terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Guerra: Precisamos Saber Primeiro O Que é a Ucrânia?

 


Primeiro precisamos fazer o dever de casa para entender a possível guerra que se avizinha. O que é a Ucrânia e como começou o problema?

Ficou difícil até conseguir um mapa que diga o que é a Ucrânia desde 2014. O mapa acima é a Ucrânia de 1991 (ano de sua independência da URSS) até 2014. 

Tudo começou basicamente com a eleição de Viktor Yanukovych para presidente da Ucrânia em 2010. Yanukovych era pró-Rússia e queria afastar a Ucrânia da Europa. Após intensas manifestações populares, fugiu ara Rússia de carro, foi deposto pelo parlamento ucraniano,  e hoje vive exilado na Rússia. Bom que se diga que quando jovem, Yanukovych foi preso por roubo e que ele foi condenado em 2019 na Ucrânia a 13 anos de prisão por conta da anexação da Crimeia pela Rússia.

Em 2014, a Rússia de Putin tomou a Crimeia (a península que era da Ucrânia mas que a Rússia tinha presença militar tanto na península como em Sebastopol, a capital).

Putin disse ontem que a Ucrânia, como país independente, é uma invenção de Lenin, sugerindo que Ucrânia sempre foi parte da Rússia. Isso é uma grande mentira. Mas a parte leste da Ucrânia, região conhecida como Donbas (foto abaixo), que envolve as regiões dominadas por separatistas russos desde 2015 (região de Donestk e  Luhansk), tem história mais permanente de pertencerem à Rússia.


No entanto, as regiões ocidentais da Ucrânia já pertenceram a Polônia-Lituânia, ao Império Austro-Húngaro, ao Império Otomano e à Rússia czarista. E o país perdeu territórios que foram anexados pela Polônia, Checoslováquia e Romênia, ao longo do século XX.

Os ucranianos na Primeira Guerra Mundial lutaram tanto do lado da Império austríaco como do lado da Rússia.

A revolução comunista russa declarou a soberania ucraniana logo no anos iniciais da revolução, em 1918. Daí, Putin relacionar a Ucrânia com Lênin.

Depois a Ucrânia foi anexada dentro da URSS. E todos nós devemos lembrar do chamado Holodomor, prática stalinista de controle agrícola que dizimou milhões de ucranianos, entre 1932-1933. 

Os ucranianos têm histórico controverso na Segunda Guerra, lutando tanto pela URSS (a maioria), como pelos nazistas, como pela independência no país.

O acidente de Chernobyl, maior acidente nuclear da história, ocorreu na Ucrânia, ocupada pelos soviéticos.

O mundo silenciou quando a Rússia anexou a Crimeia, e quando ocorreu a Guerra de Donbas que resultou na separação dos estados de Donestk e Luhansk da Ucrânia, com apoio explícito do poder militar russo.

O Protocolo Minsk de 2015, pôs fim ao conflito de Donbas, mas as partes envolvidas (Ucrânia, separatistas e a Rússia de Putin) dizem que o Protocolo na foi cumprido de uma forma ou de outra.

A Ucrânia passou a se aproximar mais comercialmente com a Europa a partir de 2016. E se venturou a possibilidade de se juntar a OTAN. 

Daí, Putin usa de pensamento equivocado ideológico de história, desejos de recriar a URSS e separatistas militarizados para tentar dominar toda a Ucrânia.

A Ucrânia territorialmente está cercada, faz fronteira com a Rússia e os separatistas, a Crimeia é da Rússia e ao norte temos a Bielorrússia que é dominada por líder espantalho de Putin.


Como o mundo deve enfrentar a Rússia, país tem mais ogivas nucleares do mundo, governado por um ditador?



Um comentário:

Adilson disse...

A Ucrânia católica sempre foi perseguida e molestada pelos russos

Sempre foi estratégico na mentalidade revolucionária doentia dos comunistas russos apagar as histórias locais de cada povo que faziam fronteiras com a Rússia e subjugá-las. Se bem, que esse método de destruição foi levada a cabo de forma consciente e pedagógica pelos liberais que aterrorizaram a França.

A Ucrânia foi a nação que mais padeceu os terrores russos.