sexta-feira, 18 de março de 2022

A Teoria da Conspiração do Arcebispo Viganò para a Guerra da Ucrânia


Sou um fã do arcebispo Viganò, mas sempre considerei que ele escorrega em suas argumentações e muitas vezes elas lembram teorias conspiratórias.

Viganò costuma ter muito próximo de 100% de razão quando argumenta sobre o Papa Francisco, mas quando sai deste tópico as coisas ficam nebulosas. Ele se arrisca muito em argumentações que ele não é capaz de verificar a verdade. Uma pessoa pública e grande líder religioso deve ter muito cuidado com o que diz e procurar sempre a orientação do Espírito Santo e da lógica.

Eu gosto de lógica argumentativa, isso me faz sempre pensar se meus argumentos são válidos em termos lógicos. Além disso, preciso pensar se consigo provar minimamente o que digo. 

Sem o Espírito Santo, eu só falo estupidez, sem justiça e sem levar a Deus. Sem lógica, eu só falo falácias. Sem contexto no que é real, eu falo para um mundo que não existe.

Viganò já se arriscou muito no debate sobre vacinação para a Covid, ao dizer coisas que ninguém consegue provar e sem lembrar as milhões de vítimas da doença.

Agora temos o caso da Guerra da Ucrânia.

Hoje, eu li dois artigos, um defendendo Viganò, outro atacando Viganò. 

Eu me interessei pelo primeiro, escrito por Stephen Kocx,  porque me parecia um absurdo defender os argumentos de Viganò sem críticas bem contundentes, especialmente por Viganò isentar completamente a Rússia. Os argumentos de Viganò eram muito ruins e ele não conseguiria provar o que ele diz. Este artigo foi publicado no site Life Site News. Vocês podem ler o artigo clicando aqui.

As críticas aos argumentos de Viganò são encontradas em todo lugar. Realmente os argumentos dele são muito fáceis de serem destruídos. Mas hoje, eu li um texto do renomado católico George Weigel, que ao fim diz que a posição de Viganò sobre a guerra da Ucrânia é "um obituário para sua autoridade moral". Pesado isso. Mas não tem lógica. Weigel cometeu é a falácia do ad hominem. O que uma pessoa diz sobre uma coisa não interessa sobre o que ela diz sobre outra coisa. Assim, Weigel podia dizer que Viganò perdeu a autoridade moral para opinar sobre a Guerra da Ucrânia, mas não que ele perdeu toda a autoridade moral.

Os dois artigos têm em comum o fato de resumirem as posições de Viganò. Vou colocar aqui os dois resumos. Eles são parecidos,  mas têm ênfases diferentes:

O que defende Viganò resumiu em 11 pontos a opinião de Viganò sobre a guerra:

  1. Todo o conflito é uma armadilha projetada pelo Deep State global para provocar propositalmente uma guerra.
  2. O Ocidente sabe que a expansão da OTAN incomoda a Rússia, mas está fazendo isso de qualquer maneira, apesar de ter dito anteriormente que não.
  3. A OTAN e vários outros países estão despejando ilegalmente munições na Ucrânia, violando assim o direito internacional. Isso está tornando a Ucrânia um barril de pólvora pronto para explodir.
  4. Existem muitos fatores econômicos em jogo na Ucrânia – gasodutos, biolaboratórios, tecnologias, etc. – que a tornam atraente para terceiros.
  5. O presidente Zelensky é um indivíduo corrupto agindo como um fantoche de Klaus Schwab e do Grande Reset. Ele está vendendo a Ucrânia para o Ocidente e não está impedindo que as forças neonazistas treinadas pelos EUA causem estragos nos ucranianos de língua russa.
  6. Joe Biden está ligado à Ucrânia desde seu tempo como vice-presidente de Barack Obama. Seu filho Hunter está ligado à empresa de energia ucraniana Burisma.
  7. Houve uma Revolução na Ucrânia apoiada por George Soros e outros grupos ocidentais. Isso causou grande agitação social desde que ocorreu em 2013/2014.
  8. A retórica foi intensificada nos últimos meses por Zelensky (e o Ocidente) sobre armas nucleares e atômicas, aumentando assim a desconfiança de Putin e levando-o a dissolver o acordo de Minsk.
  9. A mídia não pode ser confiável para informar sobre o que está acontecendo na Ucrânia. Seu histórico de COVID é a prova de que eles não podem fazer nada além de mentir. Eles estão propositalmente tentando atrair os ocidentais para apoiar uma escalada.
  10. Os EUA, a UE e a OTAN prometem prosperidade ao povo ucraniano se ficarem do lado deles, mas, na realidade, eles procuram escravizar os cidadãos ucranianos às mesmas políticas de roubo de liberdade e culturalmente deprimentes que destruíram o agora ímpio Ocidente.
  11. O Ocidente precisa retornar a Cristo e buscar relações pacíficas com a Rússia para que todas as pessoas possam viver em harmonia. Roma ficou em silêncio sobre os verdadeiros crimes cometidos em todo o mundo. Talvez Deus vá usar a Rússia como seu baluarte contra o Ocidente secular.

George Weigel que ataca a posição de Viganò resumiu assim a opinião do arcebispo:

  • Praticamente tudo o que você pode pensar que sabe sobre a guerra na Ucrânia é uma “falsificação grosseira da grande mídia”, e quem não aceita as alegações do arcebispo é vítima da “lavagem cerebral realizada pela grande mídia”.
  • O presidente Biden e a União Europeia estão executando um “plano criminoso” para “tornar impossível qualquer tentativa de resolução pacífica da crise na Ucrânia, provocando a Federação Russa a desencadear um conflito”. O que você acha que viu de civis mortos e infraestrutura civil (incluindo uma maternidade), deliberadamente destruídos por mísseis russos, bombas e fogo de artilharia, é realmente culpa do Ocidente.
  • Qualquer um que se importe com a verdade deve lamentar que o Ocicente boicotou os jornais russos Russia Today e no Sputnik.
  • A “Revolução da Dignidade” Maidan da Ucrânia em 2013-14 foi “uma operação patrocinada por George Soros”.
  • Existem “forças militares neonazistas” na Ucrânia.
  • O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky “há oito anos continua a perseguir impunemente os ucranianos de língua russa”.
  • Portanto, “o povo ucraniano, independentemente do grupo étnico a que pertença, é apenas os últimos reféns involuntários do regime totalitário supranacional que colocou as economias de todo o mundo de joelhos através do engano do COVID, depois de teorizar publicamente sobre a necessidade de dizimar a população mundial e transformar os sobreviventes em pacientes com doenças crônicas que comprometeram irreparavelmente seus sistemas imunológicos”.
  • No entanto, há esperança: a “Terceira Roma” – o patriarcado ortodoxo russo de Moscou – ainda pode levar a humanidade a um futuro melhor.

O autor que defende Viganò não analisa cada um dos 11 pontos que ele destacou de Viganò, só por isso sua defesa é bem fraca. 

Grande parte do texto é apenas para lamentar as críticas que Viganò tem recebido. 

O que pode-se dizer em favor do Stephen Kocx e sua defesa de Viganò é que ele concorda que Viganò deveria ter lembrado dos erros da Rússia, para não parecer tão pró-Rússia. E diz que se fosse convidado a colaborar com o texto ele teria:

  "pedido a ele para incluir algumas citações adicionais para algumas de suas alegações, bem como para dizer algo pastoral sobre os católicos ucranianos. e como ele simpatiza com eles e outras vítimas inocentes neste conflito. Também pediria a ele para compartilhar mais pensamentos sobre as ações tomadas por Vladimir Putin. Talvez ele faça isso no futuro."

Percebe-se que Stephen percebeu falhas significativas, pois acha que Viganò teria que argumentar mais e atacar Putin.

Em suma, ele concorda que os argumentos de Viganò são fracos. 

Um argumento sem fundamento que é muito semelhante a um teoria da conspiração pode provar ser verdadeiro? 

Pode. Mas não se faz argumentação séria sobre assunto tão relevante sem que se apresente provas mínimas.

Existe alguma coisa verídica nos argumentos de Viganò? Bom, as críticas a estupidez do Ocidente e de Biden costumam ser verdadeiras. E já é provado o relacionamento corrupto de Biden com a Ucrânia. Mas mesma essa parte da argumentação está cheia de argumentações que Viganò não possui provas mínimas. As críticas a Zelensky têm algum fundo de verdade, mas também estão exageradas. E olha que eu não tenho muito apreço por Zelensky.

Viganò precisa ser muito mais cuidadoso em suas argumentações. 

Rezemos pelo arcebispo! Foi muito penoso escrever o que escrevi sobre ele. 

Que Nossa Senhora o proteja!


4 comentários:

mensagensnanett disse...

Palhaçadas hipócritas Ocidentais, não obrigado!
.
O hipócrita Ocidental fala em guerra, não fala em PAZ!
.
Sim sim sim:
-> DUAS MENSAGENS DE PAZ QUE O OCIDENTE DEVE, NÃO SÓ AO POVO RUSSO
.... MAS TAMBÉM....
A TODOS OS POVOS QUE NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM VENDER AS SUAS RIQUEZAS A MULTINACIONAIS.
.
[falar em Putin para desviar as atenções: não obrigado]
.
.
.
Mensagem de paz 1:
-> O MAIS ELEMENTAR DOS TRATADOS DE PAZ
.
O Ocidente deveria ter a mensagem, óbvia, para o povo da Russia:
- "nós não vamos roubar/saquear as vossas riquezas - tal como fizemos a povos autóctones da América do Norte, Sul, etc - nós vamos assinar o Mais Elementar dos Tratados de Paz".
.
Isto é:
---> um tratado de paz que recuse o MAIS VELHO DISCURSO DE ÓDIO DA HISTÓRIA -> o ódio tiques-dos-impérios: o ódio a povos autóctones dotados da Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
.
.
Nota:
O discurso do cidadão-de-Roma europeu não mudou, continua igual:
--> autóctones Identitários são alvo de ódio... porque... os autóctones Identitários não estão interessados em:
1- negociatas de índole esclavagista (pressuposto a existência de outros como fornecedores de abundância de mão-de-obra servil).
2- negociatas de índole colonialista (substituição populacional de povos autóctones considerados economicamente pouco rentáveis).
.
.
.
Mensagem de paz 2:
-> A TAXA TOBIN
.
Uma outra mensagem de paz, óbvia, para o povo da Russia (e não só):
- "URGE A IMPLEMENTAÇÃO DA TAXA TOBIN!"
.
A implementação da Taxa Tobin vai permitir o desenvolvimento dos mais variados povos
... nomeadamente...
vai permitir que os mais variados povos possam desenvolver as suas mais variadas empresas, consequência:
- vão ser empresas autóctones a explorar as suas riquezas naturais... e não... multinacionais Ocidentais.
.
-->> Boys-toys ao serviço das multinacionais têm silenciado vozes divergentes...
.
Mais:
- a causa das caravanas de migrantes desesperados não está nos Autóctones Identitários... mas sim... naqueles que bloqueiam a introdução da Taxa Tobin: os europeu-do-sistema
.
.
.
.
.
A Russia pode vir a ser a líder do Mundo Livre:
- povos que não estão interessados em vender as suas riquezas a multinacionais!
.
O hipócrita Ocidental possui um largo historial (de séculos) de roubos/saques a povos autóctones...
[quem anda a saquear riquezas... são multinacionais Ocidentais, não são empresas Russas]
.
->> Em variadas regiões do planeta, sempre que não está instalado um governo 'amigo'... o hipócrita Ocidental fomenta guerras/revoluções para que... a exploração de riquezas caia nas mãos de multinacionais Ocidentais.
.
Mais:
- o hipócrita Ocidental bloqueia a investigação à forma como chegam armas a 'grupos rebeldes' que... não possuem fábricas de armamento!

->> O hipócrita Ocidental está preocupado é em acusar/ silenciar (com a acusação de serem racistas/xenófobos) os Identitários que dizem o óbvio:
- «os países aonde são produzidas as armas utilizadas pelos 'grupos rebeldes' é que têm de pagar a ajuda aos refugiados».
.
[em conluio com as negociatas da máfia do armamento, o hipócrita Ocidental tem provocado milhares/milhões de vítimas mortais]
.
Mais:
- o Ocidente pretende cercar a Russia (um território imenso no planeta, com apenas 140 milhões de habitantes) com países da NATO...
[andam a aguçar o dente às riquezas da Russia]
.
.
.
.
.
P.S.
SEPARATISMO IDENTITÁRIO; sim, óbvio!!!
.
A Europa dos vendidos a interesses económicos de índole esclavagista/colonialista...
versus...
a Europa do Ideal de Liberdade que esteve na origem da nacionalidade.
.
-->> NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE O IDEAL DE LIBERDADE IDENTITÁRIO ("ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo"), não foi, o ódio tiques-dos-impérios do europeu-do-sistema (cidadanismo de Roma).
.
.
SEPARATISMO 50-50:
-> os globalization-lovers, UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
.
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com

Anônimo disse...

Pessoas mais sábias do que você concorda com o santo Arcebispo. você deveria abaixar a cabeça de vergonha por sua estupidez, Você se expôs como o inimigo da Verdade. Você devia se envergonhar.

Wadson disse...

Concordo com a análise do texto, porém quando Viganò classificou as vacinas de soros experimentais, eu concordo com ele. É só estudar os fatos bem detalhadamente para ver que é verdade. A esperteza das Big-Pharmas é saber que todo vírus é sazonal até mesmo o ebola, então fabricamos uma vacina rápido, ganhamos bilhões e a imunidade natural neutraliza o vírus, depois dizemos que as vacinas são um sucesso. A estrada para o inferno está pavimentada de boas intenções.

Anônimo disse...

Realmente. Aliás, mons. Viganò tem sido muito criticado justamente por conta disso. E não são poucos, jornalistas e leigos bem informados, que o estão chamado de louco conspiracionista.

Bom, não gosto muito dessa falta de caridade dessa gente; afinal, ele é um clérigo de boa reputação sacerdotal, quando comparado aos afeminados, molestadores e militantes esquerdistas que infestaramm o Vaticano e arquidioceses mundo agora.

Por fim: embora tenhamos incontáveis clérigos com boa intenção, falta-nos realmente aquelas grandes mentes de que nos fala a História da Igreja.