sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Vídeo - Dan Hoffman, Espião Especialista em Rússia, Explica Putin


Isso sim, é uma explicação!!! Dan Hoffman serviu em Moscou como chefe da CIA por décadas.

Hoffman foi espião americano na Rússia, conhece a Rússia e conhece Putin, que foi espião da KGB.

Hoffman começa dizendo que a atual situação foi movida por erros da administração dos Estados Unidos que alastram há muito tempo.

Putin fez guerra com a Chechênia em 2000, fez guerra contra Geórgia em 2008, invadiu a Ucrânia em 2014, fez guerra na Síria de apoio a Assad. Em todas essas guerras, o Ocidente não fez nada e Putin saiu vitorioso. Putin usa isso politicamente na Rússia para dominar de forma ditatorial. Putin também acha que ele vai sair vitorioso na atual invasão da Ucrânia.

Restrições econômicas contra a Rússia não irão parar Putin. É preciso forte diplomacia e apoio militar para Ucrânia e toda a região.

O que assusta Putin é democracia. Ucrânia estava se voltando para a democracia ocidental, isso certamente iria influenciar a própria Rússia e ameaçar o poder dele. Por isso, Putin tomou o risco de invadir a Ucrânia, daí ele se arriscou como Brejnev se arriscou no passado ao invadir o Afeganistão, para que a sua ditadura permaneça.

Se OTAN reagir como mais tropas na fronteira,  isso daria credibilidade para a narrativa dele de que querem cercar de destruir a Rússia. Mas Hoffman diz que neste jogo de xadrez, os EUA e a OTAN devem se levantar e proteger a região militar sim.

A maneira de responder Putin é o presidente dos Estados Unidos se levantar e dizer: vejam o que Putin fez e diz, nós vamos responder. O presidente dos Estados Unidos deve ter um discurso claro contra a narrativa de Putin.

Hoffman explica o modo de argumentar de Putin. Como ex-espião da KGB, Putin é especialista em desinformação, propaganda e narrativas falsas. Putin declarou que a invasão da Ucrânia era um combate contra o nazismo, mesmo sendo a Ucrânia liderada por um judeu. Putin vai reforçar sua narrativa para se manter no poder.



4 comentários:

Adilson disse...

Boa postagem, Dr Pedro.

Uma das coisa que mais HÁ no Brasil é a estupidez dos vigaristas metidos a analistas. Com a era da internet, parece que o amor pelo ridículo é a virtude dominante. Na época de Lima Barreto havia aqueles "que falavam javanês".

Nos cinco últimos dias houve uma explosão de pessoas se auto definindo como "especialistas" sobre a história da Ucrânia. A Globo convida "professores" para explicar a situação, mas quando os tais abrem a boca, a gente não sabe se rir ou se chora. Youtubers fazem lives e prometem informar; jovens ansiosos por fama, mas que nunca dedicaram sequer um mês da vida a estudar o Leste europeu, fingem ser autoridades no assunto; entusiastas esquerdistas e direitistas que nunca visitaram uma comunidade de descendentes ucranianos aqui no Brasil, se consideram plenamente capazes de falar o que é a Ucrânia. E por aí.

As pessoas parecem que gostam de brincar que sabem das coisas.

Enfim, é bom vermos um profissional experiente e que entende a atual situação do que realmente acontece naquela parte do mundo.

Paulo disse...

Boa noite, Sr. Pedro. Se possível, comente o seguinte link, por favor:

https://www.estudostomistas.com.br/2022/02/a-guerra-na-ucrania-um-olhar-teologico.html

Como o Sr. escreveu um livro sobre o conceito de guerra justa, gostaria de saber suas considerações acerca da hipótese levantada pelo Prof. Carlos Nougué. Muito obrigado.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, meu caro Paulo.

Aqui vão minhas considerações:

Primeiro, é bom ver Nougue entrando na seara conflito internacional. Eie tem a contribuir.

Mas eu não gostei muito do artigo não.

Sua visão da Ucrânia usando apenas Soljenitsyn e a miscigenação russa é pouca e frágil. Sua visão de Putin também é fraca. Acho que ele teria de ter uma visão histórica maior e com mais fundamento.

Sua visão sobre o Ocidente e o "libertinismo" é bem mais próxima da realidade, mas não explica o conflito.

Grande abraço

Marcelllus disse...

É preciso consagrar a Rússia ao Imaculado Coração imediatamente.
A situação está muito perigosa como nunca se houve antes!

Vamos rezar.