segunda-feira, 8 de março de 2021

Cristãos Iraquianos. Quem Eram e Quem São? Francisco pode Salvá-los?

Max Joseph, coordenador do Programa Iraquiano para Direitos das Minorias (Iraq Programme Minority Rights Group Coordinador) escreveu um excelente artigo mostrando quem eram e quem são os cristãos no Iraque e porque Francisco não pode salvá-los. Cristãos iraquianos sofreram com perseguições  desde a formação do Iraque, com massacres feitos com munição britânica, com Saddam Hussein, com curdos e finalmente com o Estado Islâmico. Joseph acha que a visita do Papa, ao contrário de facilitar a unidade das diversas seitas cristãs, vai reforçar o poder daqueles que ajudaram no declínio dos cristãos no Iraque.

Recentemente, li que Francisco saudou os curdos por protegerem os cristãos do Estado Islâmico. Será que foi assim? Os curdos protegeram mesmo a minoria cristã? Não, perseguiram também os cristãos e deixaram os cristãos a mercê do Estado Islâmico. Por que Francisco não saúda as chamadas milícias cristãs que protegeram realmente os cristãos?

E Francisco agradeceria aos Estados Unidos de Trump por ter derrotado o Estado Islâmico? Sem os Estados Unidos, ainda teríamos o califado do Estado Islâmico. Talvez ele argumente que se os Estados Unidos também não tivessem invadido o Iraque em 2003 não se teria desencadeado toda a matança no Iraque. Quem fala isso supõe que Iraque era um país pacífico antes de 2003. Não houve guerras no Iraque antes de 2003? A história mostra que perseguição aos cristãos remonta o início do século XX e Saddam Hussein e curdos já perseguiam os cristãos desde há bem mais tempo. Os cristãos do Iraque já estavam em diáspora bem antes de 2003. Sem falar que o argumento pode ser usado para Hitler, se o mundo tivesse deixado Hitler em paz, milhões não teriam sido mortos. Não teria ocorrido matanças com Hitler solto? E seria melhor para o mundo? Não deve-se combater o mal, deve-se deixá-lo solto? 

No meu livro, Teoria e Tradição da Guerra Justa, eu mostrei como os papas e seus representantes desde o surgimento do Estado Islâmico vacilaram em condenar essa organização. Analisei diversos documentos e encíclicas para mostrar a fragilidade do discurso do Vaticano sobre o Estado Islâmico. Depois que os Estados Unidos e seus colaboradores derrotaram o Estado Islâmico fica bem mais fácil falar mal do Estado Islâmico. Assim como a Igreja, após o Concílio Vaticano II, vacilou em condenar o comunismo, mas depois da queda do muro de Berlim, João Paulo II conseguiu escrever uma encíclica atacando abertamente o comunismo. 

Mas vamos ler o excelente artigo de Max Jospeh, vou traduzir partes do artigo, leiam todo clicando aqui.

O Papa não pode salvar os cristãos do Iraque

por Max Jospeh

Quando o Papa Francisco caminhar pela cidade amplamente cristã de Qaraqosh no domingo, ele pisará no epicentro de onde o horror do ISIS atingiu o Iraque há apenas sete anos. A viagem do Papa, que começa hoje, é a primeira visita de um pontífice em exercício ao país, a primeira tentativa - de João Paulo II - foi cancelada em 1999. Dezoito anos depois que a guerra liderada pelos Estados Unidos desencadeou múltiplos horrores no Iraque, a viagem deve dar às minorias do país um renovado senso de esperança sobre o futuro, bem como promover a reconciliação entre as comunidades díspares do país. No entanto, embora a maioria dos residentes de Qaraqosh tenha retornado, em outros lugares permanece pouco otimismo entre o número cada vez menor de cristãos.

Hoje, os sinos das igrejas tocam mais uma vez nas planícies ao redor de Mosul, a segunda cidade do país, mas os destroços de vidas interrompidas, de sonhos despedaçados e meios de subsistência, são sentidos em todas as casas em ruínas e carbonizadas dos cristãos do Iraque. O grupo terrorista atraiu a atenção do mundo quando tirou a cidade de um exército iraquiano muito maior e mais bem equipado em 2014, mas o grupo extremista esteve ativo por vários anos sob o disfarce do Estado Islâmico do Iraque; em 31 de outubro de 2010, seis membros entraram em uma igreja em Bagdá e mataram 50 fiéis, incluindo várias crianças. Isso não era incomum para o Estado Islâmico ou para a violência religiosa do Iraque na época.

O objetivo do Estado Islâmico era expulsar os cristãos do país, que antes da invasão liderada pelos EUA representavam cerca de 3-5% da população, com grandes comunidades em Bagdá e Mosul, embora a maior concentração estivesse na região fora da segunda cidade , as planícies de Nínive.

A maioria dos cristãos iraquianos são etnicamente assírios, possuindo uma cultura discreta e pouco compreendida que atinge ininterruptamente a antiguidade pré-cristã. Sua língua nativa é o aramaico, que já foi a língua dominante na região depois de ser adotada como língua franca pelo Império neo-assírio, mas que foi lentamente ultrapassada pelo árabe. Tendo figurado como regras proeminentes da região, seus ancestrais também desenvolveram um império espiritual cristão que se estendeu por toda a Ásia.

A colcha de retalhos religiosa do Iraque é complicada para quem está de fora porque hoje os assírios estão divididos em várias seitas, entre elas a Igreja Assíria do Oriente, a Igreja Ortodoxa Siríaca, a Igreja Católica Siríaca e a Igreja Católica Caldéia, a última das quais está em comunhão com Roma . Cristãos iraquianos de todas as seitas, no entanto, são agora mais comuns na diáspora do que o próprio Iraque, dada uma sequência desenfreada de genocídio e perseguição que começou muito antes do ISIS. Existem cerca de 150.000 assírios na Suécia, por exemplo, muito mais do que resta em Bagdá.

Após o genocídio de armênios, assírios e gregos pelo Império Otomano em 1914-23, os assírios foram novamente alvos no estado recém-formado do Iraque - inicialmente, um território sob mandato britânico legado a uma família real árabe submissa após o colapso do Império Otomano . Os assírios lembram-se principalmente dos Hachemitas como a família que liderou multidões celebrando o Exército iraquiano depois que ele massacrou milhares de homens, mulheres e crianças assírios desarmados em Simele em 1933. A Grã-Bretanha, honrando o tratado anglo-iraquiano assinado em 1930, forneceu munição para o massacre apesar do fato de que os assírios, aliados da Grã-Bretanha, representavam a maior coorte entre os soldados iraquianos alistados pela Grã-Bretanha na Primeira Guerra Mundial.

É uma história trágica e amarga, mas, apesar disso, os assírios se apegam a ela. Nos próximos dias, o Papa, vagando pelas ruínas de Mosul e Qaraqush (siríaco aramaico: Bakhdida), verá os últimos locais concentrados da vida assíria no Iraque. 

Os habitantes dessas aldeias referem-se a si próprios como suraye (ou "'Assírios" em aramaico), apesar dos melhores esforços de Saddam Hussein. O partido Ba'ath de Saddam procurou homogeneizar os assírios em "cristãos iraquianos", de acordo com um projeto que começou primeiro como uma faceta do pan-arabismo, mas evoluiu para um nacionalismo especificamente iraquiano, com Saddam frequentemente se retratando em outdoors montando carros ao lado de reis babilônios Os assírios que frequentavam as Igrejas Católica Siríaca e Caldéia e que viviam em comunidades urbanas foram encorajados a assumir nomes árabes e incorporar o árabe em seus programas da Igreja, semelhante a outros programas de erradicação cultural. Suas figuras de liderança religiosa permaneceram no país durante todo esse processo.

Ainda assim, o Patriarca da Igreja Assíria do Oriente permaneceu no exílio depois de ser expulso pela liderança iraquiana em 1933, liderando sua Igreja de Chipre, Irã e Estados Unidos. O sectarismo crescente entre os cristãos ocorreu em conjunto com os incentivos em torno de uma mobilidade social mais fácil, status e prestígio oferecidos aos que rejeitavam uma identidade assíria e eram receptivos à arabização. Esta foi uma característica definidora da política de arabização ba'athista e resultou na identidade assíria sendo efetivamente colocada na lista negra.

A visita do Papa terá como objetivo promover a unidade, em um país onde o Cristianismo tem sido enquadrado como uma força essencialmente impotente e em declínio desde 2003, mas existe o perigo de que isso reforce essa trajetória ao legitimar líderes religiosos que ajudaram nesse declínio. A ironia do Iraque moderno é que, embora muitos muçulmanos desejem formar Estados seculares, os cristãos do país foram empurrados para o governo religioso.

Quase imediatamente depois que os tanques americanos invadiram o Iraque em 2003, os assírios começaram a ser alvos de gangues extremistas em Bagdá e outras cidades. Dezenas de igrejas foram bombardeadas, centenas de pessoas sequestradas ou assassinadas; centenas de milhares fugiram.

Mas as minorias do Iraque foram perseguidas não apenas por milícias sunitas e xiitas. Com o enfraquecimento do centro, o Governo Regional do Curdistão (KRG), fortalecido pela ocupação dos EUA, expandiu-se unilateralmente para a Planície de Nínive, bloqueando as tentativas dos assírios locais de formar forças de segurança e privá-las politicamente. Essa expansão tornou a pátria assíria no norte do Iraque “disputada” pelas autoridades regionais e federais, dando início a uma década inteira de desestabilização que culminou com o surgimento do ISIS. Ecoando os programas de arabização de Saddam Hussein, o projeto de curdificação usou a liderança religiosa de comunidades minoritárias para promover uma agenda nacionalista secular.

Quando Mar Meelis, um bispo da Igreja Assíria, chegou a Erbil vindo da Austrália em setembro de 2014 e se encontrou com o primeiro-ministro curdo Nechirvan Barzani, ele reiterou “sua gratidão e apreço” pelo papel do Peshmerga durante a ofensiva do ISIS contra os cristãos de a planície de Nínive. No entanto, os Peshmerga haviam desarmado à força e então abandonado esses cristãos e yazidis ao genocídio sem luta apenas um mês antes. ..

...

No Iraque, a questão mais importante é a segurança. Quando o ISIS assolou Mosul e as planícies de Nínive, dezenas de milhares de assírios fugiram, mas a maioria desses refugiados não retornará para as aldeias onde não se sentem seguros. Na vila de Telskuf, controlada por Peshmerga, apenas 30% das pessoas retornaram pós-ISIS, e em Telkaif, dirigido por milícias árabes iraquianas, apenas 7% retornaram. Em contraste, Qaraqush acolheu o retorno de cerca de 70% de seu povo, porque aqui a comunidade local é protegida pelas Unidades de Proteção da Planície de Nínive (NPU) lideradas pelos assírios - que também estão contribuindo para a própria segurança do Papa. Quando se trata de segurança, as pessoas votam com os pés, mas mesmo assim os líderes da igreja dizem não às chamadas “milícias cristãs”.

Não é novidade que os assírios estão profundamente pessimistas e, como um homem deslocado disse a um repórter antes da visita: “Estamos esperando o Papa. Mas não esperamos muito de sua visita. ” Longe de renovar as esperanças, a visita do Papa Francisco representa uma espécie de emblema da situação política em que os cristãos assírios se encontram trancados no Iraque...

Até que essas comunidades possam ser apoiadas para fortalecer sua posição, elas permanecerão como subcidadãos. Árabes e curdos desfrutam dos benefícios de expandir suas redes educacionais e profissionais seguras em suas próprias identidades, mas os assírios são compreendidos principalmente por meio de uma única estrutura - sua capacidade de praticar uma fé compartilhada por aqueles que olham no Ocidente. As medidas atuais tomadas agora podem fornecer algum brilho de curto prazo e esforços mais lisonjeiros, mas a Igreja Católica (e todas as Igrejas na região) estão enfraquecidas no longo prazo, a menos que algo drástico mude - porque as tendências atuais sugerem que em breve haverá mais árvores de Natal do que os cristãos no Iraque.

O Papa saudará uma comunidade desfeita que luta por sua existência quando chegar ao Iraque. O mínimo que ele e a máquina ao seu redor podem fazer é reconhecer aqueles que melhor os defendem - as próprias pessoas sitiadas e esquecidas.


2 comentários:

José Melquior disse...

Quem derrotou o Estado Islâmico foi a Rússia, não os Estados Unidos. Os Estados Unidos forneceram armas para eles.

Isac disse...

O V II pelo TRATADO DE METZ evitou críticas ao material-ateísta comunismo e entrada de espiões da KGB no V II, travestidos de bispos
E o caso do "bispo" Nikodin falecido no Vaticano e checados seus documentos, era coronel da KGB?!
O atual patriarca da IOR, Cirilo I, mesmo Putin, eram agentes da antiga KGB!
"Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno" 1 Jo 5,19, e o restante de maus e mal estão em perfeita simbiose, doravante em fase ascendente à vista de todos!