terça-feira, 16 de março de 2021

E se Fosse um Papa Católico Respondendo e não Francisco


Francisco respondeu a perguntas para o jornal La Stampa, o título da reportagem é em português "O Papa e a Vida após o Vírus: Ecologia e Solidariedade são os Pilares do Novo Mundo".

Com os termos "ecologia" e "novo mundo", sem qualquer menção a Cristo no título, você pode imaginar as respostas de Francisco. Meio ambiente e politica dominam todas as respostas de Francisco.

Um amigo do Marco Tossatti chamado RVC resolveu pegar as perguntas e respondê-las como Pio IX, Pio X, João Paulo II e Bento XIV responderiam a essas perguntas. Isso é, como papas que realmente amam a fé e a doutrina católica responderiam a essas perguntas.

Ficou uma análise bem reveladora da diferença entre um papa católico e outro.

Vou traduzir aqui o texto.

RVC responde a La Stampa como um papa católico responderia.

Marco Tosatti

Caros RVC leu a entrevista que o pontífice reinante concedeu ao La Stampa. Aqui estão suas reflexões, boa leitura.

§§§

Caro Tosatti, fiz um grande esforço, exercitei a virtude da paciência, mortifiquei minha inteligência, minha formação cristã, meu bom senso, conseguindo ler a seguir toda a entrevista com o Papa Bergoglio. Queria comentar essas considerações que o Papa faz sobre tudo: economia, finanças, meio ambiente, política, sociedade (obviamente não sobre a fé), mas decidi responder a algumas perguntas, no lugar de Bergoglio. Na prática tentarei (perdoem-me a ousadia) responder como Pio IX, Pio X, João Paulo II e até Bento XVI provavelmente fariam.

Como premissa, concordo com Bergoglio nas seguintes considerações básicas feitas no início da entrevista, que você deve ler primeiro.

1 -É verdade, na vida há momentos de escuridão, mas não são por causa da pandemia de Covid ... Os mais sombrios começaram há 8 anos em março de 2013 e nunca poderíamos imaginar que teriam acontecido em nossa casa.

2-É verdade, desde então o mundo já não é o mesmo (mas não graças ao Covid).

3-Mas também é verdade que é precisamente nesta calamidade que devem ser vistos os sinais da reconstrução (isto é, da reconversão).

4-É verdade que o que aconteceu e continua a ser é um sinal de alarme que nos obriga a refletir, estes tempos difíceis de provação podem tornar-se momentos de escolha acertada (senão para o próximo Conclave).

5-É verdade que Deus está perto de nós, ele não nos abandonará e nos salvará no momento certo.

E agora vamos às respostas que Bergoglio, como Papa da Igreja Católica Apostólica Romana, deveria ter dado às perguntas do Vaticano. Em vez disso, as respostas de Bergoglio, como você pode ler na entrevista, são bem diferentes ... é fácil identificá-las; a resposta do Papa começa com as mesmas palavras que uso. Por exemplo: 'Não podemos mais aceitar inertes as desigualdades e perturbações do meio ambiente ...'.

Um papa católico responderia à cada pergunta da reportagem dizendo:

- Não podemos mais aceitar inerte a destruição da tradição da fé, dos Sacramentos, pelo uso de expressões ambíguas como pobreza, igualdade, etc. de acordo com o espírito comunista de massas

-Milhões de pessoas estão arriscando a vida eterna, devemos dar a todos o direito de serem salvos pela evangelização.

-Deve haver apenas uma maneira de viver nossa vida comum, ou seja, com um comportamento sustentável do ponto de vista sobrenatural.

-Há uma consciência entre os jovens, principalmente nos movimentos católicos mais tradicionalistas ...

- Se não arregaçarmos as mangas e não cuidarmos imediatamente do destino eterno do homem, mais cedo ou mais tarde seremos lançados na Geena ..

-É hora de remover as injustiças espirituais e a marginalização dos católicos ligados à tradição, que são discriminados.

- Não há alternativa a Cristo, nunca haverá uma irmandade humana fundada nas utopias iluministas.

- Os Chefes de Estado devem confrontar e concordar com a estratégia para restaurar o reino de Cristo

- Devemos construir uma Nova Ordem Mundial fundada no Sagrado Coração de Cristo e no de Maria Imaculada. Voltando para evangelizar.

-Não é mais suportável desperdiçar dinheiro com ambientalismo, migração, inclusão. Eles devem ser gastos em igrejas e seminários.

-As mulheres precisam redescobrir a alegria da maternidade copiosa, para fazer a recuperação econômica e restaurar a ordem social.

-Conheço famílias que têm um "programa", à noite rezam juntos o Santo Rosário.

-Aos jovens digo, como fez João Paulo II, não sonhem de olhos abertos: "abram as portas a Cristo!"

-A alegria que São Filipe Neri recomendou é a alegria de quem sabe que é filho de Deus!


Comparem essas respostas de um Papa católico com as respostas de Francisco abaixo. Não vou traduzir tudo, é realmente intragável pela ausência completa de Deus, é só meio ambiente e política.

Vejam vocês mesmos:

Que urgências você vê, Francisco?

Não podemos mais aceitar desigualdades inertes e perturbações no meio ambiente. O caminho para a salvação da humanidade passa por repensar um novo modelo de desenvolvimento, que coloque a convivência entre os povos em harmonia com a criação como indiscutível. Ciente de que cada ação individual não fica isolada, para o bem ou para o mal, mas tem consequências para os outros, porque tudo está conectado. Todo! Mudando os estilos de vida que obrigam milhões de pessoas, especialmente crianças, às garras da fome, seremos capazes de levar uma existência mais austera que possibilitaria uma distribuição justa de recursos. Não significa diminuir direitos para alguns por uma equação descendente, mas dar direitos maiores e mais amplos para aqueles que não são reconhecidos e protegidos ”.

Você vê algum sinal encorajador?

«Hoje vários movimentos populares“ de baixo ”procuram já promover estas noções e operações, mas também algumas instituições e associações. Eles tentam realizar uma nova forma de olhar para a nossa casa comum: não mais como um depósito de recursos a serem explorados, mas um jardim sagrado a ser amado e respeitado, através de um comportamento sustentável. E aí há uma conscientização dos jovens, principalmente nos movimentos ecológicos. Se não arregaçarmos as mangas e cuidarmos imediatamente da Terra, com escolhas pessoais e políticas radicais, com uma virada econômica para o “verde” e direcionando os desenvolvimentos tecnológicos nessa direção, mais cedo ou mais tarde nossa casa comum nos jogará fora. fora da janela. Não podemos mais perder tempo ».


O que você acha das finanças e da relação com as administrações públicas?


“Acredito que se conseguirmos saná-lo da mentalidade especulativa dominante e restabelecê-lo com“ uma alma ”, segundo critérios de justiça, entretanto podemos ter como objetivo diminuir o fosso entre quem tem acesso ao crédito e aqueles que não o fazem. E se um dia, não muito longe, surgirem as condições para que cada operadora invista de acordo com princípios éticos e responsáveis, o resultado será limitar o apoio às empresas que são prejudiciais ao meio ambiente e à paz. No estado em que se encontra a humanidade, torna-se escandaloso continuar a financiar indústrias que não contribuem para a inclusão dos excluídos e a promoção dos menos, e que penalizam o bem comum poluindo a criação. Estes são os quatro critérios de escolha das empresas a apoiar: inclusão dos excluídos, promoção dos menos, bem comum e cuidado da criação ».


Em que princípio podemos nos inspirar?

“O que está acontecendo pode despertar a todos. É hora de remover as injustiças sociais e a marginalização. Se aproveitarmos a prova como oportunidade, podemos preparar o amanhã sob a bandeira da fraternidade humana, à qual não há alternativa, porque sem uma visão geral não haverá futuro para ninguém. Aproveitando esta lição, os líderes das nações, junto com aqueles com responsabilidades sociais, podem guiar os povos da Terra para um futuro mais próspero e fraterno. Os chefes de estado podiam conversar entre si, discutir mais e chegar a acordo sobre estratégias. Todos nós temos em mente que há algo pior do que esta crise: o drama de desperdiçá-la. Uma crise não sai igual: ou saímos melhor ou saímos pior ». 

Com que atitude o desperdiçaríamos?

«Fechando-nos em nós próprios. Em vez disso, ao construir uma nova ordem mundial baseada na solidariedade, estudando métodos inovadores para erradicar o bullying, a pobreza e a corrupção, todos juntos, cada um por sua vez, sem delegar e assumir responsabilidade por nós mesmos, seremos capazes de sanar as injustiças. Trabalhando para fornecer assistência médica para todos. Assim, praticando e manifestando coesão, poderemos voltar a subir ».

Em termos concretos, por onde começar?

“Não é mais suportável que as armas continuem a ser fabricadas e traficadas, gastando um capital enorme que deveria ser usado para curar pessoas, salvar vidas. Não é mais possível fingir que não se criou um círculo vicioso dramático entre a violência armada, a pobreza e a exploração insana e indiferente do meio ambiente. É um ciclo que impede a reconciliação, alimenta violações dos direitos humanos e impede o desenvolvimento sustentável. Contra esta discórdia planetária que está sufocando o futuro da humanidade pela raiz, precisamos de uma ação política que é fruto de um acordo internacional. Fraternalmente unidos, os seres humanos podem enfrentar ameaças comuns, sem mais recriminações recíprocas contraproducentes, exploração de problemas, nacionalismos míopes, propaganda de encerramentos, isolacionismo e outras formas de egoísmo político ”. 


11 comentários:

Isac disse...

Quantas paradoxas diferenças dos S Padres Papas ante V II, especialmente o venerável São Pio X e se ele analisasse os escritos do papa Francisco!
Confira a dura como Elton Jonh censurou a hipocrisia do Vaticano por financiar o filme ROCKETMAN sobre a vida desse assumido público pederasta!
Será que o papa Francisco não sabia dessa?
https://templariodemaria.com/elton-john-critica-a-hipocrisia-do-vaticano-sobre-unioes-gays/?utm_source=onesignal&utm_medium=onesignal

Pedro Erik Carneiro disse...

Elton John fez ótima pergunta, Isac, expôs a hipocrisia do Vaticano.

Abraço

Anônimo disse...

Olá Isac!


Acho que Elton John não deveria se meter na questão do matrimônio católico: ou ele não o compreende bem, ou compreende e milita contra. A posição do Vaticano me pareceu acertadíssima.

Se Elton John não quer viver o catolicismo, que não o viva, ele tem essa liberdade. Porém não tem legitimidade nenhuma para dizer como a fé católica deve ser, como os católicos devem crer, como deve ser sua moral.

Sabemos qual é a intenção do cantor ao levantar essa questão: é aumentar a pressão para que a Igreja mude sua posição neste tema. O argumento da "Igreja hipócrita" sempre aparece quando se defende uma posição que vai ao encontro das posições mais progressistas em voga atualmente - é o truque retórico para evitar o desconforto de um debate com argumentos de verdade. Quem o levanta, normalmente, não entende nada de moral, que dirá de moral católica...


Grande abraço,

Jonas

Adilson disse...

Um homem tem uma alma. Cada um de nós temos uma alma. Uma determinada sociedade também possui uma, que é a manifestação da soma de todas as almas de seus membros.

Isso se aplica a qualquer grupos, e até mesmo a uma nação. Por extensão se aplica também ao Vaticano.

Tenho pensado muito nisso e sinceramente: é de assustar, pois leio as palavras dos santos, tanto diretamente deles, quanto ditas por outros sobre eles, mas compreendo o quanto minha alma é aleijada e fedida. E meu medo é ainda maior porque já sou um homem de 51 anos que conheceu a Religião Católica. E por ter tido uma alma formada tortamente muitas vezes sinto dificuldades de por os pés no caminho certo e ser católico.

E mais: lutei muito pra vencer a tibieza mesmo não tendo direito à Eucaristia (outro problema sério), e mesmo assim reconheço que é preciso uma luta terrível e sangrenta contra mim mesmo para alcançar a alma católica. A Religião Católica é a uma Religião difícil, muito muito muito difícil, pois a alma da Religião Católica é a própria alma de Nosso Senhor. Os santos que passaram por esse mundo foram santos porque tiveram a autêntica a alma católica.

Concluo assim: a partir da rigor na defesa da Religião Católica diante dos ideais mundanos, podemos dizer que papas como são Gregório Magno, são Pio V, são Pio IX e são Pio X, manifestaram ao mundo a alma da Religião Católica. E por isso mesmo NUNCA submeteram os ensinos católicos aos desejos do mundo. Por isso, foram odiados pelo e até por católicos que temeram nutrir e manifestar a alma católica diante do mundo. Como o caso dos imperadores do Brasil: o caso da questão religiosa deixou isso bem evidente. Preferiram a amizade do mundo a submeterem o Brasil à Religião Católica.

E agora? Podemos dizer que o atual papa manifesta a alma da Religião Católica, tal como representaram os papas acima citados

Atenção! Se dissermos que 'sim', então estamos diante de um caso tenebroso de confusão plantado em nossas almas e, portanto, afirmando que a alma da Religião Católica não é Alma de Nosso Salvador, pois em Cristo não há confusão.

Se dissermos 'não', então é temos de rezarmos muito e estudarmos e praticarmos a Religião Católica a partir dos modelos que a Tradição nos deixou. Porque é fato: se a alma do atual papa não manifesta a mesma alma dos papas acima citados, logo a alma da nação católica não é alma da Religião Católica, o que nos levar a concluir sem medo de pecar que o Vaticano, portanto, já não tem a Alma de Cristo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Jonas, permita-me responder pelo Isac. Não se trata de saber se Elton John entende ou defende o catolicismo. Claro que não.

A questão é que o Vaticano acertadamente fez o óbvio, mas por outro lado financiou filme de exaltação ao gayzismo.

Elton John fez uma pergunta boa. Para se ter razão não se deve olhar se a pessoa é ilibada, simplesmente se olha a questão em si.

Ele é um idiota e adversário do catolicismo mas fez pergunta boa que mostra que Vaticano (e não a Igreja) está sendo hipócrita.

Abraço

Pedro Erik Carneiro disse...

Ótimo comentário, meu amigo Adilson.

Obrigado

Abraço

Anônimo disse...

Olá, Pedro!


Bueno, para mim é óbvia a intenção de Elton John: retórica para criticar a Igreja por um posicionamento acertado sobre moral católica, para promover uma imagem negativa da mesma e para pressionar para que ela adira a sua agenda.

Não dá pra determinar que as decisões de um gestor de um fundo no qual o Vaticano participa vincule as decisões da Congregação para a Doutrina da Fé, sendo estas últimas ratificadas diretamente pelo próprio Papa, enquanto aquelas nem sempre são fáceis de controlar.

Quando os católicos deveriam comemorar um esclarecimento necessário, ele fez os próprios católicos criticarem o Vaticano no acerto. A notícia de um esclarecimento acertado se disseminou como notícia sobre a "hipocrisia da Igreja".


Grande abraço,

Jonas

Pedro Erik Carneiro disse...

Elton John foi eficaz, meu caro Jonas.

O Vaticano tem que saber onde põe o dinheiro. Não é dificil.

E certamente a mafia gay dentro do Vaticano, fato aceito por todos como Bento XVI, controla muito das finanças.

Eu saúdo o anticatolico Elton John pela pergunta. Mandou bem.

Não basta dizer que não aprova união gay tem que provar na prática.

Como dizem os americanos: put your money where your mouth is.

Abraço

Anônimo disse...

Olá, Pedro!


Discordo, respeitosamente. Um ato errado não determina uma posição moral; de um ato errado não surge uma obrigação de defendê-lo moralmente.

Posso dar milhares de exemplos: um homem divorciado pode defender o casamento católico; ou o erro dele determina a hipocrisia de sua posição? Um homem que adultera pode defender uma vida casta; ou o erro dele determina a hipocrisia de sua posição?

Acho que o conceito de hipócrita não é o que defendes. Se é, somos todos hipócritas, pois todos erramos, e não poderíamos sustentar nem metade de nossas posições morais por causa de nossas falhas.


Grande abraço,

Jonas

Pedro Erik Carneiro disse...

Meu amigo, sim..um divorciado pode defender um casamento católico. Um adúltero pode defender a vida casta.

Estude o que é falácia ad hominem. Você comete essa falácia lógica.

Um padre gay pode realizar os Sacramentos. Estude o que é docetismo.

E sim, todos nós temos algum nível de hipocrisia. Leia as Confissões de Santo Agostinho.

Abraço

Anônimo disse...

Olá, Pedro!


a) Exato, um divorciado pode defender um casamento católico, é exatamente o ponto da minha provocação. E isso não é hipocrisia.


b) Sei o que é falácia ad hominem. Não tenho nada contra a pessoa do Elton John, aliás gosto de muitas de suas músicas. O ponto de fragilidade do argumento dele é que: (1) há um entendimento errado do que é hipocrisia, (2) o que o permite usá-la como um xingamento para (3) promover uma imagem negativa da Igreja sobre uma posição moral coerente, dada sua doutrina. Em nenhum momento de seu breve tweet com menos de 140 caracteres ele explica por que a posição da Igreja estaria errada. Basicamente, o argumento dele é o seguinte: "como essa pessoa pode dizer que o adultério é pecaminoso se ele se divorciou e casou com outra pessoa?" Uma falácia, obviamente. Que é muito usada, diga-se, por não católicos como Elton John, toda vez que discordam de um posicionamento moral da Igreja. Não estou cometendo falácia: estou apontando uma falácia.


c) A questão do padre pecador não poder realizar os Sacramentos me parece ter relação maior com a heresia donatista, e não com o docetismo. A principal polêmica com o docetismo era quanto a existência corpórea de Jesus, acredito; mas meu estudo sobre esta heresia não é profundo, confesso.


d) Li várias vezes as Confissões e inclusive a indico a todos meus próximos :D. Santo Agostinho é fantástico. No entanto, se todos somos hipócritas, a acusação de Elton John não tem sentido, por ser comum a todos: é um hipócrita chamando de hipócrita um hipócrita, com a comemoração de outros hipócritas.


e) Por último, o conceito de hipocrisia não é simplesmente fazer algo e dizer outra coisa (ou seja, o divorciado que prega o casamento santo não é hipócrita simplesmente por pregar uma verdade que, infelizmente, não conseguiu praticar). A hipocrisia tem algo de dissimulado, de sustentação de uma aparência com a qual não se concorda interiormente. O Publicano não é hipócrita: ele errou, mas interiormente admite seu erro e proclama a verdade moral. O Fariseu é hipócrita porque sustenta uma exterioridade santa e virtuosa, que não corresponde à sua crença interior. A incoerência entre os atos públicos e os atos mais privados se dá em consequência da hipocrisia, por ela ser uma sustentação externa, falaciosa e aparente de uma posição moral cuja convicção interior inexiste.

Isto dado, pode-se dizer que a sustentação de uma posição moral com argumentos lógicos e coerentes não é prejudicada por um ato contrário a essa posição (um erro); seguindo-se, por conseguinte, que praticar um erro e proclamar a Verdade não caracteriza hipocrisia de per si.


Ps.: Excelente tua narração dos escândalos financeiros no último post. Esclarecedor. É importante que a Igreja cuide melhor do seu dinheiro.



Grande abraço,

Jonas