sábado, 6 de fevereiro de 2021

Filósofo Responde o Que é Great Reset e Por que Francisco Apoia Isso.

O filósofo italiano Renato Cristin (foto acima), autor de vários livros (especialmente sobre fenomenologia)  e que defende que deveria haver um julgamento do tipo Nuremberg para o comunismo, deu uma entrevista muito interessante sobre o tal Great Reset e sobre por que Francisco apoia esse movimento globalista.

Cristin dá respostas muito sólidas sobre Francisco e o Great Reset. Vivemos mergulhados na "marca do caos", segundo ele, e só assim se pode explicar Francisco e o Great Reset. Para ele, Francisco está apoiando os inimigos de Cristo ao apoiar o Great Reset, deveria se guiar pela Doutrina Social da Igreja.

entrevista foi disponibilizada em inglês pelo jornalista católico Edward Pentin, Traduzo abaixo a entrevista:

Por que você acha que o Papa Francisco e o Vaticano estão se alinhando com iniciativas como a do Great Reset, o Conselho para o Capitalismo Inclusivo, a Missão 4.7, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, etc.?

Acho que, em princípio, o Papa Bergoglio adere a qualquer iniciativa que seja, mesmo minimamente, hostil ao sistema capitalista. Sua visão, fortemente baseada na teologia da libertação ou naquela teologia política originada na América Latina e é antiocidental (e especialmente anti-EUA), anticapitalista, progressista, pró-marxista e essencialmente comunista, o leva a abraçar qualquer projeto socioeconômico que possua alguma dessas características. Exemplos disso são a adesão ao projeto Great Reset ou ao Pacto Global para Migração elaborado pela ONU, mas também a estreita relação entre o Vaticano e a China, com a qual Bergoglio parece estar em grande sintonia, a tal ponto que das pessoas mais próximas de Bergoglio, o bispo Marcelo Sánchez Sorondo, afirma que “aqueles que melhor implementam a doutrina social da Igreja são os chineses”, e assim a China “está assumindo uma liderança moral que outros abandonaram”. A China como líder moral mundial é uma imagem grotesca demais para ser crível, mas é útil para o argumento de Bergoglio contra o sistema socioeconômico capitalista e em seu elogio paralelo à pobreza como um instrumento eficaz para se aproximar de Deus. E nessa direção também vai o projeto intitulado A Economia de Francesco, que apóia a teoria de uma “economia comunal”, que além da bela fórmula está em franco contraste com o sistema capitalista ocidental e leva a um empobrecimento muito perigoso e aventuras socialistas.

Você acha que o livro The Great Reset, de Klaus Schwab e Thierry Malleret, no qual se baseia a agenda do Fórum Econômico Mundial, é tão sério quanto alguns afirmam: uma tentativa de fundir o comunismo chinês com o capitalismo, o marxismo reformulado ou algo é mais em sua opinião, talvez simplesmente oferecendo um ideal humanista?

O livro de Schwab é um exemplo típico da crise do mundo atual, da falta não só de certezas, mas também de ideias, entendidas como pontos firmes, claros e sólidos sobre os quais construir o futuro. The Great Reset é um exemplo dessa deficiência e da confusão mental com a qual as pessoas tentam encontrar respostas. Acho que o mundo ocidental está hoje, por muitas razões que não tenho espaço aqui para explicar, sob o que chamo de “a marca do caos”, e que mesmo tentativas como o Great Reset são resultado da desorientação que aflige o mundo ocidental hoje. Claro, o projeto (não falo de “enredo” porque não existe enredo no sentido próprio, apenas a luta pelo poder, que sempre animou a história humana) do Fórum Econômico Mundial é construir uma “nova ordem mundial ”, Mas essa configuração, se vier a se concretizar, será mais uma contribuição para o caos global.

Hoje precisamos de teorias bem fundamentadas, sólidas, claras e eficazes, que se refiram aos grandes valores da tradição ocidental e que realmente trarão ordem ao mundo, mas o projeto Great Reset é um caldeirão de várias abordagens, um mistura de posições em que se destaca uma propensão tanto para comunizar o capitalismo quanto para tecnocratizar a sociedade. Isto terá como resultado possível a criação de um híbrido econômico, social e cultural em que, creio, acabará por prevalecer o aspecto ideológico mais forte, nomeadamente o socialismo. E temo que o governo Biden seja um terreno fértil para essa teoria econômico-social confusa de feel good.

Alguns argumentam que este é um documento positivo e esperançoso com idéias sensatas para tornar o mundo um lugar melhor, principalmente aumentando a solidariedade mútua após anos de excessos consumistas e individualismo. O que você acha do ponto de vista dele?

Os progressistas, entendidos não apenas como marxistas culturais, mas também como pessoas ingênuas que acreditam na bondade do homem e no progresso da humanidade, vêem em qualquer teoria aparentemente filantrópica algo positivo, uma contribuição para a melhoria da humanidade. Mas se você não analisar o conteúdo de uma teoria em detalhes, você perde de vista seu propósito, que nem sempre é imediatamente decifrável. O objetivo do livro de Schwab é superar a crise do sistema subtraindo elementos do capitalismo e introduzindo princípios de outro tipo, socialistas acima de tudo e, portanto, também estatistas. O consumismo excessivo não é atenuado por um maior controle por parte do Estado, nem pelo “decrescimento” econômico, como afirmam muitos economistas e sociólogos de esquerda, mas por um aumento da consciência por parte das pessoas. Não há nenhum vestígio do problema da consciência, que é um problema espiritual e filosófico, no livro de Schwab, onde o termo consciência é usado principalmente em um sentido pragmático e, em um caso, em referência ao confucionismo.

Na minha opinião, para superar a crise do capitalismo não devemos buscar outras experiências econômicas, porque assim sempre acabamos, de uma forma ou de outra, com o socialismo. Em vez disso, precisamos de mais capitalismo - ou seja, um fortalecimento dos fundamentos e dos princípios tradicionais e saudáveis ​​do capitalismo, o que reduziria a especulação financeira selvagem e traria a bússola de volta às suas dobradiças clássicas: produção, acumulação, reinvestimento e por aí vai.

O livro Great Reset não menciona Deus ou religião. Você acha que a Igreja deve se alinhar com essa iniciativa secular?

A perda da dimensão religiosa (e, portanto, o desaparecimento do sentido do sagrado) é um resultado da secularização que não só atinge a Igreja e os fiéis em sentido estrito, mas também produz um secularismo niilista que prejudica toda a sociedade ocidental, mesmo em suas instituições seculares e estruturas civis. Portanto, uma teoria geral da sociedade (como o Great Reset gostaria de ser) deve proteger e valorizar a esfera religiosa e suas estruturas institucionais, mas a teoria do Great Reset alimenta a secularização e abre caminho para uma sociedade descristianizada, carente de um núcleo fundador da civilização ocidental, que é justamente a esfera religiosa tradicional.

E assim, para responder à sua pergunta, acredito que a Igreja não deve apoiar esse tipo de iniciativa que agrava a descristianização, porque os processos históricos são difíceis de reverter, principalmente se, nas portas do Ocidente, há uma força religiosa como o Islã radicalmente hostil à nossa tradição judaico-cristã e que, embora fragmentado e sem cúpula institucional, visa nada menos que a conquista de nossas sociedades. E é também para forças negativas como o islamismo que iniciativas imprudentes como o Great Reset pavimentam o caminho. A Igreja deveria, em vez disso, aplicar a Doutrina Social da Igreja, em sua formulação original e autêntica dada pelo Papa Leão XIII em sua encíclica Rerum Novarum, e pelo Papa João Paulo II em suas encíclicas Laborem Exercens e Centesimus Annus, em vez de seguir o Terceiro Mundo e visões econômicas e teológico-políticas antiocidentais ligadas à teologia da libertação.



7 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, Pedro!



Cristin reconhece a crise do capitalismo atual. No entanto, se coloca contra a intervenção estatal e vê a resolução do problema na aplicação de "mais capitalismo".

É claro, pra quem acompanha o blog, que você possui uma posição segundo a qual a Ética deve reger a Economia.

Minha pergunta é: é possível a Economia se curvar aos ditames da Ética por si mesma, sem intervenções da esfera estatal? É possível um "capitalismo ético" sem intervenções que mitiguem o poder dos que tem mais recursos (que não necessariamente são pessoas retas e justas)?

Ele aponta que uma possível solução estaria no aumento da consciência das pessoas. Mas acreditar num "despertar" das consciências é algo tão utópico quanto crer na "bondade do homem". As pessoas opinam muito, mas leem pouco. Não leem nem os autores que defendem, que dirá os que criticam... A verdade é determinada pela quantidade de "views" e de "likes", e não pela robustez do argumento. Manadas se digladiam pelas redes, sem pensamento próprio, sem busca própria, aderindo a opiniões como um torcedor adere a um time. Crer num despertar das consciências num ambiente como tal é ter uma fé irracional.



Grande abraço,

Jonas

Pedro Erik Carneiro disse...

Ótima pergunta, Jonas.

Bom, para responder, eu preciso definir Estado.

Estado é mais do que o governante, significa as leis e a implantação dessas leis. Assim definido a resposta é não. Sem a consolidação da ética nas leis humanas (ou para assim dizer em termos tomista: sem que a lei eterna esteja refletida na lei natural e na lei humana) não é possível que a ética domine a economia.

O Estado precisa proteger a alma humana.

Abraço

Emanoel Truta disse...

Boa tarde,

Talvez a resposta, me corrijam se estiver errado, por caridade, seria a sujeição do poder temporal (Estado) ao espiritual (Igreja Católica). Acho que isso ocorreu durante a Idade Média.

Viva Cristo Rei

Pedro Erik Carneiro disse...

Sim, Emanoel. A primeira encíclica que analisei no meu livro, Unam Sancta de 1302, diz justamente isso. Mas a Igreja no século XX se entregou ao mundo.

Abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

Bom dia!


Em tese, a sujeição do Estado à Igreja seria a resposta. Porém me parece que seria impraticável, por ferir a soberania do Estado. É o mesmo problema da sujeição da lei civil à lei canônica. Seria necessário propor uma nova teoria do Estado e do Direito, subordinando o Estado ao Vaticano.

E dificilmente seria aceita atualmente, mesmo por católicos. O Pedro, por exemplo, seria contra, dadas as objeções ao Papa Francisco; não sei quanto ao Emanoel. O comentário do Pedro exemplifica bem: provavelmente (posso estar enganado haha) não seria a favor de submeter o Estado ao poder espiritual de uma Igreja "que se entregou ao mundo". A menos que se propusesse um sistema de vetos do Estado à Igreja. Mas aí não seria uma soberania espiritual da Igreja; seria uma soberania da visão que o Estado específico tem sobre a Igreja.

Concluo, portanto, que mesmo que proposta uma excelente e atualizada teoria do Estado e do Direito contemplando esse ponto, dificilmente seria aceita no atual quadro das coisas, mesmo por católicos.


Grande abraço a ambos,

Jonas

Emanoel Truta disse...

PrezadO Jonas,

Eu fico com o lema de São Pio X: restaurar tudo em Cristo. Sem isso acho que tudo o mais tende a ruir.

Pelo que pude entender da Bula Unam Sanctam, que não se submete ao poder espiritual cai em heresia.

Rezemos pela Igreja, pelo Papa para que se converta e nos confirme na fé, e para que o Bom Deus nos dê um Romano Pontífice com a mesma fé de São Pio X.

Viva Cristo Rei!

flavio disse...

Paulo VI, em reunião na ONU, disse claramente que a ONU era a salvação do planeta. JP 2 tão bajulado por muitos, o papa pop, também gostava de uma liderança mundial unica. Não vejo diferença entre isto e o que Francisco escreveu. O primeiro estava implantando disfarçadamente a nova Igreja Mundial, o segundo era dissimulado. O terceiro apenas tá terminando o serviço.