar seu próprio hospedeiro com suas próprias mãos, o que é totalmente evitado pelo método de recebimento na língua.

Joseph Shaw
Chairman, Latin Mass Society, London WC2

Bispos imaturos

A resposta à pergunta do P. Raymond de Souza: Por que Pio não chamou o Vaticano II? (6 de março), é que na situação caótica do pós-guerra na Igreja e no mundo, o Papa Pio XII não acreditava que os bispos produziriam um resultado satisfatório.

A maioria das pessoas nunca ouviu falar da freira Madre Pascalina Lehnert, cuja história é revelada em um livro através de sua amizade com um jovem padre americano, Pe. Charles Theodore Murr, em The Godmother: Madre Pascalina,  um Tour de Force feminino. Ela serviu como governanta e secretária do papa Pio XII desde seu período como núncio apostólico na Baviera em 1917 até sua morte como papa em 1958.

Em uma entrevista ao Catholic World Report, o padre Murr disse que ela havia lhe dito: “Este não era João XXIII abrindo uma janela. Isso não faz sentido. Por quatro ou cinco anos, o Papa Pio XII preparou o Concílio Vaticano II. E então ele guardou tudo um dia, e eu perguntei por que ele decidiu não prosseguir com esses planos. ”

O P. Murr continuou: “Ele lhe disse que os bispos do mundo não eram suficientemente maduros para enfrentá-lo. E tudo foi entregue.

Eu acho que foi exatamente o que aconteceu; ele estava certo. Eles realmente fizeram uma bagunça ...

"Então, de várias maneiras, isso era exatamente correto: eles não eram maduros o suficiente."

Dr. Michael Straiton
Cuddington, Buckinghamshire


O verdadeiro chefe

Seu correspondente Brian Dive (21 de fevereiro) lamenta que nossos bispos tenham apenas uma “avaliação de desempenho” e encontrem o “chefe” uma vez a cada cinco anos em suas visitas ad limina a Roma. Em contrapartida, o cardeal Sarah, em seu livro The Day Is Now Far Spent (no capítulo sobre a crise do sacerdócio), diz que o problema é que os bispos freqüentemente falham em seu dever de serem um modelo da vida de oração em suas dioceses, mas em vez disso, são perdidos em atividades secundárias e profanas.

Afinal, seu verdadeiro "Chefe" está disponível em todos os momentos do dia e da noite para guiá-los, e a "avaliação de desempenho" na forma de um exame de consciência também é uma possibilidade diária, especialmente no sacramento da Confissão.

Queremos líderes espirituais ou burocratas?

Nicolas Bellord
Horsted Keynes, Sussex Ocidental


Um comentário:

Unknown disse...

Algum portal conservador internacional conseguiu publicar esse acordo, ou parte dele, em sua página? Alguem pode informar o link?