quarta-feira, 7 de julho de 2021

Brasilianização do Mundo? Mundo ficando a Cara do Brasil?

Hoje, li um artigo bem interessante e estimulante no blog Dyspeptic Mutterings. O artigo se chama The Brazilianization of the World (a Brasilianização do mundo).

O autor defende a tese que o mundo está ficando a cara do Brasil, onde há uma elite dominante, uma enorme desigualdade social, uma massa diversificada disforme que não se une, que anda perdida economicamente, perenemente entre esperança e desespero, onde a adaptação ao liberalismo  e às tecnologias modernas é torta e até contra produtiva.

O autor se baseou especialmente no artigo de Alex Hochulli que tem o mesmo nome do texto.

Eu fiz um comentário ao texto.

Eu acho que ele acerta no geral, mas erra no particular. A tal brazilianização ou latin-americanização do mundo está sim ocorrendo. Mas é erro ter como foco a questão econômica e ter como foco no Brasil. É na ética que está a resposta.

No Brasil, o comunista vai à missa, o católico vai a sessão de umbanda, o juiz de supremo é membro de grupo de corruptos, o professor com PhD não sabe escrever nem sabe a língua franca do mundo (inglês), e a "direita" é igual a "esquerda. Em suma, a ética do relativismo, da preguiça, da desonestidade e da estupidez comanda a estrutura moral do país. Não tem como ter futuro com essa moral, liberalismo, tecnologia ou dinheiro não resolvem o problema. 

O mundo está ficando muita mais relativista, preguiçoso, desonesto e estúpido? For sure. 

Você pode chamar isso de brazilinização? Bom, o Brasil não fez isso com o mundo, o mundo rico é que fez isso com ele mesmo. Então é preciso qualificar e ver os problemas a partir do que o mundo rico fez com ele mesmo.



2 comentários:

Luiz Flávio Arreguy Maia disse...

Muito original a explicitação q o Autor fez, e excelente sua contribuição à correção da miopia dele. Parabéns!
Sua análise bate c o diagnóstico do mundo atual formatado pela Revolução, com o qual o Dr Plinio Corrêa de Oliveira abre seu célebre e definitivo ensaio REVOLUÇÃO E CONTRA REVOLUÇÃO. Bastaria substituir a palavra "ética" por moral e religiosa, expressando com maior precisão o pensamento dele.
De todo modo, será prudente considerar q o recentíssimo despertar da letargia por q passa a opinião pública brasileira sinaliza fortemente uma grande guinada, um esperado GRAND RETOUR às origens de nossa Civilização Cristã, como nos permite a palavra final da Mensagem de Fátima sobre o triunfo d'Ela.

Isac disse...

PROCUREMOS AS RAÍZES MAIS PROFUNDAS DA SUPOSTA BRASILIANIZAÇÃO GLOBAL!
Elas estão exatamente na extrema ganância dos melhor aquinhoados mais se enriquecerem, injustamente às expensas dos mais depauperados, aquele sendo os formadores dos guetos e bolsões de misérrimos!
Os ricos descontentam-se com o que possuem e são ávidos por acréscimos dos recursos, parecendo-se que dominarão o mundo e/ou ficarão aqui eternamente - quanto mais ajuntar, está pouco!
Uma mescla de falta fé cristã católica anexa ao desprezo pelo Juízo Final a que serão submetidos por suas leviandades e jactâncias - vidas perdidas e, pior, irrecuperáveis in aeternum!