sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dois Vídeos: Por que Deus Permite Sofrimentos?


Muita dor no mundo: desespero, morte, crueldade, pobreza, fome, desilusão,...pecados. Por que Deus permite isto? Esta é uma pergunta conhecida como "problema do mal" e é debatida há milênios. Na Bíblia, ler o Livro de Jó sobre o assunto. O Livro de Jó ensina não só sobre a liberdade humana que gera sofrimento, mas também sobre a incapacidade do ser humano para entender o que é sofrimento e qual seu sentido, pois não conhece a completude da vida. O sofrimento pode trazer um bem maior, que desconhecemos.

Neste final de ano, nós pensamos nas alegrias que temos na vida, mas também nas cruzes que carregamos.

Então, aqui vão dois vídeos sobre o assunto.

O primeiro é, vamos dizer assim, mais direto, mais rápido. Em pouco tempo levanta questões filósoficas profundas que pouca gente sabe, como que Deus não pode fazer o que não é lógico. 




O vídeo pergunta: Deus é bom?

Se ele é bom, porque tanto sofrimento no mundo?

Daí fala que Deus é todo poderoso, pode criar tudo que é "logicamente possível". Mas Deus não pode criar uma pedra que Ele mesmo não possa carregar, pois não é lógico, nem um círculo quadrado, pois não é lógico.

Deus criou os humanos para que eles fossem livres. Liberdade é uma coisa boa, mas se os humanos devem ser livres, eles não podem ser forçados a obedecer a Deus. Não seria lógico, pois se fossem forçados a isso, seriam escravos de Deus e não livres.

Os primeiros humanos (Adão e Eva) abusaram da liberdade e esta é fonte do mal que temos hoje.

Mas lembremos, nós não sofremos sozinhos. Cristo está com nós.

----
O segundo vídeo fala justamente deste último   ponto. Nós não sofremos sozinhos. O vídeo é do Real Life Catholic.

Em resumo (não tenho tempo para traduzir tudo), o autor diz que todo mundo sofre nesta vida, de um jeito ou de outro, e para muitos isto é o grande obstáculo para a fé. Nós enfrentamos câncer, tsunamis e sofrimentos que pessoas causam na gente e que a gente mesmo causa em nós mesmos. Temos a chance de fazer coisas fantásticas e coisas terríveis. O autor diz que só Deus tem a perspectiva da eternidade, e recomenda: "Quando em sofrimento, olhe para a Cruz de Cristo", Ele sofreu muito pela gente, nós não estamos sós.



Feliz Natal.

4 comentários:

Juscelino disse...

6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações,

7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Juscelino,

Parece-me que veio só parte de sua mensagem. Mande-me o resto, por favor.

Grande abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

O facto de Deus não puder fazer nada que não seja lógico contradiz a sua própria existência, pois a existência de algo implica matéria e, não sendo, não é lógico.

Pedro Erik Carneiro disse...

Meu caro Anônimo,

Deus não é algo, Ele não é matéria. Ele é eterno, sempre existiu. Ele não foi criado, caso contrário não seria Deus.

Abraço,
Pedro Erik