sexta-feira, 11 de março de 2022

Bitcoin Facilitando a Guerra



Temos uma guerra, terrível momento. Mas em termos de criptomoeda é uma excelente momento para avaliá-las.

Eu já tentei fazer um curso sobre crime cibernético com delegados civis do Brasil só para saber o comportamento do Bitcoin, que obviamente facilita fraudes pelo seu caráter anônimo. Mas o professor era muito ruim, e o curso foi tremenda perda de tempo.

Comecei então a estudar Bitcoin sozinho e no momento preparo um artigo que foi aceito para ser apresentado na Hungria em junho (se o Putin deixar).

Entre as minhas leituras técnicas, vi que Eric Sammons, um renomado católico escreveu um livro sobre Bitcoin, chamado Bitcoin Basics. Comprei o livro e a decepção foi gigante pela fragilidade de conhecimento em finanças e até por desconsiderar princípios católicos como subsidariedade (meu artigo da Hungria tratará sobre isso).

Lá pelo meio do livro, Sammons diz que Bitcoin é bom pois inibe que governos façam guerras pois eles não têm controle da moeda. 

Um tremendo erro provado em cores vivas pela Guerra da Ucrânia.

Uma das grandes razões de que sanções financeiras contra Rússia não dão certo é justamente porque existe o Bitcoin (além da China e Índia que não apoiam as sanções).


Russos saíram comprando muitos bitcoins com a guerra para evitar sanções. O preço do Bitcoin caiu hoje porque russos sem acesso ao mercado internacional de moeda normal agora querem desfazer dos seus bitcoins no mercado financeiro dos Emirados Árabes, em troca de moeda ou em troca de bens imóveis.

By the way, eu tentei entrar em contato com Eric Sammons para conversar sobre Bitcoin, mas ele não me respondeu. Em geral, professores brasileiros se acham demais e dificilmente respondem a emails ou contatos. Mas eu tenho um ótimo histórico com professores renomados no exterior, eles costumam me responder. Fiquei decepcionado com Sammons, por enquanto. Talvez, suponho, ele tenha feito o livro sob demanda e não queria se comprometer com o que escreveu lá. Não sei.



Nenhum comentário: