segunda-feira, 29 de março de 2021

A "Filantropia" da Elite dos Ricaços

Pesquisa muito interessante no Reino Unido mostrou como e quanto a elite dos ricaços dos EUA e Reino Unido fazem o que chamam de "filantropia".

O texto da explicação da pesquisa mostrada no site Zero Hedge é realmente muito revelador.

Em resumo, a elite doa pouquíssimo em relação ao patrimônio líquido deles, as universidades em que se formaram e suas causas políticas/sociais/ideológicas em seus próprios países são os principais receptores das doações "filantrópicas" da elite, que são muito influenciadas pela questão tributária, se os governos reduzem as deduções nos impostos de renda essas doações caem consideravelmente. 

Eu vou traduzir algumas parte do texto, leiam todo clicando no link. Vejam abaixo:

Filantropia da Elite é Principalmente Auto-Promoção

"Um grupo de pesquisadores do Reino Unido revisou 263 artigos de periódicos, livros e estudos sobre filantropia de elite para entender melhor o papel que desempenha nesta nova era de desigualdade. Nos Estados Unidos, a diferença de riqueza entre as famílias mais ricas e mais pobres mais do que dobrou desde a década de 1980 e, no Reino Unido, a renda do quinto mais rico é 12 vezes maior do que a renda do quinto mais pobre.

O artigo dos pesquisadores, publicado em uma edição especial do International Journal of Management Reviews, expõe como, de maneira geral, a classe de elite doa principalmente para causas que proporcionam a si mesmas algum tipo de benefício. Os pesquisadores definiram "filantropia de elite" como "a reserva de indivíduos ricos e parentes próximos" que se tornaram ricos por meio do empreendedorismo, seja abrindo um novo negócio ou expandindo um herdado. Esses indivíduos geralmente têm extensas redes de negócios locais, nacionais e internacionais, disseram os pesquisadores, e ocupam posições no "campo de poder", um espaço social no topo da sociedade que lhes permite impactar políticas e práticas.

Muitas pessoas erroneamente veem a filantropia de elite como uma força benigna para o bem, em vez de uma avenida para os super-ricos traduzirem capital econômico em capital social e cultural, de acordo com os pesquisadores. A filantropia de elite, afirma o estudo, é transacional, pois também há benefícios materiais além do capital cultural. Em 2017, os Estados Unidos aumentaram a proporção da renda que pode ser deduzida de 50% para 60%, o que beneficia diretamente a elite; e no Reino Unido, os esforços para reduzir a redução de impostos filantrópicos fracassaram em 2012, após a resistência de filantropos ricos.

As famílias situadas no topo de 0,1% reduziram a parcela de sua renda doada pela metade de 1980 a 1990, depois que mudanças no código tributário reduziram a quantidade de dinheiro que poderiam deduzir das contribuições de caridade, de acordo com um estudo publicado na Cambridge University Press. Essa tendência continuou nas décadas futuras: em 2018, os 20 americanos mais ricos doaram US $ 8,7 bilhões para instituições de caridade, o que representa apenas 0,8% de seu patrimônio líquido como grupo.

Onde as elites ricas doam seu dinheiro é determinado pelo local onde podem ter mais influência em nível local, nacional e internacional, disseram os pesquisadores; manter seu "campo de poder", que lhes permite usar seus laços comerciais para influenciar a esfera política, também é um fator motivador em sua filantropia. Por exemplo, um estudo com 194 filantropos de elite nos Estados Unidos descobriu que 104 deles trabalharam ativamente para influenciar as políticas públicas, financiando pesquisas e organizações que advogavam as políticas que defendem.

Como a filantropia de elite oferece um grau mais alto de influência a um grupo seleto de pessoas, é importante examinar seus benefícios e armadilhas com mais detalhes, argumentam os pesquisadores. Embora os investimentos em filantropia sejam benéficos para a sociedade em geral, o estado atual dos investimentos tem apenas um efeito redistributivo moderado entre ricos e pobres. A maior parte do dinheiro não foi apenas mantida nos países desenvolvidos, mas também nos círculos da elite, ao invés de ir para causas que impactam uma parcela maior da população mundial, como a prevenção de doenças nas nações em desenvolvimento.

Universidades e faculdades como Harvard e Oxford, que já possuem grandes doações, são de longe as maiores beneficiárias da filantropia de elite. O dinheiro também é compartilhado com organizações artísticas e culturais e causas ambientais, mas na maioria dos campos representa apenas uma pequena parte da receita das organizações sem fins lucrativos. Dessa forma, a caridade de pessoas ricas serve para apoiar instituições que os beneficiaram diretamente, ao mesmo tempo que lhes dá a boa vontade para influenciar outros setores da sociedade, de acordo com Harvey.

...

Ao contrário da crença popular, no entanto, as doações e investimentos em países em desenvolvimento representam apenas uma pequena proporção da filantropia de elite, e investimentos como esses só se tornaram mais populares na última década, de acordo com Harvey.

"À medida que as diferenças entre ricos e pobres ficam maiores, você pode esperar que os ricos dêem mais como uma porcentagem da renda, mas o oposto é verdadeiro. Na verdade, são apenas alguns pontos percentuais, uma pequena quantia em relação à quantidade de riqueza que esses as pessoas mantêm como uma classe ", disse Harvey. "Isso não quer dizer que não existam algumas pessoas super generosas nessa classe, mas a classe como um todo não é generosa."

Internacionalmente, os maiores doadores são, na verdade, os governos. Entre 2013 e 2015, governos de nações desenvolvidas forneceram US $ 462 bilhões em ajuda internacional, enquanto filantropos contribuíram com US $ 24 bilhões, de acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.


Um comentário:

Isac disse...

Conheço essa raça de víboras composta de arquimilionários: filantropos de conveniências!