terça-feira, 3 de janeiro de 2023

O Papa do Helicóptero em Fuga.

Essa é a imagem mais importante de todo o pontificado Bento XVI, mostra ele abandonando o papado de helicóptero depois de renunciar.

Muita gente pode elogiar os escritos de Bento XVI com toda razão e chamá-lo de defensor da tradição da Igreja, mas acho incorreto chamá-lo de fiel. Ele nunca respondeu profundamente por que deixou o pontificado, nem nunca respondeu corretamente por que criou a tal nomeação de papa emérito.

Bento XVI me lembra dois pensadores que eram muito orgulhosos de seus escritos filosóficos, um virou santo e outro é um filósofo cético e abstrato. Bento XVI me lembra o cardeal Newman e o filósofo Immanuel Kant. Quando se ler os escritos de Newman e Kant o orgulho que eles tinham de si mesmos escorre pelas páginas dos livros. Leiam "Apologia pro Vita Sua" de Newman ou "A Paz Perpétua" de Kant e vejam o orgulho imenso deles por eles mesmos. Bento XVI durante seu pontificado resolveu escrever uma trilogia sobre Jesus Cristo, brilhante, mas ele tinha tempo para isso? A Igreja não tinha inúmeros problemas, inclusive de pedofilia e padres homossexuais usando dinheiro da Igreja para pagar seus amantes? 

Os três Newman, Kant e Bento XVI eram acadêmicos demais, orgulhosos demais.

Minha definição de Bento XVI é do papa que não se atormentava. Uma pessoa precisa ser atormentada em todas as suas ações pelo temor a Deus, Bento XVI não tinha isso.

Li dois artigos interessantes sobre Bento XVI.

O primeiro é uma entrevista de arcebispo alemão Georg Ganswein que estava no helicóptero de fuga junto com Bento XVI, ele era secretário particular de Bento XVI. Ele disse que todos no helicóptero choraram, menos Bento XVI, ele não se atormentou.

Na entrevista, ele diz também que Bento XVI se abriu para ele quando descobriu que Ganswein tinha passado três anos na Universidade de Munique, o que mostra o apreço gigante que Bento XVI tinha de intelectuais da academia. 

Ganswein diz ainda que Bento XVI não quis seguir o modelo de João Paulo II ( e de todos os outros papas desde 1294) e ficar no cargo até o fim, porque, segundo Bento XVI, ele tinha a vida dele e as fraquezas dele. Os outros papas aparentemente não tinha isso.

Ganswein também disse que Bento XVI resolveu continuar usando o nome de Bento XVI, se vestindo de branco e resolveu assinar como papa emérito por causa da circunstância. Bom, há muito tempo um papa não cometia o imenso erro de renunciar, mas nunca ninguém além de renunciar se arrogou para si um título honorífico inexistente.

Além disso, Ganswein diz que só tinha um papa depois da renúncia, Francisco.

Leiam a entrevista de Ganswein clicando aqui.

segundo texto é um ótimo artigo de Damian Thompson (cliquem aqui para lê-lo), ele descreve muito bem os erros e acertos de Bento XVI, Thompson diz que Bento XVI renunciou e viu o seu sucessor desmantelar seu legado. Verdade. Mas Thompson chama Bento XVI de papa "atormentado".  

Eu discordo disso, faltou o tormento sadio em Bento XVI.

Rezemos pela alma de Bento XVI. Descanse em paz.


6 comentários:

Anônimo disse...

O título, bem como o texto visa o mesmo que o filme DOIS PAPAS: O assassinato de reputação de Bento XVI.
"O fantástico mundo de Bob" se tornou uma referência como a do "O pequeno príncipe", mas que nesse caso serve para exemplificar digamos, uma "inocência", para ser bem brando e educado, no que diz respeito à "Geopolitica das coisas".
Às vezes quando fazemos um bolo, falta-nos um ingrediente num dia de chuva, desde que não seja, como no caso aqui, a farinha.
Tomemos então a pílula azul e esqueçamos dos comunistas dentro da Igreja, da nova ordwm mundial, do "vatileaks", do livro que ele escreveu com o cardeal Sarah, e todas as outras iniciarivas que ele tomou ainda de forma limitada.

Pedro Erik Carneiro disse...

Quem escreve isso de mim não me conhece. Procure saber o que escrevi aqui e nos meus livros. Eu escrevi um ebook sobre Francisco, por exemplo.

Abraço

Horácio Ramalho disse...

Saudações Professor! Espero que o senhor e sua família tenham tido um santo Natal e aproveito para desejar um abençoado ano de 2023.

Quanto ao Papa Bento XVI, devemos rezar muito pela sua alma, como disse o professor Marshall. Não sei se o senhor conhece o canal "Apostolado Glórias de Maria". Nele há um bom vídeo (ao menos para mim ,que não tenho um grande conhecimento da Sã Doutrina) sobre a Eclesiologia de Bento XVI. Deixo o link: https://youtu.be/XIKPQYM93qc

No mais, continuemos guardando a fé, para a glória da Santíssima Trindade, da Santa Igreja e a conversão da Terra de Santa Cruz!

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, caríssimo Horácio. Muita paz e saúde em Cristo para você e toda sua família em 2023.

Sim, guardemos a fé.

Grande abraço

Cássio SS, Pe. disse...

"Ganswein também disse que Bento XVI resolveu continuar usando o nome de Bento XVI, se vestindo de branco e resolveu assinar como papa emérito por causa da circunstância. Bom, há muito tempo um papa não cometia o imenso erro de renunciar, mas nunca ninguém além de renunciar se arrogou para si um título honorífico inexistente."

Quem está dizendo a verdade entre os dois textos?

Vaticano, 04 Jan. 23 / 03:53 pm (ACI).- O papa emérito Bento XVI revelou como gostaria de ser chamado após sua renúncia.

O jornalista Joers Bremer, do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung,(https://www.faz.net/aktuell/politik/portraets-personalien/ohne-die-last-seines-amtes-vater-benedikt-im-gespraech-13306544.html) disse que o papa emérito lamenta não ter conseguido se distinguir mais claramente do papa reinante na forma como foi tratado, em entrevista divulgada em 2014.

"Depois da renúncia, eu gostaria de ser chamado de 'Padre Bento'. Se eu tivesse mais força naquele momento, teria pedido", disse Bento XVI ao meio alemão.

Anônimo disse...

Bento 16 é o último papa. Garabandal falou de 4 sendo 1 que não seria. P6 JP2 B16.