quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Chesterton: Cavaleiro do Espírito Santo.


Chesterton inciou seu processo de investigação para encaminhar sua canonização em 2013, no ano passado o resultado, preparado pelo canonista John Udris, foi entregue ao bispo Peter Doyle para avaliação e posterior encaminhamento ao Vaticano. Não se sabe se Doyle já encaminhou. O Vaticano estabelecendo o "nihil obstat" se inicia formalmente o processo de canonização.

O presidente da American Chesterton Society, Dale Alhquist, divulga novo livro respondendo às principais críticas contra a santificação de Chesterton: que lhe falta temperança (era gordo, acusa-se que ele comia e bebia demais) e que ele era anti-semita.

Para quem leu Chesterton, sabe-se que não será difícil refutar essas acusações. É simplesmente mentira que ele era anti-semita, e quanto à temperança as informações era de que na verdade ele comia pouco (devia ter alguma doença) e que bebia no convívio com os amigos sempre atacando quem perdia a consciência por conta da bebida.

Este blog apoia desde sempre a santificação de Chesterton.

O jornal The Crux falou sobre o novo livro de Dale Alhquist e sobre o processo de canonização de Chesterton.



3 comentários:

Rafael P. disse...

Olá Pedro, como conhecedor de Chesterton, o que recomendas para quem quer conhecê-lo? Abs!

Pedro Erik Carneiro disse...

Bom, meu amigo, Chesterton escreveu sobre muita coisa, em diversos tipos de literatura.

Se você deseja começar se divertindo leia as histórias de detetive do Padre Brown. Tem em português.

Se você quer entender o pensamento de Chesterton o mais famoso livro dele é Ortodoxia. Mas tem também O Homem Eterno e O Que Há de Errado com o Mundo.

Ele também tem ótimos livros sobre São Francisco e São Tomás.

Eu comecei com Ortodoxia.

Abraço,
Pedro

Rafael P. disse...

Obrigado Pedro! Vou iniciar pela Ortodoxia também, nesse momento quero conhecer mais sobre Chesterton e pelo que entendi essa é a melhor indicação para o contexto.

Fique com Deus.