segunda-feira, 13 de abril de 2020

Cardeal Acusa Partido Comunista Chinês e Pede Reparação da China


"Pelo bem de nossa humanidade comum, não devemos ter medo de responsabilizar esse regime. Os cristãos acreditam, como diz o apóstolo Paulo: devemos "nos alegrar com a verdade", pois como Jesus diz "a verdade vos libertará" (Cardeal Charles Bo).

Além do cardeal Zen, finalmente, apareceu mais um cardeal que disse o que precisa ser tido pelos líderes religiosos e políticos do mundo. O cardeal Charles Bo, de Myanmar, fez uma declaração sobre o vírus chinês e acusou o Partido Comunista da China.

Enquanto Francisco disse que a culpa da pandemia é que os homens não respeitam a natureza e a mudança climática, temos, graças a Deus, um cardeal sem medo de responsabilizar o verdadeiro culpado, com todas as letras.

Vou traduzir aqui a declaração dele que está disponível em alguns sites pelo mundo como o site The American Catholic  e o site Zenit.

Aqui vai a tradução:

O  regime chinês e sua culpabilidade moral ao contágio global - COVID

Declaração do Cardeal Charles Bo - Arcebispo de Yangon, Myanmar

         Na sexta-feira passada, o papa Francisco estava diante da praça São Pedro vazia, falando com milhões de pessoas em todo o mundo que assistiam através de transmissões e online. A praça estava vazia, mas em toda parte os corações estão cheios não apenas de medo e tristeza, mas também de amor. Em sua bela homilia Urbi et Orbi, ele nos lembrou que a pandemia de coronavírus uniu nossa humanidade comum. "Percebemos que estamos no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários, todos fomos chamados para remar", disse ele.

         Nenhum canto do mundo está intocado por essa pandemia, nenhuma vida é afetada. Segundo a Organização Mundial da Saúde, quase um milhão de pessoas foram infectadas até agora e mais de 40.000 morreram. Quando isso acabar, o número global de mortes deverá ser de milhões. 

         Vozes internacionais estão se levantando contra a atitude negligente demonstrada pela China, especialmente pelo despótico Partido Comunista Chinês (PCC) liderado por seu homem forte XI. O London Telegraph (29 de março de 2020) disse que o Ministro da Saúde local acusou a China de esconder a verdadeira escala de coronavírus. Em choque, relatou a reabertura dos mercados "úmidos", que foram identificados como a causa da propagação do vírus. James Kraska, um estimado professor de direito, escrevendo na última edição da War on Rocks (30 de março), diz que a China é legalmente responsável pelo COVID 19 e que reivindicações podem ser feitas em trilhões. 

         Um modelo epidemiológico da Universidade de Southampton descobriu que, se a China tivesse agido com responsabilidade apenas uma, duas ou três semanas mais rapidamente, o número afetado pelo vírus teria sido reduzido em 66%, 86% e 95%, respectivamente. Seu fracasso desencadeou um contágio global matando milhares.

         No meu país, Myanmar, somos extremamente vulneráveis. Na fronteira com a China, onde o COVID-19 começou, somos uma nação pobre, sem os recursos de saúde e assistência social que os países mais desenvolvidos têm. Centenas de milhares de pessoas em Myanmar são deslocadas por conflitos, vivendo em campos no país ou em nossas fronteiras sem saneamento, medicamentos ou cuidados adequados. Nesses campos superlotados, é impossível aplicar as medidas de "distanciamento social" implementadas por muitos países. Os sistemas de saúde nos países mais avançados do mundo estão sobrecarregados, então imagine os perigos em um país pobre e cheio de conflitos como Myanmar.

         Ao examinarmos o dano causado à vida em todo o mundo, devemos perguntar quem é o responsável? É claro que críticas podem ser feitas às autoridades em todos os lugares. Muitos governos são acusados ​​de não se preparar quando viram o coronavírus surgir em Wuhan.        


         Mas há um governo que tem responsabilidade primária, como resultado do que fez e do que deixou de fazer, e esse é o regime do Partido Comunista Chinês (PCC) em Pequim. Deixe-me esclarecer: é o PCC que foi responsável, não o povo da China, e ninguém deve responder a esta crise com ódio racial contra os chineses. De fato, o povo chinês foi a primeira vítima desse vírus e há muito tempo é a principal vítima de seu regime repressivo. Eles merecem nossa simpatia, nossa solidariedade e nosso apoio. Mas são a repressão, as mentiras e a corrupção do PCC que são responsáveis.

         Quando o vírus surgiu, as autoridades da China suprimiram a notícia. Em vez de proteger o público e apoiar os médicos, o PCC silenciou os denunciantes. Pior que isso, os médicos que tentaram acionar o alarme - como o Dr. Li Wenliang no Hospital Central de Wuhan, que emitiu um aviso aos colegas médicos em 30 de dezembro - foram ordenados pela polícia a "parar de fazer comentários falsos". Li, um oftalmologista de 34 anos, foi informado de que seria investigado por "espalhar boatos" e foi forçado pela polícia a assinar uma confissão. Mais tarde, ele morreu após contrair coronavírus.

         Jornalistas jovens cidadãos que tentaram denunciar o vírus desapareceram. Li Zehua, Chen Qiushi e Fang Bin estão entre os que se acredita terem sido presos simplesmente por dizer a verdade. O jurista Xu Zhiyong também foi detido depois de publicar uma carta aberta criticando a resposta do regime chinês.

         Uma vez que a verdade se tornou conhecida, o PCC rejeitou ofertas iniciais de ajuda. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA foi ignorado por Pequim por mais de um mês, e até a Organização Mundial da Saúde, embora colabore estreitamente com o regime chinês, foi inicialmente marginalizada.

         Além disso, existe uma profunda preocupação de que as estatísticas oficiais do regime chinês subestimam significativamente a escala de infecção na China. Ao mesmo tempo, o PCC acusou o exército dos Estados Unidos de causar a pandemia. Mentiras e propaganda colocaram milhões de vidas em todo o mundo em perigo.

         A conduta do PCC é sintomática de sua natureza cada vez mais repressiva. Nos últimos anos, vimos uma intensa repressão à liberdade de expressão na China. Advogados, blogueiros, dissidentes e ativistas da sociedade civil foram presos e desapareceram. Em particular, o regime lançou uma campanha contra a religião, resultando na destruição de milhares de igrejas e cruzes e no encarceramento de pelo menos um milhão de muçulmanos uigures em campos de concentração. Um tribunal independente em Londres, presidido por Sir Geoffrey Nice,  que processou Slobodan Milosevic, acusa o PCC de extração forçada de órgãos de prisioneiros de consciência. E Hong Kong - que já foi uma das cidades mais abertas da Ásia - viu suas liberdades, direitos humanos e o estado de direito sofrerem uma enorme deterioração.

    Através do seu tratamento desumano e irresponsável do coronavírus, o PCC provou o que muitos pensavam anteriormente: que é uma ameaça para o mundo. A China como país é uma grande e antiga civilização que contribuiu muito para o mundo ao longo da história, mas esse regime é responsável, por negligência e repressão criminais, pela pandemia que varre nossas ruas hoje.

         O regime chinês liderado pelo todo poderoso Xi e pelo Partido Comunista Chinês (PCC) - não pelo seu povo - nos deve um pedido de desculpas e uma compensação pela destruição que causou. No mínimo, deve amortizar as dívidas de outros países, para cobrir os custos do Covid-19. Pelo bem de nossa humanidade comum, não devemos ter medo de responsabilizar esse regime. Os cristãos acreditam, como diz o apóstolo Paulo: devemos "nos alegrar com a verdade", pois como Jesus diz "a verdade vos libertará"

             Verdade e liberdade e os pilares gêmeos sobre os quais todas as nossas nações devem construir fundamentos mais seguros e fortes.


2 comentários:

Horácio Ramalho disse...

Saudações. Infelizmente para nós, para sua Eminência, Cardeal Bo e para quase todas as pessoas na face da Terra, vivemos em um mundo onde os que tem coragem, não tem poder. E os que tem poder e responsabilidade de fazer alguma coisa, ou são covardes ou cúmplices. É tristemente irônico o momento em que vivemos: os que defendem um isolamento radical e sem noção, sob o pretexto de salvar vidas, são os mesmos que defendem o aborto e ignoram os cristãos mortos pelo mundo, inclusive na própria China vermelha, a qual eles isentam de responsabilidade pela pandemia. Os líderes ocidentais em sua maioria, são um bando de hipócritas fracos apoiados por elites gananciosas cuja única preocupação é o fluxo de caixa das suas empresas. Mas não importa, diferente dos que acreditam em uma visão de misericórdia infantil e ingênua, para não dizer estúpida, eu acredito na Justiça Divina. Na hora certa, o Senhor dos Exércitos irá inspirar um Judas Macabeu, um Carlos Magno ou um Godofredo de Bulhões, ao lado de vários católicos verdadeiros que haverão de tomar as devidas providências contra os inimigos de Deus e de Sua Igreja. E isso quando menos esperarmos, para a surpresa dos incrédulos, mas não nossa.

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, meu caro Horácio.

Abraço