Estou ecrevendo sobre o pensamento filosófico de Elisabeth Anscombe sobre guerra, em especial sobre a Segunda Guerra Mundial. Tolkien, o autor de Senhor dos Anéis, faleceu em 1973, é um ilustríssimo autor católico inglês, assim como foi Anscombe (que não é asism tão católica em suas análises). Além disso, Tolkien foi soldado de infantaria na Batalha de Somme, a batalha mais sangrenta da história para os ingleses.
Hoje, uma lacuna nos meus conhecimentos sobre Tolkien foi preenchida. Se Tolkien morreu em 1973, além de ter participado da Primeira Guerra, ele viu a Guerra Civil Espanhola, viu a Segunda Guerra, e viu a Guerra Fria.
O que Tolkien pensava de tudo isso?
Hoje descobri as respostas no livro "The Letters of J.R.R. Tolkien", de 1981., republicado em 2023.
Em resumo, Tolkien destestava o comunismo (e Stálin), o nazismo (e Hitler) e ficou do lado de Franco na Guerra Civil Espanhola. Sensacional.
Há diversos sites na internet que mostram as opiniões de Tolkien em resumo do livro. Por exemplo, tem este aqui. E também há artigos sobre o pensamento de Tolkien sobre a Guerra Civil Espanhola, como este aqui.
2 comentários:
Olá, dr Pedro.
Retornando, após longo tempo.
Duas observações:
- o segundo redirecionamento para a dica bibliográfica, não está funcionando (ao clicar em 'como este aqui' o leitor não transportado para a página).
- Há duas traduções em português:
/\ Uma sob o título As Cartas de J.R.R Tolkien da editora Arte & Letra de dezembro 2010.
/\ Outra sob o titulo As cartas de J.R.R. Tolkien, traduzidas por Gabriel Oliva Brum, da editora HarperCollins de 2023.
Sabe dizer se é se trata da mesma obra?
Obrigado, meu caro.
Sim, o segundo link para dica bibliográfica não funciona pois é PDF.
Acesse em:
https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:f7c68a87-3027-41c3-9fc5-0eeb01b132df
Não conhecia aa versões em português do livro. Creio que a fonte para a tradução seja a mesma pois deve ser a única com apoio do filho de Tolkien, Christopher Tolkien.
Abraço
Postar um comentário