quarta-feira, 3 de março de 2021

O Que Microsoft, Apple, Nike, Google e BMW têm em Comum?

Todas essas empresas e mais outras 77 empresas multinacionais têm o seguinte fato em comum: usam trabalho forçado Uighur na China.

É a "moral" capitalista.

Pesquisa feita pela Australia Strategic Policy Institute (ASPI) apontou que 82 famosas multinacionais, as mesmas que costumam atacar o racismo praticado nos EUA e detonar o ex-presidente Trump, usam o trabalho forçado dos Uighurs na China e não dizem nada contra o governo chinês (é só love com a ditadura chinesa)

ASPI publicou um artigo sobre o assunto chamado Uyghurs for Sale (Uighurs à Venda).

Vejamos um resumo feito pela reportagem da Forbes (traduzo abaixo)

De acordo com os pesquisadores, os uigures, uma minoria étnica perseguida da região ocidental de Xinjiang da China, foram canalizados para trabalhar em fábricas em outras províncias sob condições "que sugerem fortemente trabalho forçado".

O relatório estima que mais de 80.000 uigures foram transferidos para trabalhar em fábricas em toda a China entre 2017 e 2019. O período coincide com a campanha da China de internamento em massa de minorias étnicas em Xinjiang, que o governo diz ser necessária para erradicar o terrorismo e o separatismo. Alguns uigures teriam sido colocados nessas fábricas diretamente dos campos de internamento em Xinjiang, onde especialistas estimam que mais de 1,5 milhão de membros de minorias étnicas estão detidos.

Embora os jornalistas tenham no passado vinculado empresas ocidentais ao trabalho forçado uigur, esta é a primeira vez que o problema se torna aparente em uma escala tão grande, envolvendo fábricas e cadeias de abastecimento em todo o país. As 83 empresas estrangeiras e chinesas que a ASPI identificou como se beneficiando direta ou indiretamente dos programas de transferência potencialmente abusivos para uigures incluem marcas de roupas como Adidas, Gap, Tommy Hilfiger e Uniqlo; montadoras como BMW, General Motors, Jaguar e Mercedes Benz; e gigantes da tecnologia como Apple, Google, Huawei e Microsoft.

A colocação de uigures em fábricas fora de Xinjiang foi conduzida de acordo com uma política do governo central conhecida como "Ajuda de Xinjiang". Os chefes das fábricas recebem uma compensação em dinheiro para cada trabalhador uigur que empregam. Algumas empresas até anunciaram sua capacidade de fornecer trabalhadores uigur por meio de reservas online. Um desses anúncios, alegando ser capaz de fornecer 1.000 trabalhadores uigures com idade entre 16 e 18 anos, dizia: “As vantagens dos trabalhadores de Xinjiang são: gerenciamento de estilo semimilitar, pode resistir a adversidades, sem perda de pessoal ... Pedido mínimo de 100 trabalhadores!”

Embora a mídia estatal afirme que os uigures estão sendo compensados ​​por seu trabalho, os pesquisadores do ASPI descobriram que eles vivem em dormitórios segregados, não podem ir para casa e passam por mandarim e treinamento ideológico fora do horário de trabalho, semelhante aos uigures nos campos de internação.

 Em um caso, um lote de “graduados” de um chamado centro de treinamento vocacional no sul de Xinjiang foi transferido diretamente para uma fábrica na província oriental de Anhui, de acordo com um relatório do governo. A fábrica, Haoyuanpeng Clothing Manufacturing Co. Ltd, lista Fila, Adidas, Puma e Nike entre seus clientes. Os trabalhadores de Xinjiang também foram colocados em fábricas que fazem parte das cadeias de abastecimento da Apple, incluindo uma fábrica em Guangzhou visitada pelo CEO da Apple, Tim Cook, em dezembro de 2017.

Algumas marcas, incluindo Adidas, Bosch e Panasonic, disseram à ASPI que não tinham relações contratuais diretas com os fornecedores indicados no relatório, mas ninguém poderia descartar um elo indireto em sua cadeia de suprimentos.

“Esta situação apresenta novos riscos - de reputação e legais - para empresas e consumidores que compram bens da China, já que produtos feitos em qualquer parte do país, não apenas em Xinjiang, podem ter passado pelas mãos de trabalhadores forçados”, disseram os autores.

Eles acrescentaram: “A cadeia de abastecimento global contaminada que resulta dessas práticas significa que agora é difícil garantir que os produtos fabricados na China estejam livres de trabalho forçado.”


2 comentários:

Ricardo Lima disse...

É por isto que eu compro Olympikus e Mizuno. Oh yeah. :)

Isac disse...

Se a genocida China escraviza impiedosamente seus cidadãos, que não faria com outras raças indesejáveis, querendo independência dentro de suas fronteiras?
Trabalhos forçados nos "aproveitáveis" e extermínio dos nascituros!
Bom retorno às atividades!