quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Francisco, Cardeal Becciu e Cardeal Parolin

Li hoje dois artigos interessantes que ajudam qualquer um interessado em saber em que Francisco tem culpa na corrupção financeira do Vaticano.

Os dois artigos são da mesma pessoa, Matthew Cullinan Hoffman, publicados no Catholic World Report. (na verdade, é apenas um artigo, escrito em duas partes, que possuem títulos distintos).

Eu sei que esse tipo de assunto, corrupção financeira, é complexo e não atrai muitos leitores. Meu livro de Ética Católica para Economia vende muito menos que meu livro de Guerra Justa. Mas, como certamente, virtualmente nenhuma mídia brasileira vai tratar do tema, aqui vão os dois artigos para possíveis interessados.

O primeiro lida com a relação entre Francisco e o cardeal Becciu, o cardeal que está sob julgamento por envolvimento em corrupção financeira.

O interessante desse artigo é ver como Becciu agia como homem forte de Francisco, podia se reunir com Francisco sem marcar horário, desprezava acusações de corrupção financeira e demitia auditores independentes, enquanto os auditores que procuravam Francisco para denunciar Becciu eram desprezados por Francisco. Ao fim do artigo, o autor mostra o que disse um dos auditores independentes para a revista Forbes: 

"A pessoa responsável por isso é o papa. Ele tomou as decisões erradas e indicou as pessoas erradas, enquanto fingia estar lutando contra pessoas más.”

O outro texto é mais para questionar por que Becciu está sob julgamento quando seu chefe, o cardeal Parolin, o cardeal mais próximo de Francisco e mais poderoso no Vaticano, que era chefe de Becciu quando dos supostos crimes, não está no banco dos réus. O texto mostra que um juiz de Londres disse que isso era um absurdo e que era impossível que Parolin não soubesse dos crimes (uma vez que tinha assinado os documentos). 

Esse post é muito importante para lembrar que Parolin ( na foto com Francisco) está envolvido até o pescoço nisso (e Francisco também). 

Além disso, o texto é importante para lembrar que Becciu está em julgamento porque ele quis, não foi o Papa que abriu o julgamento. Outra coisa, lembra também que depois que demitiu Becciu, Francisco fez várias ações de apoio a ele. Suspeita-se que na verdade Francisco esteja protegendo Parolin, ao amaciar Becciu.

São artigos longos, mas se você quiser ficar bem informado sobre isso deve lê-los. 

---

Em resumo, Francisco como líder, me lembra um típico corrupto político latino-americano, aquele tipo que deseja aparentar isenção, caráter incorruptível, adora se mostrar carinhoso com a mídia e a população, mas mente a torto e à direito, confunde, diz e desdiz, coloca a culpa nos outros, corrompe e deixa corromper, ainda tem enorme preguiça de resolver problemas, não consegue nem ler relatórios de inteligência. Tudo é base da "boa vontade", de "vamos ver o que a mídia diz", e de leituras de no máximo resumos mal feitos.


Um comentário:

Isac disse...

DESDE O "QUEM SOU EU PARA JULGAR", SEM O MAIS IMPORTANTE COMPLEMENTAR, NÃO À PRÁTICA SODÔMICA QUE A PULGA COÇOU...
E atras disso de
Por vários motivos mais, S Laprida em: *"UM ANO DE PONTIFICADO, UMA ANO DE CONFUSÃO", pronunciou-se bastante embasado em fatos sucedidos, daí principiciei no "um pé prá frente e outro atrás" no tocante à credibilidade de suas alocuções fora do magistério- teria saído-se mal em diversos episódios.
Tempos depois, de negar e renegar a D Barrios no caso do predador Pe Karadima, esse acobertado por aquele, o papa Francisco afirmando serem calúnias x D Barrios, se obrigou a apresentar umas desculpas bastante esfarrapadas: dizia nada saber, embora contestado por uma cardeal norte americano, mesmo assim, compulsoriamente cedeu quando as fotos vieram a público!
E o rôlo não pára por aí e, depois desse e mais similares, com ele e coadjuvantes muitas situações censuráveis poderiam ser de passíveis de suceder - e como se sucedem, em especial no tocante a apoios explícitos às esquerdas, como afirmou o esquerdista-maçonaria L Boff: Francisco é um dos nossos!
Creio que nessas questões envolvendo honestidade e credibilidade é difícil prever qual será o próximo desfecho ou desenlace!
*https://sinaisdoreino.com.br/?cat=9&id=1511