terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Erro de Lógica: Papa Francisco Ataca Ele mesmo

De vez em quando me chamam para ensinar matemática básica para adultos. Como vou dar aula para adultos, eu foco na lógica matemática e costumo dizer que se os brasileiros soubessem apenas lógica argumentativa e português o Brasil seria riquíssimo e seria privado de tantos corruptos (políticos e juízes).

Eu gosto de mostrar aos alunos as falácias lógicas que encontramos no dia a dia. E começo sempre usando frases de personalidades conhecidas para mostrar para eles que a argumentação considerada brilhante por muitos, na verdade é um erro crasso de lógica, muitas vezes não fazem sentido algum seja por falta de definições ou simplesmente por erros lógicos.

Vou mostrar isso usando o Papa Francisco, uma música do U2 e uma frase que é atribuída a Nelson Rodrigues.

O Papa Francisco recorrentemente, ad nauseam, costuma atacar aqueles que ele chama de rígidos, que só confiam nas suas ideias. Qual é a falácia lógica da argumentação? Tem pelo menos duas. 

A primeira é a falácia do espantalho. Ele ataca uma pessoa que não existe na prática, ele cria uma figura personalizada para bater, como se fosse um espantalho, que ele chama de rígido. Esse tipo de argumentação é muito comum entre políticos. Outro erro lógico é que ele se se coloca como alguém que não seria rígido, mas está sendo rígido ao mesmo tempo, pois ele só confia nas suas próprias ideias. Isso é, ele esta sendo rígido na própria definição dele.

Essa argumentação de Francisco, em resumo, não ataca ninguém, a não ser o próprios Francisco.

Sabem aquela linda música do U2, chamada One? Tem uma falácia lógica que poderia ajudar Francisco a entender que não se deve argumentar como ele faz.

Uma parte da letra diz: "Have you come here to play Jesus? To the lepers in your head" (Você veio aqui se achando Jesus? para os leprosos que estão na sua cabeça)

É uma frase legal, condena uma pessoa que se acha Deus. Mas acontece que todos nós, e todos os santos, temos um tipo de gente na cabeça que são como "leprosos na cabeça". Não define ninguém dizer que essa pessoa tem leprosos na cabeça. Todos nós temos.  Os leprosos de Francisco são os fiéis católicos, isso é óbvio. E os fiéis católicos que acham que Francisco é herético, consideram ele como se fosse um leproso. O que isso quer dizer em termos de lógica? Nada. O que isso quer dizer em termos de pecado? Que se deve ter um lado, Cristo tem seu lado e ele odeia os meio termos. Cristo também tem seus "leprosos" em sua cabeça, que são aqueles que O renegam, e que vão ser condenados.

Uma frase atribuída a Nelson Rodrigues diz que "toda a unanimidade é burra". Essa frase se auto condena, pois não se pode acreditar nela de forma unânime. Não, nem toda a unanimidade é burra. E se você não quer ser unânime só por conta dessa frase, você estaria sendo burro e ilógico.

Estudem as falácias lógicas, vocês viveriam melhor, cometeriam menos erros e seguiriam menos caminhos errados. E seguiriam melhor Cristo, pois Cristo é lógico.

Como eu digo no primeiro conto do meu livro "Contos sobre a Escola Moderna e Alunos Cristãos", Cristo é Lógica (o Verbo, o Logos, a Lógica, se fez carne).

 Além disso, devemos lembrar, Cristo é bem "rígido", mais rígido que os 10 mandamentos. As Beatitudes não são facilitadores dos 10 mandamentos, pelo contrário, torna-os mais "rígidos" e difíceis.


Nenhum comentário: