sexta-feira, 12 de julho de 2019

Sínodo da Amazônia: Teólogo Beneditino chama de "Inverso do Catolicismo" e Jornalista chama de "Lixo".


Damian Thompson é um jornalista católico muito conhecido no Reino Unido. Eu comecei a ler seus artigos quando morei em Cambridge. Naquele momento ele escrevia para o jornal The Telegraph (jornal mais lido do Reino Unido). Posteriormente , eu vi que Thompson passou a escrever para a revista The Spectator e passou a ser editor chefe do jornal católico inglês mais lido The Catholic Herald. Ler seus textos me dava segurança de que eu não estava em um mundo desvairado.

Na semana passada, ele deixou o The Catholic Herald por não concordar com a linha do jornal em relação ao Papa Francisco e vai ficar com o The Spectator. O tweet acima é o primeiro tweet dele "livre" da linha editorial do jornal. Ele nos diz que o Papa Francisco está implicado em casos de abusos sexuais e que suas preocupações não são teológicas sobre isso, mas a visão de um papa corrupto, algo que ele não esperava ver.

É o Papa trazendo discórdia e separação entre os católicos em situações mínimas das relações humanas.

Li essa semana mais duas análise sobre o documento do sínodo da Amazônia, disponibilizadas pelo site Life Site News, uma delas é do próprio Thompson.

A outra vem de um teólogo beneditino italiano chamado Dom Giulio Meitani, que disse que o documento representa o "inverso da própria ideia de Igreja e de Fé Cristã". Ele disse que "a pessoa de Cristo desaparece na luxúria da floresta tropical". Mas do que heresia deveríamos falar em apostasia, segundo o teólogo, ao se ler o documento da Amazônia

A segunda é Thompson que chamou de "lixo" a ideia do documento de dizer que a região da Amazônia é "fonte especial de revelação divina".Thompson também criticou a ideia de "santificação dos cultos indígenas", no qual se permite até infanticídios. Thompson pediu o cancelamento do sínodo. Sobre esse último ponto, isso é bem velho. Como eu lembrei no vídeo com o professor Ricardo Felício, já com Bartolomé de las Casas (século XVI) alguns padres queriam santificar os índios e fechando os olhos para genocídios, infanticídios e canibalismos entre os índios.

Os dois aplaudiram a definição do cardeal Branbdmuller que disse que o documento da Amazônia é apostata.

O texto do teólogo italiano foi publicado pelo jornalista italiano Aldo Valli, que adotou como título uma outra definição do teólogo para o sínodo: "catolicismo biodegradável".

As duas análises podem ser lidas, clicando aqui para o texto do téologo beneditino e aqui para os argumentos de Thompson.


Nenhum comentário: