segunda-feira, 20 de abril de 2020

China Prende Ativistas da Democracia em Hong Kong


Reportagem da Associated Press (AP) denuncia a prisão de ativistas pela democracia pelo governo chinês. Enquanto o mundo se preocupa com a pandemia, a China vai atacando os líderes da democracia em Hong Kong.

Estados Unidos e Reino Unido condenaram o ato. 

Ver o Reino Unido reagir é até normal, uma vez que Hong Kong era colônia britânica. Mas por que geralmente os Estados Unidos reagem sozinho a atitudes tirânicas da China, onde estão a França, a Alemanha, a União Europeia, as ONGs de Direitos Humanos ou a ONU?

Vejam a tradução de parte da reportagem que é de ontem.

EUA e Reino Unido condenam prisão de defensores da democracia em Hong Kong
Por ZEN SOO

HONG KONG (AP) - Os Estados Unidos condenaram a prisão de pelo menos 14 ativistas pró-democracia em Hong Kong sob a acusação de participar de protestos maciços contra o governo no ano passado, dizendo que a ação policial põe em risco um alto grau de autonomia garantida à cidade do sul da China.

Entre os presos no sábado estavam o ativista de 81 anos e ex-legislador Martin Lee e os defensores da democracia Albert Ho, Lee Cheuk-yan e Au Nok-hin. A polícia também prendeu o magnata da mídia Jimmy Lai, que fundou o jornal local Apple Daily.

A ampla repressão em meio a uma pandemia de coronavírus é baseada em acusações de assembléias ilegais decorrentes de grandes comícios contra a legislação de extradição proposta pela China, que expôs profundas divisões entre Hong Kongers, entre democracia e o governo central do Partido Comunista em Pequim.

O projeto de lei - que permitiria que os moradores do território semi-autônomo da China fossem enviados ao continente para julgamento - foi retirado, mas os protestos continuaram por mais de sete meses, centrados em demandas por direitos de voto e uma investigação independente sobre conduta policial.

Enquanto os protestos começaram pacificamente, eles ficaram mais violentos depois que os manifestantes ficaram frustrados com a resposta do governo. Eles acham que a líder de Hong Kong, Carrie Lam, ignorou suas demandas e usou a polícia para suprimi-las.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em um comunicado condenou as prisões.

“Pequim e seus representantes em Hong Kong continuam a tomar ações inconsistentes com os compromissos assumidos sob a Declaração Conjunta Sino-Britânica, que incluem transparência, estado de direito e garantias de que Hong Kong continuará 'desfrutando de um alto grau de autonomia'” ” Pompeo disse. Ele se referia à entrega de 1997 da antiga colônia britânica à China, que prometeu que a cidade desfrutaria de liberdades políticas que a China continental não oferecia.

O procurador-geral William Barr também comentou que esses eventos mostram como “os valores do Partido Comunista Chinês são“ antitéticos ”em relação àqueles que compartilhamos nas democracias liberais ocidentais. Essas ações - juntamente com sua atividade de influência maligna e espionagem industrial aqui nos Estados Unidos - demonstram mais uma vez que o Partido Comunista Chinês não pode ser confiável. ”

O Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha também criticou as prisões, dizendo que "o direito a protestos pacíficos é fundamental para o modo de vida de Hong Kong e, como tal, é protegido tanto na Declaração Conjunta quanto na Lei Básica".

Pequim acusou os EUA e outros países ocidentais de instigar os protestos e insiste que são assuntos internos da China.

O Gabinete do Comissário do Ministério das Relações Exteriores da China em Hong Kong disse que a polícia está aplicando a lei contra os suspeitos de organizar e participar de assembléias não autorizadas, e os países estrangeiros não têm o direito de interferir, informou a Agência de Notícias Xinhua da China.

"É completamente errado que o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido tenha distorcido a verdade pintando assembléias não autorizadas como 'protestos pacíficos', em uma tentativa de calar, desculpar e exonerar os encrenqueiros anti-China em Hong Kong", disse o comunicado.


Nenhum comentário: