terça-feira, 1 de março de 2022

Historiador Militar Victor Davis Hanson Analisa Guerra da Ucrânia

Sempre é muito bom ler o que Victor Davis Hanson escreve, seja em artigos ou nos seus livros. Seus artigos muitas vezes são apenas para assinantes. Mas hoje tive acesso a um artigo dele sobre Putin e a Guerra da Ucrânia.

Vou traduzir aqui

Victor Davis Hanson: A estrada lotada para Kiev

Um dos comentários mais estranhos sobre a invasão russa da Ucrânia é a reação clichê de que “as fronteiras não podem mudar na Europa moderna” ou “isso não acontece no século 21”.

Mas por que no mundo o século 21 deveria ser isento das patologias dos últimos 20 séculos? Somos mais espertos que os romanos? Mais inovadores que os florentinos? Temos líderes mais experientes do que Lincoln ou Churchill? Eles são mais melífluos do que Demóstenes? Alguém agora se lembra que cerca de 130.000 foram massacrados há apenas 30 anos na ex-Iugoslávia, quando os aviões da OTAN bombardearam Belgrado e a América nuclear e a Rússia quase se enfrentaram?

A globalização, a “ordem baseada em regras”, a elite redefinida de Davos, a “comunidade internacional” melhoraram tanto a maneira como os humanos pensam que tornaram obsoleta a antiga ideia agora ossificada de dissuasão? As Kardashians e Beyoncé twittarão nosso caminho para a paz global?

E as ONGs transnacionais? OTAN? OMS? A ONU? Todos os seus registros recentes de serviço são prova de nossa moralidade moderna mais exaltada? Algum novo vírus Wuhan modificado alterará a natureza humana, acabará com suas antigas patologias inatas e, assim, eliminará a guerra como a conhecíamos? Não somos a Liga das Nações porque Putin é agora presidente do Conselho de Segurança?

Na verdade, qualquer coisa pode acontecer a qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer momento — e aconteceu e acontecerá até o fim dos tempos.

Então, vamos caminhar pela estrada lotada para Kiev.

A agenda russa

Putin sente que a Rússia já foi um grande jogador (definido principalmente como “temido”) nos assuntos mundiais. Mas agora ele - isto é, ele - não é. Ele acha que, se conseguir recuperar alguns dos 100 milhões de pessoas da antiga União Soviética, agora perdidos, e 30% de seu território, sua Rússia se tornaria novamente uma superpotência – especialmente devido à riqueza natural de suas ex-repúblicas soviéticas.

Ele sabe que quanto mais algumas dessas repúblicas forem ocidentalizadas e se aculturarem às paixões da cultura popular, mais difícil será coagi-las a se tornarem subordinadas russas. Assim, Putin sente um senso de urgência que no passado nem sempre foi sua marca registrada de conivente – mas agora talvez acentuado por sua idade ou saúde. O ressentimento do presidente do Conselho de Segurança da ONU, Putin, com seus supostos ferimentos, é interminável, dadas suas citações incessantes dos bombardeios da OTAN contra a Sérvia, a revolução laranja de 2004 ou o golpe ucraniano de 2008.

Ele sente que somos decadentes, moles, mimados — a ponto de não responder às suas provocações. Então, ele pressiona. Em sua mente stalinista, nós supostamente não merecemos o poder e a influência que supostamente herdamos às suas custas, enquanto sua Rússia, ele se gaba, é dura, religiosa e merece muito mais da era moderna do que seu atual status diminuído. Como Stalin, ele desenvolveu uma antipatia visceral por fazer sermões das elites ocidentais, nenhuma das quais ele acha que pode boxear, chutar judô, pescar, atirar ou cavalgar de peito nu em seu nível.

Assim, na medida em que Putin acredita em uma análise de custo-benefício de que qualquer invasão prevista será lucrativa, ele invadirá qualquer lugar que sentir que as probabilidades favorecem sua agenda. E quando não o fizer — se os Estados Unidos ou a OTAN oferecerem um impedimento, se o petróleo for abundante e barato, e se os líderes ocidentais forem sóbrios e fortes em vez de barulhentos e fracos — ele não jogará tanto. É realmente tão simples. Dê uma mão a Putin e ele devorará um torso.

A Ucrânia sobreviverá?

Em teoria, a Ucrânia não deve durar, dadas as probabilidades numéricas contra ela. Misteriosamente, quase parece despreparada para uma invasão em massa. Suas estradas aparentemente não estão bloqueadas e minadas. Putin está reunindo tropas desde novembro, então por que a OTAN não inundou o país com armas no final de 2021 para garantir suprimentos infinitos de mísseis antitanque e antiaéreo?

Ainda assim, os russos podem, esperamos, ter dificuldades na Ucrânia – se não por outro motivo, o país é maior que o Iraque em tamanho e população. Tem muitos canais de abastecimento através das fronteiras com quatro países da OTAN que podem finalmente começar a despejar armamento. Um invasor que não pode interromper o reabastecimento de vizinhos de terceiros raramente pode subjugar seu alvo.

Então, se em uma semana Putin não puder chocar e impressionar a elite ou decapitar o governo, ele terá dificuldade em subjugar a população. O tempo não está do lado dele. As sanções são inúteis a curto prazo, mas eventualmente podem ter efeito prático.

Seu ataque semicircular tripartido à Ucrânia é estranhamente semelhante à invasão da Polônia de Hitler em 1939 pela Prússia Oriental, Alemanha e a Tchecoslováquia desmembrada. Mas mesmo Hitler, que mais tarde foi ajudado pela invasão da União Soviética pelo leste, perdeu 50.000 mortos e feridos de um exército polonês mal equipado.

Combustíveis fósseis

Gás e petróleo e, portanto, quem tentou reduzir ambos, explicam muito da bagunça atual. A decisão niilista de Biden de cancelar voluntariamente novos oleodutos, arrendamentos federais, ANWAR, a perda de financiamento bancário para o fracking e desistir de mais de 2 milhões de barris de produção diária será vista não apenas como um desastre econômico. Foi uma catástrofe estratégica.

Quando a Europa, ou mesmo o Ocidente, depende da boa vontade russa para dirigir e se aquecer, nunca poderá ser livre. Acabar com a independência energética americana não é apenas uma obsessão da AOC. Em janeiro, hackers russos atacaram nosso oleoduto colonial, fechando em um dia mais de 1 milhão de barris de petróleo transportado. Quanto mais desconsideramos as consequências estratégicas de ter ou não petróleo, mais nossos inimigos se fixam nele.

Algumas perguntas para Joe Biden: antes de você assumir o cargo, os Estados Unidos estavam implorando à Rússia para vender mais petróleo? Depois que você assumiu o cargo, por que estão implorando agora?

Por que Biden elevou em muito a dependência energética? Não poderia amanhã Biden reverter o curso, dar luz verde ao oleoduto Keystone, reverter sua oposição irracional ao oleoduto EastMed que ajudaria os aliados Chipre, Grécia e Israel a ajudar outros aliados no sul da Europa e abriria novos arrendamentos federais para fornecer exportações de produtos naturais líquidos gás para a Europa?

O que é moral e o que é amoral: alienar Bernie Sanders e o esquadrão ou manter nossos aliados e nós mesmos a salvo de ataques estrangeiros? O que há de tão ético em seguir o conselho verde de bilionários como o jet-setter global John Kerry às custas das classes médias que não podem se dar ao luxo de dirigir seus carros ou aquecer suas salas de estar?

Um exército de dissuasão?

Fator na humilhação do Afeganistão, a retirada de US $ 80 bilhões em armas e equipamentos, uma embaixada de US $ 1 bilhão em Cabul, uma reforma multimilionária da Base Aérea de Bagram, a politização do Pentágono, a caça macarthistas dentro das fileiras pela tal supremacia branca , os discursos fúteis de almirantes e generais aposentados, a porta giratória de quatro estrelas para os conselhos de empreiteiros de defesa - e em apenas três anos, os militares perderam meio século de apoio do público americano.

Tudo isso e muito mais corroeu o medo global dos militares dos EUA. Quase destruímos a confiança americana em nossas próprias forças armadas (apenas 45% dos americanos têm grande confiança nas forças armadas). A ameaça despertada se soma às pensões em espiral e às despesas gerais de justiça social que fazem com que o orçamento de defesa dependa da prontidão real da defesa. Os inimigos não corroeram a dissuasão outrora temida de nossos militares, nossa própria liderança militar e civil de alto nível sim. O tempo é curto, os inimigos numerosos. Podemos encontrar alguma alma corajosa que restaure os militares?

Golias americano?

A América pode estar "woke". Pode sentir que transcendeu os combustíveis fósseis sujos e pode prosperar com energia eólica, solar e baterias. Pode assumir que é moralmente superior e, como os oficiais estrangeiros britânicos do século 19 com capacetes, pode fazer sermões para o mundo, desde bandeiras de orgulho e murais de George Floyd em Cabul até a não necessidade de segurança em Benghazi.

Mas também estamos atolados em US$ 30 trilhões em dívidas. Imprimimos US$ 2 trilhões por ano zombando da inflação. Nossas principais cidades são dominadas pelo crime e as ruas medievais com os sem-teto e os esgotos nas calçadas. As relações raciais são as piores na história.

Não temos fronteira sul. Quase 50 milhões de habitantes não nasceram em nosso país – e esse desafio em um momento em que desistimos da assimilação e integração. O vírus acordado distorceu as relações raciais e étnicas e está destruindo a ideia de meritocracia. Estamos no porão de uma loucura jacobina, em uma corrida de elite de cima para baixo para a perdição. Elogiar o passado da América é um crime de pensamento. Os ignorantes, que não têm ideia da data em que a Guerra Civil começou, ainda assim falam com a cabeça de que 1619, não 1776, foi a verdadeira data fundacional da América.

Em suma, a América de 1990 não existe mais. Para manter nossa dissuasão no exterior, devemos apertar nossos cintos em casa, bombear petróleo e gás, começar a equilibrar nosso orçamento, jogar no lixo o "wokenismo" como uma indulgência niilista e recalibrar nossas forças armadas.

OTAN

A OTAN é agora uma mera construção. Ele nasceu e existe para fazer três coisas na Europa: manter a América dentro, Alemanha para baixo e Rússia fora. Agora a Alemanha está em alta. A América está fora. E a Rússia está dentro.

A grande maioria dos membros da aliança seguiu o impulso antiamericano da Alemanha de renegar as promessas de gastar apenas 2% de seus orçamentos em prontidão militar. Que estranho que apenas milhares de mortes na Ucrânia possam logo persuadir a arrogante liderança alemã de que seu próprio pacifismo de arte performática mata.

O mais rico e segundo maior membro da OTAN, a Alemanha, pesquisa mais o desejo de se aproximar da Rússia do que dos Estados Unidos. Isso significa que eles favorecem a invasão de Putin em vez da resistência da OTAN? Sessenta por cento dos alemães não desejam honrar a cláusula do Artigo Cinco da OTAN de assistência mútua e, portanto, não desejam ajudar um colega membro in extremis.

A Alemanha, a caminho de Lalaland verde, ignorou todos os avisos sobre a realização de uma compra de gás natural de US$ 1 bilhão por dia de Putin. Pense nos seguintes absurdos: os alemães não gostam mais tanto dos americanos. Mas eles esperam que eles subsidiem sua defesa e os protejam dos russos, com quem, por sua vez, estão firmando acordos lucrativos de energia. Este último acabará por torná-los dependentes de Putin para 50% de suas necessidades de energia.

Então, o que é a OTAN? Na verdade, cerca de 25 dos 30 membros da nação estão indefesos. Eles contam com os Estados Unidos para protegê-los dos inimigos em seu próprio quintal. Apenas os monopólios nucleares da OTAN da Grã-Bretanha e da França oferecem um guarda-chuva dissuasor sobre a OTAN e a UE – com a tranquila garantia de que um guarda-chuva nuclear americano muito maior cobre todos eles.

Devemos simplesmente pedir àqueles que cumprirão seus compromissos militares prometidos que fiquem, e aos outros que sigam em silêncio em paz e sigam o modelo suíço. Por que existem tropas de combate dos EUA na Alemanha? Eles estão lá para proteger o gasoduto Nord Stream 2 do ataque russo? Para recompensar a Alemanha por gastar menos de dois por cento em defesa?

China

Por cinco anos, os americanos ficaram obcecados não apenas por Putin, mas pelo mito de esquerda de que os russos estavam debaixo de todas as nossas camas – os vilões tatuados e dentuços dos filmes de Hollywood, os supostos coniventes satânicos do dossiê Steele, os banqueiros nefastos que comunicava-se furtivamente à noite com a Casa Branca. Assim, voluntariamente desistimos da velha triangulação russa quando uma vez jogamos a China ditatorial contra a Rússia ditatorial. O princípio kissingeriano ditava que nenhum dos dois deveria se aproximar um do outro do que qualquer um de nós. Abandonamos tudo isso e, em vez disso, nos apegamos a cada palavra por dois anos de Bob Mueller, James Comey e os lunáticos da CNN.

Enquanto isso, a China deu à luz e escondeu as origens de um vírus que destruiu a economia dos EUA e minou toda a nossa cultura. Milhares de chineses estão aqui principalmente para ajudar na expropriação de conhecimentos técnicos dos EUA. Acrescente os uigures e o agora conquistado Tibete, e a China supera até Putin em suas atrocidades de direitos humanos. Se a Ucrânia cair, Taiwan será a terceira nação que o Ocidente “perdeu” durante o governo Biden.

Mania de Esquerda

Na hora certa, uma esquerda envergonhada agora oferece algumas interpretações surreais sobre por que Putin entrou na Crimeia e no leste da Ucrânia em 2014 e novamente em toda a Ucrânia em 2022 – enquanto misteriosamente encerrava os quatro anos de Trump sem invasão. Dizem-nos que o hiato foi porque Putin conseguiu tudo o que queria de Trump e o recompensou por não invadir nenhum de seus vizinhos.

Mesmo?

Vladimir Putin e seus conselheiros ficaram mais ou menos satisfeitos com o fato de seu poodle Trump felizmente ter inundado o mundo com o preço do petróleo? Eles estavam agradecidos por Trump por ter matado mercenários russos na Síria?

O próprio Putin estava satisfeito com o fato de os Estados Unidos terem saído de seu próprio acordo vantajoso de mísseis? Ele ficou emocionado com o fato de Trump ter vendido armas ofensivas dos EUA para a Ucrânia? O Kremlin ficou em êxtase quando Trump aumentou o orçamento de defesa dos EUA? E a Rússia estava especialmente grata por Trump ter feito a OTAN gastar mais US$ 100 bilhões em defesa? Putin aplaudiu quando Trump matou Soleimani e Baghdadi e bombardeou o ISIS até a extinção?

Somos deixados a ser lecionados agora pelo onipresente tenente-coronel aposentado Alexander Vindman, o agente político que protesta a América sobre sua resposta anêmica para salvar sua Ucrânia natal. Tudo isso de um dos principais agentes do impeachment do único presidente que, ao contrário de seu antecessor presidencial progressista, junto com os consórcios Biden Burisma, realmente armou a Ucrânia e enviou armas ofensivas embargadas pela esquerda.

O útil Vindman pode ter sido oferecido ao Ministério da Defesa da Ucrânia. Mas ele nunca entendeu que qualquer país ingênuo o suficiente para acreditar que as promessas vazias da esquerda sobre autonomia e liberdade reificadas por mero decreto liberal serão dolorosamente deixadas sozinhas por seus patronos utópicos – uma vez que um bandido poderoso nas proximidades invada.

Biden

Agora ouvimos que Biden no meio do mandato lidou com a crise maravilhosamente. A visão progressista surreal dessa crise é que Winston Biden deu uma surra no “assassino” Putin, metaforicamente pegou “o valentão” por trás da proverbial academia e lhe deu uma surra, bateu a cabeça no balcão do almoço global e na dissuasão de Biden moda, chamou-o de idiota, um dos escórias, um drogado, gordo e um soldado pônei mentiroso com cara de cachorro - e encerrou tudo com "Você não é branco!"

Joe ameaçou as sanções mais duras da história que na quarta-feira impediriam uma invasão e no sábado nunca deveriam parar a invasão. Mas Biden promete um dia uma “conversa” para decidir se em algum momento ele ainda emitirá as sanções mais duras da história. Até então, ele convida o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy para uma saída segura de Kiev – a maneira mais rápida de destruir a obstinada resistência ucraniana.

O que não foi dito são os anos de gananciosos lucros da família Biden na Ucrânia, uma década de amor e ódio passivo-agressivo esquerdista da Rússia, da redefinição obsequiosa ao ganancioso Uranium One ao patético “diga a Vladimir . . .” ao veto desenfreado de sanções contra o gasoduto Nord Stream 2.

Que estrada lotada para Kiev.

Nenhum comentário: