quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Filme: Santa Catarina de Alexandria



Este filme só será lançado no próximo ano, mas como esta semana marcou o dia de Santa Catarina (25 de novembro) e hoje o evangelho me lembrou ela, resolvi falar deste filme no blog (também comentado pelo jornal Catholic Herald). Trailler abaixo.

No evangelho de hoje (Lucas 21: 12-19), Cristo diz aos discípulos para não se preocuparem com suas defesas quando forem julgados pelos homens, pois Ele dará palavras cheias de sabedorias que ninguém poderá contradizer.

Santa Catarina (nascida no ano 282, morta em 305) era extremamente inteligente e poliglota que discutia filosofia e teologia com os sábios da época, convertendo-os. Cristo certamente deu palavras de sabedoria a ela durante muitos momentos da vida dela. Ela foi perseguida e morta. O nome Alexandria vem do fato de que seu pai governava aquela cidade. 

A perseguição do imperador romano e o conhecimento científico de Santa Cataria é o que mais se sobressai de sua história. Daí foram acrescentados fatos fantásticos pelos adoradores dela que são considerados falsos, ou pelo menos não têm comprovação mínima, como o transporte do corpo dela pelos anjos para o Monte Sinai. A dificuldade de confirmar detalhes fez a Igreja tirar o nome dela do Calendário Romano que trata das datas de comemoração dos santos, mas ela continua sendo celebrada pela Igreja na lista de mártires da Igreja e é lembrada todo 25 de novembro. Ela já foi muito popular, motivo de poesias e muitas Igrejas levam seu nome.



Vejamos o que diz o site New Advent sobre a  vida dela (em azul).

Santa Catarina foi virgem e mártir, cuja festa é celebrada na Igreja Latina e nas várias igrejas orientais em 25 de novembro, e que por quase seis séculos foi objeto de uma devoção muito popular.

De nascimento nobre e versada nas ciências, quando tinha apenas 18 anos de idade, Catarina se apresentou ao imperador Magêncio que estava perseguindo violentamente os cristãos, censurou -o por sua crueldade e se esforçou para provar o quão iníqua era a adoração a falsos deuses. Surpreendido com a audácia da jovem, mas incapaz de competir com ela em conhecimento o tirano a deteve em seu palácio e convocou numerosos estudiosos a quem ele ordenou que usassem toda habilidade no raciocínio para fazer Catarina apostatar. Mas ela saiu vitoriosa do debate. Vários dos seus adversários, conquistados por sua eloqüência, declararam-se cristãos e foram imediatamente condenados à morte. Furioso por ter sido confundido, Magêncio mandou açoitar Catarina e prendê-la. Enquanto isso, a imperatriz, ansiosa para ver tão extraordinária jovem mulher, foi com Porfírio, o chefe das tropas, para visitá-la em sua masmorra, quando cederam às exortações de Catherine, acreditaram, e foram batizados. Logo depois, Catarina foi condenada a morrer em uma roda, mas, ao seu toque, este instrumento de tortura foi miraculosamente destruído. O imperador, enfurecido além do controle, em seguida, mandou decapitá-la. Os anjos levaram seu corpo para o Monte Sinai, onde mais tarde uma igreja e convento foram construídos em sua honra.
 
Infelizmente não temos esses atos em sua forma original, mas transformados e distorcidos por descrições fantásticas e difusas que são inteiramente devido à imaginação dos narradores que se importavam menos com os fatos autênticos e mais encantar seus leitores.
Classificado com Santa Margarida e Santa Bárbara como uma das quatorze mais úteis santas no céu, ela foi incessantemente elogiada pelos pregadores e cantada por poetas. É um fato bem conhecido que Bossuet dedicou a ela um de seus mais belos panegíricos e que Adam de Saint-Victor escreveu um poema magnífico em sua honra : "Vox Sonora nostri Chori ". Em muitos lugares, sua festa foi celebrada com a máxima solenidade, o trabalho servil sendo suprimido e as devoções a participação de um grande número de pessoas. Em várias dioceses da França, foi observado como um dia santo de obrigação até o início do século XVII. Inúmeras capelas foram colocados sob seu patrocínio e sua estátua foi encontrada em quase todas as igrejas, a iconografia medieval sempre mostra ela com uma roda, seu instrumento de tortura. Santa Catarina tornou-se a padroeira de jovens donzelas e estudantes do sexo feminino.

Embora hagiógrafos contemporâneos discutam a autenticidade dos vários textos contendo a lenda de Santa Catarina como mais do que duvidoso, não se lança dúvida em torno da existência da santa. Mas a conclusão a que se chegou quando esses textos foram cuidadosamente estudados é que, se os fatos principais que formam o contorno devem ser aceitos como verdade, os detalhes são obscurecidos, em grande parte, por narrativas maravilhosas. 
---
O grande pintor Caravaggio retratou Santa Catarina.


E temos o grande monastério de Santa Catarina no Monte Sinai, construído pelo imperador Justiniano no século VI, que é Patrimônio da UNESCO.

---
Trailler do filme que conta com a participalçao do grande ator Peter O'Toole, que também participou do filme sobre a Cristiada (guerra contra o Cristianismo no México)




---
Ela continua forte, a ponto de termos um filme em seu nome. 

Que Santa Catarina nos dê sabedoria e fé.


(Agradeço a indicação do filme ao site Big Pulpit)

4 comentários:

Michael disse...

A paz esteja contigo Pedro.
Meu nome é Michael e pertenço a única paróquia de Santa Catarina de Alexandria na cidade do Rio de Janeiro.
e achei belíssimo esse papel de parede onde santa catarina esta ajoelhada aos pés da cruz. você poderia me enviar essa imagem? obrigado. meu email é michael.moriat@gmail.com

Pedro Erik Carneiro disse...

Claro que sim, Michael.

Enviarei agora.

Abraço,
Pedro Erik

Carlos disse...

A paz esteja contigo Pedro.

Meu nome é Carlos e pertenço a única igreja de Santa Catarina de Alexandria na Arquidiocese de Manaus/Amazonas.
E achei belíssimo esse papel de parede onde Santa Catarina de Alexandria Virgem e Mártir esta ajoelhada aos pés da cruz. você poderia me enviar essa imagem? obrigado.
Meu email é rerissoncarlosreis@gmail.com

E gostaria de saber se já tem o filme em Português e como adquiri-lo, caso se só tiver legendado também tenho interesse!
Paz e Bem.

Unknown disse...

Acredito que os Santos se mostram para nós conforme as nossas angústias.Do nada conheci e me apaixonei por Santa Catarina!