terça-feira, 19 de abril de 2022

Bispos x Bispos (Parte 2). Bispos da Alemanha Respondem aos Bispos do Mundo se Apoiando em Francisco.



Eu falei aqui de uma Carta Aberta dos Bispos do Mundo contra o tal "Caminho Sinodal" an Alemanha . Depois, que eu publiquei no post, eu vi que dois bispos brasileiros (apenas 2) assinaram a Carta.

Era bispos do mundo todo fazendo o trabalho do Papa Francisco e dizendo: "ei Alemanha, não mexa com a nossa Doutrina da  Fé Católica".

Hoje, leio que os bispos da Alemanha resolveram responder aos bispos do mundo.

Basicamente, os bispos alemães em linguagem comum, disseram: "não encham meu saco, minha "Boa Nova" é  aprovando a vida gay, a vida dos divorciados e as mulheres com padres. Não me importa se o Velho Testamento, o Novo Testamento, Cristo, ou qualquer papa disse o contrário. Os tempos mudaram, São Paulo e Cristo estão ultrapassados". 

A justificativa que os bispos alemães usaram lembrou Martinho Lutero. Basicamente, disseram: "ei, a Igreja Católica cometeu muitos abusos então podemos fazer isso".

Os bispos alemães também disseram que falaram várias vezes com Francisco e que o papa não disse nada que os fizessem inibir o que desejam fazer com o tal sínodo

Finalmente, os bispos da Alemanha ainda se fizeram de vítima na carta deles. 

Vou traduzir aqui o relato da resposta dos alemães feito pelo Catholic News Agency. Vejam abaixo.

Presidente dos bispos alemães responde a Carta que alertou  sobre risco de cisma no caminho sinodal alemão

O bispo Georg Bätzing, de Limburg, presidente da conferência episcopal alemã, respondeu na quinta-feira a uma carta que alertou  que o caminho sinodal do país pode levar ao cisma. O bispo alemão defendeu o processo como uma resposta aos abusos na Igreja.

“O Caminho Sinodal é nossa tentativa na Alemanha de confrontar as causas sistêmicas do abuso e seu encobrimento que causaram sofrimento incalculável a tantas pessoas dentro e através da Igreja”, escreveu o bispo Bätzing em 14 de abril ao arcebispo Samuel Aquila, de Denver. A carta do bispo alemão foi publicada em 16 de abril no site da conferência dos bispos alemães.

Mais de 80 bispos de todo o mundo assinaram uma carta aberta em 11 de abril que alertava que mudanças radicais no ensino da Igreja defendidas pelo caminho sinodal podem levar ao cisma.

O “Caminho Sinodal” é um processo que reúne leigos alemães e bispos católicos para discutir quatro grandes temas: como o poder é exercido na Igreja; moralidade sexual; o sacerdócio; e o papel das mulheres. Quando os bispos alemães iniciaram o processo, eles inicialmente disseram que as deliberações seriam “vinculativas” para a Igreja alemã, levando a uma intervenção do Vaticano que rejeitou tais alegações.

A assembléia sinodal votou a favor de documentos pedindo a ordenação sacerdotal de mulheres homossexuais e mudanças no ensino sobre atos homossexuais.

O bispo Bätzing escreveu em sua resposta às preocupações do arcebispo Aquila de que os abusos na Igreja dificultaram seu testemunho e que “o caminho sinodal é, portanto, também nossa tentativa de tornar possível uma proclamação credível da Boa Nova”.

“Esta ocasião e contexto são particularmente importantes para nós, mas infelizmente não são mencionados em sua carta”, acusou.

A recente carta aberta fez referência à carta de preocupação do arcebispo Aquila de maio de 2021 sobre o caminho sinodal, na qual ele observou que a assembleia sinodal alemã está certa em expressar angústia pelos escândalos e encobrimentos de abuso sexual do clero. O texto fundamental do sínodo está certo ao dizer que esses escândalos geraram “uma verdadeira crise de credibilidade para a Igreja”, escreveu o arcebispo Aquila.

Deve haver consequências do escândalo de abuso para as “estruturas” da Igreja, continuou Dom Bätzing. Ele caracterizou a recente carta aberta como usando “embelezamentos eufemísticos” que “realmente não ajudam” o problema.

Ele chamou as “acusações” feitas na carta de “surpreendentes” e alegou que não foram feitas justificativas para elas.

“Posso tranquilizá-los com o coração aberto: esses temores em relação ao caminho sinodal da Igreja Católica na Alemanha não são corretos”, escreveu Dom Bätzing.

“Assim, o caminho sinodal de forma alguma mina a autoridade da Igreja, incluindo a do Papa Francisco, como você escreve.”

“Pude falar várias vezes com o Santo Padre sobre o caminho sinodal”, disse o bispo alemão. “Em sua carta ao povo de Deus peregrino na Alemanha, ele nos pediu expressamente que percorrêssemos o caminho como uma busca 'de uma resposta corajosa à situação atual' e ao mesmo tempo como um caminho espiritual, pedindo a orientação do Espírito Santo."

O Papa Francisco enviou uma carta de 19 páginas aos católicos alemães em junho de 2019, exortando-os a se concentrarem na evangelização diante de uma “crescente erosão e deterioração da fé”.

Dom Bätzing rejeitou a observação de que o caminho sinodal é guiado por “análises sociológicas e políticas contemporâneas, incluindo gênero, ideologias”, afirmando que é guiado antes pela Escritura, Tradição, Magistério, teologia, o sentido dos fiéis e “o sinais dos tempos interpretados à luz do Evangelho”.

“Ao aproximarmo-nos juntos dos Dias Santos”, concluiu o bispo alemão, “garanto-vos que os católicos na Alemanha, ouvindo a voz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que também é Senhor da história, juntamente com a Igreja em todo o mundo , como povo peregrino de Deus, também seguirá seu caminho neste tempo - unidos na esperança pascal de que Ele os espera no fim dos tempos”.


--

É isso aí, bispos alemães reproduzindo Lutero, e dessa vez dizem que o papa está do lado deles.

Francisco jogará fogo, água ou fará do mesmo e dirá: "ei, vamos dialogar" e empurre com a barriga?

Rezemos.


Nenhum comentário: