terça-feira, 5 de outubro de 2021

A Economia Sem Deus de Francisco

John Horvat II, autor do livro Return of Order, escreveu sobre a chamada "Economia de Francisco", campanha para jovens do Vaticano, para estimular os jovens para uma "nova economia".

Eu comentei o livro de Horvat II no meu livro Ética Católica para Economia e também tratei dos diversos equívocos econômicos ou abordagens vazias de sentido que papas desde o século XX têm defendido, inclusive, a perspectiva de Francisco, que piora todas as abordagens erradas já defendidas pelos papas.

Horvat II faz, no entanto, um ótima análise da "Economia de Francisco", que ele define muito bem como: "mistura de relatório da ONU, manifesto ecológico, ativismo e tribalismo amazônico".

Em especial, Horvat II nota de forma perfeita que a "Economia de Francisco" não tem Deus.

Horvat II diz:

"A Economia de Francisco  é sobre humanidade e nada sobre divindade. Ele está tão disposto a ser inclusivo, mas exclui Deus da solução para os problemas do mundo.

O aspecto materialista é especialmente aparente, uma vez que o único foco do projeto é construir um mundo melhor por meio da economia. O projeto está dividido em doze “aldeias”, que são grupos de trabalho que discutem temas específicos.

Os doze temas das aldeias são gestão e doação, finanças e humanidade, trabalho e cuidado, agricultura e justiça, CO2 da desigualdade, vocação e lucro, negócios e paz, mulheres pela economia, energia e pobreza, negócios em transição, vida e estilo de vida e, finalmente, políticas e felicidade.

Os temas da aldeia destacam algumas áreas legítimas de preocupação. No entanto, a linguagem empregada para expressá-los reflete os esquemas secularistas, ecológicos, socialistas e “woke”. Para descrever o projeto com mais precisão, talvez seja melhor consolidar as doze aldeias em quatro coletivos ou kolkhozes com temas que refletem melhor a realidade igualitária de suas propostas."

Leiam o texto completo de Horvat II publicado na Crisis Magazine, clicando aqui.


Um comentário:

Isac disse...

INSOLÚVEL E PRECARIAMENTE, AÍ ESTÁ O ESDRÚXULO PROBLEMA DO EXTREMISMO ANTROPOCENTRISTA!
"A Economia de Francisco é sobre humanidade e nada sobre divindade. Ele está tão disposto a ser inclusivo, mas exclui Deus da solução para os problemas do mundo".
De tão inclusivo a ponto até de proporcionar essa suposta inserção até para pederastas e aos adúlteros, quer ao material ou ao espiritual, o equivalente ao mesmo pecado!
Será que não se interessou em recordar? Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15,5.
claret.com.br/biblia
Off topic. Vale a pena conferir sobre os "efeitos favoráveis" da vacina: altos funcionários da Johnson - entre si - depreciando a qualidade da Moderna! https://www.youtube.com/watch?v=1BjHql4UQ3A