domingo, 7 de março de 2021

Francisco no Iraque. Quantos Soldados Morreram pela Visita?

Eu detesto quando se vai a uma terra pacificada depois de muitas mortes e se diz contra a guerra, sem honrar àqueles que deram suas vidas. Em suma, detesto quando se fala contra guerras sem entender que a própria existência dele e de seu país foi feita por causa de guerras. Conquistou-se a Europa contra Hitler e derrotou-se o comunismo na Europa. Quantos morreram para estas vitórias?

Francisco está no Iraque e como é de costume fala contra guerras de forma generalizada e despreza as milhares de mortes de soldados ocidentais e iraquianos para livrar o Iraque de Saddam Hussein, Al Qaeda e Estado Islâmico. 

Francisco fala contra a guerra quando não teve que enfrentar politicamente e militarmente nenhum dos inimigos do Iraque.

Aqui, eu vou honrar os mortos pelo Iraque.

Não é difícil saber quantos soldados ocidentais e iraquianos morreram desde o inicio da guerra do Iraque.

Por exemplo, considerando apenas os soldados americanos. O site Statistica  nos dá por ano. O pior período no Iraque para os soldados americanos foi entre 2004 e 2007, quando morreram em média mais 850 soldados por ano. Mas ainda no ano passado morreram 8 soldados americanos.  O número de soldados americanos feridos chegou a mais de 31 mil soldados. 

Conta-se que as mortes de soldados iraquianos defendendo seu país contra o terrorismo foram muito piores. Chegaram a mais de 16 mil segundo o Wikipedia. 

Isso são apenas mortes de soldados e de soldados americanos e iraquianos. Soldados de outras nacionalidades morreram na luta contra o terror.   E as mortes de civis por conta de ataques terroristas foram às milhares. 

Assim, devemos dizer no Iraque: Viva a Guerra, que permitiu a visita de Francisco, mesmo ele usando carro blindado.

O Iraque ainda não está pacíficado. É um país disforme de maioria xiita e com poder nas mãos de sunitas.


Um comentário:

Isac disse...

Ele teria dito: BAIXEM AS ARMAS, CESSEM AS GUERRAS, no entanto, como relatado, isso é muito superficial num país que disputa com visceral ódio uns aos outros entre dezenas de seitas maometanas desde o "profeta" Mau-omé!
A guerra Irã x Iraque foi de sunitas x xiitas - nada mais!
500 000 perdas militares de cada lado - e entre civis: ninguém sabe, ninguém viu!