quinta-feira, 2 de abril de 2020

Documentário - O Mundo Segundo Xi Jinping (2018)

6 comentários:

Adilson disse...

Então é uma cobra velha...

Comecei a assistir: nos primeiros minutos já me deu ânsia de vómito e medo. Minha pergunta (retórica): como tais braços da monstruosidade foram reconhecido pelo mundo e passaram a gozar de prestigio e respeitabilidade? Professor, me corrija se eu estiver errado: não será por que grupos de políticos aliados a grandes capitalistas contribuíram para que a China conseguisse sobreviver até nossos dias quando esse país deveria ter sido isolado até que o regime comunista de lá caísse? Faço essa pergunta partindo de outra: por que nos países bálticos, na Polônia e na Alemanha oriental (por exemplo), esse regime não conseguiu vingar e fazer a economia disparar?

Abraço.

Pedro Erik Carneiro disse...

Exato, meu amigo, a China é o que é hoje por causa do enorme apoio do Ocidente político e mais ainda por conta do enorme apoio do setor privado do Ocidente.

A China só virou potência porque inúmeras multinacionais ocidentais foram para a China explorar os trabalhadores chineses, e dali exportar para o ocidente. O made in China é made by West in China.

Abraço,
Pedro Erik

Horácio Ramalho disse...

Saudações Professor. Não sou um conhecedor da longa história política e econômica chinesa, nem vi o vídeo sobre o imperador da república comunista, mas gostaria de complementar sua resposta. E faço isso como uma opinião pessoal de um estudante de Relações Internacionais. Creio que não apenas a China comunista, mas a União Soviética só conseguiram existir por causa da falta do senso de oportunidade dos EUA no final da II Guerra. Faço isso com o cuidado de não cair em um anacronismo barato, ao julgar um período histórico específico a partir de um ponto de vista presente. Isto posto, ao final do conflito citado, os EUA estavam com o território materialmente intacto, com quase metade do PIB mundial, uma capacidade industrial descomunal e forças armadas grandes o suficiente para engajar-se em outra guerra. E era o único portador de tecnologia nuclear naquele momento. Especificamente sobre a China, se hoje é esse adversário do Ocidente, foi por causa da inação dos americanos. A China estava em guerra civil entre os nacionalistas e comunistas e o governo americano mandou George Marshall para tentar fazer as duas facções entrarem em um acordo. É desnecessário dizer que a missão foi um fracasso. Tentaram negociar com os comunistas, quando na verdade a abordagem era bem mais simples: continuar o apoio material para os nacionalistas e, principalmente, as forças que estavam mobilizadas para a invasão do território japonês e que não aconteceu, deveriam ser mantidas lá. Milhares de navios de guerra e milhões de soldados seriam usados em um ataque à China continental, encerrando a guerra civil e evitando mesmo a futura Guerra da Coréia. E o resultado seria uma China unificada, um aliado e não um adversário tão nocivo como é hoje. Mas isso é apenas um cenário hipotético, o famoso 'se'. Então, somando este fato histórico que não aconteceu, com a ganância das empresas ocidentais, podemos dizer que a China Vermelha é um mostro criado pelo Ocidente: uma vez que esse monstro descobriu as fraquezas de seus criadores, aproveitou-se para se voltar contra eles e agora tenta manter a todo custo o poder conquistado.

Pedro Erik Carneiro disse...

Meu caro Horácio, boa sua perspectiva, mas você terá problemas ao defendê-la. Meu amigo, sobre a URSS, você deve levar em consideração que os EUA são uma democracia e a Segunda Guerra ceivou a vida de milhares de americanos longe de suas casas. Ácho que Churchill queria que a guerra continuasse contra a Rússia, mas não era possível nem politicamente nem socialmente. Além disso, um regime totalitário deve ser primeiramente defendido por seus cidadãos. O Exército Branco combateu ferozmente o Exército Vermelho na revolução russa. E teve certa vitória pois o regime comunista teve que se contentar em ficar apenas na Rússia. Stalin e seu socialismo de uma país só. Acho que foi Hitler que prolongou a existência da Rússia e deu mais poder a ela.Sobre a China sua perspectiva é a de hoje olhando para o passado. Deve-se ter cuidado com isso, analise as circunstâncias da época e que eram os principais daquele momento. Leia os jornais da época. Veja se houve aguém com sua sugestão à época. Se deseja a indicação de um livro. Eu nem concordo com a tese central do livro, discordo completamente, mas acho que o livro de Niall Fergusson, "Guerra do Mundo", ajuda a entender a história olhando para o que de fato ocorria no momento.

Abraço,
Pedro Erik

Abraço,
Pedro Erik

Antonio M disse...

Bom dia,

Talvez com a aproximação do ocidente poderia ocorrer algo como aconteceu na Coréia do Sul, Japão e Irã mudando a mentalidade daquela população quanto ao comunismo e inflamando maiores sentimentos pela liberdade mas, os comunistas não dormiram no ponto, nem a Rússia! E a esquerda no resto do mundo fazendo o papel de seus servos destruiram a sociedade e economia em seus paises quando chegaram ao poder; estamos vendo isso na Europa saturado pela imigrição desenfreada que ainda está islamizando-a, na África com tiranos sanguinários no poder que vem se alinhando e a China e Rússia. A AL foi tomada por todas as formas de socialismo, no Brasil ocorre explicitamente o alinhamento de toda esquerda pronta até para torcer por um vírus do que de fato fazer deste um páis melhor, enquanto que um presidente é até mesmo censurado por redes socias por andar na rua, governadores fecham comércio, proibem o ir e vir de trabalhadores, participam e ampliam aparatos assistencias estatais onde aglomeram pessoas para forjar uma imagem de que estão fazendo o trabalho e não lhes acontece nada. Não será fácil o enfrentamento mas, se faz necessário discernir neste momento tão complexo. Continue com seu ótimo trabalho, força e sucesso.

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, muito obrigado, Antonio.
Fique com Deus.
Abraço,
Pedro Erik