sexta-feira, 10 de abril de 2020

Vídeo: Três Tipos de COVID-19 e Como Eles se Espalham no Mundo



O jornal Daily Mail trouxe o vídeo informativo acima que é de pesquisadores do Nextstrain.org que rastrearam as linhagens do vírus chinês, codificadas em cores vivas no mapa interativo enquanto cruzavam o mundo e se multiplicavam em número desde a primeira iteração do coronavírus na China.

Esse vídeo informativo mostra em que mutação o vírus chegou em cada país do mundo, segundo pesquisadores da Universidade de Cambridge.

A pesquisa da Universidade de Cambridge apontou três linhagens de COVID-19, desde que saiu da China. Tipo A, Tipo B e Tipo C.  O Tipo B é uma mutação do Tipo A e o Tipo C é filho do Tipo B.




Os autores do novo estudo da Universidade de Cambridge apelidaram a primeira linhagem de tipo A.

Essa linhagem não demorou muito na China, pulou para o Japão, Austrália e para os Estados Unidos. Na China, uma mutação do Tipo A, chamada Tipo B, surgiu e se tornou a disseminação dominante na China, antes de passar para a Europa, América do Sul e Canadá. Então, o Brasil tem o Tipo B, que é a mutação predominante na China e na Europa.

Ainda há uma terceira linhagem, tipo C, que tornou-se a versão dominante do COVID-19 em Cingapura, Itália e Hong Kong, de acordo com a análise de Cambridge de genomas virais em amostras de pacientes com coronavírus. Itália então se destaca na Europa com a linha Tipo C. Interessante e´que a pesquisa mostra Tipo A na Espanha.

Outro pesquisa, essa da Icahn School of Medicine em Mount Sinai de Nova York, disse que na verdade os Estados Unidos foram atingidos pelo Tipo B que estava na Europa antes de serem atingidos pelo Tipo A que estava na China, apesar de que o primeiro homem nos Estados Unidos a ser diagnosticado pelo COVID-19 foi do Tipo A no estado de Washington, o Tipo B já teria chegado da Europa e estaria neste período circulando em Nova York antes do caso de Washington. Hoje, as mortes nos Estados Unidos são muito mais predominantemente do vírus vindo da Europa, Tipo B.

Vírus com estruturas semelhantes são agrupados em famílias, mas cada vírus específico geralmente desenvolve linhagens - como brotos de uma árvore genealógica.

Essas linhagens surgem na corrida apressada do vírus para se reproduzir.

Os vírus são primitivos, comparados às nossas células. Eles são considerados algo mais que pacotes de material genético, mas menos que um organismo vivo.

Enquanto células humanas, animais e vegetais possuem máquinas complexas que geram energia, as partículas virais precisam sequestrar essas células, forçando suas máquinas a produzir cópias do material genético do vírus.

Esse processo causa mutações, e as que são benéficas para a sobrevivência do vírus se multiplicam em cada hospedeiro e se espalham e superam os sistemas imunológicos do que seus antecessores.

Os cientistas também disseram que o vírus chinês saiu primeiro de bichos tipo tamanduás (chamados de pangolins) para humanos, para depois passarem de  morcegos e em seguida para homens. 

Hoje, li que o vírus chinês já mata mais por dia nos Estados Unidos do que câncer e doenças cardíacas. Terrível. Não se pode brincar com esta praga.

Rezemos nesta Sexta-Feira da Paixão, em que o mundo sofre por conta de muitos pecados refletidos no vírus chinês.

2 comentários:

Adilson disse...

Ótima postagem, dr Pedro. Muito informativo. Riquíssimo.

Realmente, rezemos mesmo. A coisa, a partir do rastreamento acima mostrado, é
muito muito séria.

Mas creio que ainda é preciso esclarecer: a parte os erros e ocultamento de informações por parte do Partido COmunista da China, será que essa pandemia foi ou não foi causada propositalmente causado pela China, uma vez que centenas de cidadãos da cidade onde tudo começou foram liberados pra viajar?

Não pergunto pergunto por causa da liberação desses chineses para suas viagens, mas a partir do histórico de desprezo que os comunistas chineses (comum a todos em qualquer parte do mundo) têm pela vida humana.

Antonio M disse...

Bom dia!

Excelente matéria!

E acredito também em algo proposital, basta olha no mapa do covid, e encontrar o verdadeito milagre chinês onde cidades aparecem com alta porcentragem de recuperação enquanto Europe e EUA parece algo totalmente irreal em comparação á China. Se medidas atuais que são simples contiveram o contágio dentro da China, bastava refutar os opositores, médicos e joranlistas que denunciavam a omissão do PC Chinês, não precisaram desaparecer com eles aliás, como sempre faz o PC Chinês com quem os enfrenta.


O que a China faz agora é tentar escapar de um processo que envolva trilhões de dólares em indenizações, perda de empresas e mercados.


att,
Antonio Morales