sexta-feira, 4 de março de 2022

China é outro Brinquedo. PIB chinês é 10 vezes PIB Russo.

O que fez e faz basicamente o Ocidente para combater a Rússia, durante a invasão da Ucrânia?  Basicamente pratica sanções econômicas, persegue o esporte russo e mesmo personalidades russas, por vezes até condenando pessoas conhecidas pelo simples fato de serem russas.

A maior arma são as sanções econômicas. Mas isso funciona? A curtíssimo prazo pode ser, mas no mundo do Bitcoin até os efeitos de curtíssimo prazo podem ser insignificantes.  As empresas e pessoas russas podem recorrer ao Bitcoin e usar  os recursos da Internet (para se tornarem ainda mais anônimas) para realizar suas transações internacionais. 

Ontem, o mundo viu que a Rússia pode recorrer a China.  A Reuters relatou que as empresas russas estão abrindo contas em bancos chineses com agências na Rússia.  Os bancos chineses evitam responder as perguntas sobre como anda esse processo, mas se sabe que são centenas de empresas russas. A China não está cooperando com as sanções econômicas contra a Rússia, e assim apoia a Rússia economicamente.

Esse efeito das sanções ocidentais certamente vai fortalecer a China ainda mais. 

Não há comparação possível em termos econômicos entre Rússia e China. 

O PIB russo é semelhante ao do Brasil, costuma ser um pouco menor, por volta US$ 1,6 trilhão de dólares.  A China tem o segundo maior PIB do mundo (US$ 16 trilhões). 

O PIB da China vale 10 vezes o PIB russo. 

Inúmeros países do mundo, incluindo países ricos do Ocidente, dependem muito economicamente da China. 

O Brasil, por exemplo, depende da China para comprar e para vender. China é nosso maior parceiro, tanto em exportações, como em importações. Até países tradicionalmente inimigos da China, como o Japão, são dependentes das importações chinesas.

Que países estariam dispostos a praticar sanções econômicas contra a China?

Sem falar que obviamente a China assiste de camarote a guerra na Ucrânia e as reações ocidentais para se preparar ainda mais. E a China tem armas nucleares também, assim como a Rússia e os EUA. 

Mesmo com PIB crescendo menos, a China é a maior ameaça ao Ocidente de longe, por culpa justamente do Ocidente que financia a China há décadas. 

Inclusive Biden e sua família possuem negócios com a China.  Até deputados e senadores republicanos estão nas mãos chinesas. E os EUA sofrem espionagem chinesa desde as universidades até dentro da Casa Branca. 

Se a Rússia é uma ditadura, China é um ditadura muito mais abrangente e implacável contra a própria população chinesa.

O mundo ocidental fraco e estúpido há décadas financia há muito tempo seus piores inimigos.

O Ocidente vai espernear, mas não vai atacar militarmente a Rússia. Se a China quiser dominar Taiwan, Vietnã e mesmo invadir a Austrália, o que o Ocidente fará? 


Um comentário:

Adilson disse...

Me limito a dizer: os católicos devem mais que nunca concentrar suas esperanças em Maria Santíssima.