quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vídeo: 12 Pequenas Histórias Sobre São Tomás de Aquino



Hoje é dia de São Tomás de Aquino. O grande filósofo católico Peter Kreeft nos conta no vídeo acima 12 pequenas histórias sobre São Tomás de Aquino. A história mais definitiva para entender São Tomás de Aquino, segundo Kreeft, é a história que dá nome e também image deste blog, quando São Tomás em resposta a um pergunta do próprio Cristo sobre que recompensa ele mereceria, disse que ele só queria "Thyself, O Lord" (Só a ti, Senhor).

Vejam as pequenas histórias no vídeo, aqui vai um resumo:

1) São Tomás não tinha medo, quando fez uma cirurgia parecia não sentir dor (não havia anestesia na época);

2) São Tomás aos cinco anos fez uma pergunta simples ao seu professor: "O que é Deus?" O professor não respondeu, então Aquino se tornou teólogo para tentar responder.

3) São Tomás brigou com sua família para se tornar dominicano, ele poderia ter sido papa se seguisse os conselhos da família.

4) Os colegas de São Tomás chamavam-no de "Boi Mudo", pois São Tomás era gordo e silencioso, mas quando o professor Santo Alberto Magno ouviu isso disse que ele podia ser um Boi Mudo, mas o mugido dele seria ouvido no mundo todo.

5) São Tomás, diferente dos outros monges, não andava em burros, preferia ir caminhando, talvez com receio de incomodar demais o burro com seu peso.

6) Certa vez, em um jantar com o Rei da França São Luis, São Tomás estava em profunda concentração pensando em uma solução teológica contra o maniqueísmo, quando achou a solução deu um berro e assustou todos na mesa. São Luís não se ofendeu, pelo contrário, mandou buscar lápis e papel para colocar a solução.

7) Quando um monge companheiro de São Tomás avistando uma cidade ao longe disse: "não seria fantástico sermos donos de tudo isso?". São Tomás respondeu que podia ser, mas ele preferia ter uma pagina de manuscrito perdido escrito por Aristóteles.

8) São Tomás fazia seus livros ditando para quatro escribas, cada escriba escrevia um parágrafo por vez, pois São Tomás pensava muito rápido.

9) Meses antes de morrer, São Tomás parou de escrever sua Suma Teológica, ele tinha tido uma visão mística do Paraíso ou de Deus, e disse ao seu ajudante que tudo que ele havia escrito era "palha" diante do que tinha visto. Kreeft ressalta que a Suma Teológica é o maior trabalho filosófico de todos os tempos e Aquino chamou de palha diante da visão.

10) Como professor, São Tomás adorava debates públicos sobre questões teológicas e filosóficas.

11) Quando ele estava perto de morrer, São Tomás se confessou, e padre Reginald depois de ouvir a confissão disse que ele tinha pecados de uma criança de cinco anos.

12) É a história que dá nome e imagem a este blog.

Viva o Doutor Angélico!!

Rezemos para que ele ilumine mais a Igreja.



7 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela síntese das histórias!
Viva Santo Tomás!
E que o nosso amado santo continue a abençoar o blog.

A Paz do Senhor!

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, a paz do Senhor para você também.
Abraço,
Pedro

Adilson disse...

Bom dia, nobre Pedro.

Essa postagem me deu vontade de chorar e fez me sentir-se miserável diante de Deus, da Igreja e dos santos! Há tantas coisas Belas na vida de santos, como São Tomás, que só o fato de tomarmos conhecimento delas é como se um grande dedo em riste apontasse diretamente para nós, perguntando: por que amais tanto esse mundo podre?

É, nobre Pedro, o Thyself com essa postagem de uma tremenda e dolorosa, porém edificante, porrada na minha cara. Nãos nos abandone! Que Santo Tomás de Aquino rogue por nós.

Grato.

Pedro Erik Carneiro disse...

Vamos continuar trilhando caminhos de Cristo, é isso que Ele quer.
Abraço,
Pedro

Anônimo disse...

Excelente post, Pedro!

Me junto ao Adilson: dá vontade de chorar diante da ciência e humildade deste grande santo. Um homem digno da alcunha de "Doutor Angélico". Um homem que especulava por amor à Verdade; um homem que agia movido pelo amor à Verdade - esta Verdade que dá sentido ao homem; esta Verdade que é Cristo.

Que saibamos também responder a Cristo: "Nil, Nisi Te, Domine!"


Grande abraço e obrigado por mais uma ótima mensagem

Jonas

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, caríssimo Jonas.
Grande abraço.
A paz de Cristo.

Pedro

Vic disse...

Assim como acima os donos do mundo vomitavam asneiras, só pode ser descrito assim, aqui um anjo nos doutrinando das coisas do Céu!
Nas homiliazinhas atuais em que quase se fala somente em "misericordia, perdão, acolhimento compreensão" e similares, quando não ficam mesmo nos fraternalismos, que não convertem ninguém a meu ver, mostram quase sempre a unilateralidade da sempre misericordia, mas nunca ou pouco a justiça do Senhor Deus aos refratarios, e nada de doutrina seria do anjo S Tomaz, qta diferença!