sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Pesquisa Entre Padres: Jovens Padres são Mais Conservadores. E 69% dos Conservadores Desaprovam Francisco

Mais uma pesquisa reveladora, dessa vez sobre padres. Esta pesquisa, como a que mostrei ontem, foi feita nos Estados Unidos. A pesquisa replica as perguntas feiras por outras pesquisas, feitas em 1993, 1994 e 2002, e com isso podemos ver a evolução no pensamento dos padres. 

A pesquisa mais uma vez, como a de ontem, mostra que padres e leigos dos anos 60 eram terríveis.

Em resumo, os padres hoje estão em média mais velhos (mas não tão velhos como em 2002), tendem a achar que a Igreja está indo para caminho pior, e são mais conservadores do que os padres de 2002.

A pesquisa foi feita pelo Austin Institute.

Vou traduzir aqui o texto de resumo da pesquisa disponibilizado pelo site Aleteia:

Pesquisa mostra que os padres hoje são mais conservadores e ortodoxos

No final de 1993 e início de 1994, o Los Angeles Times conduziu uma pesquisa com padres católicos e descobriu que os padres mais jovens eram mais propensos a ser politicamente conservadores e religiosamente ortodoxos em comparação com os padres de meia-idade que ingressaram no sacerdócio na década de 1960.

Uma nova pesquisa com padres, conduzida pelo Instituto Austin para o Estudo da Família e Cultura, levantou muitas das mesmas perguntas que o Times fez. O Austin Institue divulgou os resultados da pesquisa esta semana: como em 1994, os padres mais jovens tendem a ser mais conservadores, tanto política, moral e teologicamente.

Entre outras descobertas da pesquisa do Austin Institute, o envelhecimento do sacerdócio diminuiu e talvez tenha parado, embora a idade média dos padres católicos hoje seja de cerca de 60 anos. É muito mais antigo do que em 1970, quando tinha 35 anos, mas não é mais antigo do que em 2002.

Quando questionados sobre a trajetória da Igreja Católica na América, os padres em 2002, em média, disseram ao Los Angeles Times em uma pesquisa de acompanhamento que as coisas estavam "permanecendo iguais". Em 2020, essa resposta média caiu distintamente para entre "permanecer quase o mesmo" e "piorar". Uma razão para o pessimismo pode ser a vida espiritual e moral dos leigos católicos, disseram os pesquisadores do Instituto Austin.

Entre os padres que entram em contato com os leigos, apenas cerca de 22% disseram que a maioria dos leigos com quem eles entram em contato segue os ensinamentos da Igreja sobre questões morais como sexualidade, casamento e reprodução”, disse a pesquisa. “Este também é um declínio significativo em relação a 2002, quando o número era de 30%.”

Os padres hoje, em média, são menos favoráveis ​​às diáconas femininas, menos favoráveis ​​à ordenação de mulheres como padres e menos favoráveis ​​aos padres casados ​​em comparação com a pesquisa do LA Times de 2002. Eles tendem a concordar mais com a crença de que o único caminho para a salvação é por meio da fé em Jesus Cristo. E, quando questionados sobre política, os padres nas amostras recentes eram significativamente mais propensos a se descreverem como conservadores em comparação com 2002.

No geral, um pouco mais da metade (53,4%) dos padres nos EUA "aprovam veementemente" a forma como o Papa Francisco está lidando com seus deveres, e outros 22,8% "aprovam um pouco". Há uma correlação notável entre as opiniões políticas dos padres e sua aprovação do Papa Francisco. Entre os padres que descrevem sua política como "muito conservadora", por exemplo, 68,9% desaprovam o Papa Francisco, seja "um pouco" ou "fortemente".

Na outra extremidade do espectro, notavelmente, nenhum padre em nosso conjunto de dados que se descreve como liberal na política (seja 'um pouco' ou 'muito') desaprova o trabalho que o Papa Francisco está fazendo (seja 'um pouco' ou ' fortemente ') ”, disseram os pesquisadores.

Também há uma guinada pronunciada em direção ao pessimismo entre os padres nos EUA, no que diz respeito ao estado atual de sua própria Igreja na América. Enquanto em 2002, mais da metade (57,8%) dos padres classificaram a Igreja Católica como tendo um bom desempenho, em 2021 mais da metade dos padres (51,3%) classificou a Igreja como "não tão boa". No mesmo período, a porcentagem de padres que classificam a Igreja Católica como “pobre” aumentou de 4,8% para 13,3%.

“É evidente que o pessimismo é comum independentemente dos ideais políticos”, disse a pesquisa. “Pouco mais da metade dos padres indicam que as coisas na Igreja Católica na América 'não são tão boas', e isso se aplica a toda a gama do espectro político, de 'muito liberal' a 'muito conservador'. Que a Igreja Católica não está bem é algo em que padres liberais e conservadores podem concordar, mesmo que suas razões para dizê-lo sejam diferentes ”.

Os pesquisadores acreditam que a virada para o pessimismo desde 2002 é um “efeito de período, não um efeito de coorte”. Ou seja, há algo distinto sobre o tempo presente em comparação com 19 anos antes que torna os padres ... menos propensos a dizer que as coisas estão indo bem para a Igreja Católica na América ”.

Três questões que podem contribuir para esse pessimismo, sugeriram os pesquisadores: um, estar em contato com leigos católicos que parecem cada vez mais não seguir os ensinamentos da Igreja, dois, um senso intensificado de que a sociedade americana se tornou um desafio cultural e espiritual "pós-cristão" e, três, as consequências sociais negativas dirigidas aos padres após os escândalos de abuso sexual.


---

Como será o caso para os padres no Brasil?



Um comentário:

Isac disse...

MUDANDO AS SITUAÇÕES QUASE DRÁSTICA E VELOZMENTE, DEPENDENDO DOS GOVERNOS E DAS IDEOLOGIAS VIGENTE E PENETRANTES NAS MENTES, NO CONTEXTO CONCERNENTE À DETURPAÇÃO DA FÉ CATÓLICA, MUDA BASTANTE QUASE A CADA DÉCADA!
Infelizmente, o mundo atual, referindo-se, por ex., à América Latina, influenciada pela esquerdista TL, dependendo dos governos de esquerdas no poder, mega perversores das mentes, desde as infanto-juvenis e, quando adultos, em geral, seguem-nas - já não raciocinam mais por si mesmos, transformaram-se em fantoches desses totalitaristas e experts em lavagens cerebrais - sutilmente incutindo-lhes o sinistro Marxismo Cultural!
Ao que tudo indica, há no presente, não apenas muitas objeções contra o papa Francisco por ações pró esquerdas e a fatos repelentes, por ex., como permitir a Biden comungar melhor profanar a SS Eucaristia, apesar de pertinaz em pelo menos 3 tipos de pecados graves, impossibilitado de validamente confessar-se!
Sessa forma,, tem excitado a justa revolta dos católicos conservadores bem informados anti novidades, heterodoxas, paradoxas e textualmente contrastantes com a original doutrina católica apostolar!
Imaginemos em que bas-fond estaríamos se eventualmente a comunista Hillary legalmente houvesse vencido as eleições - bem provável que a NOM já estaria implantada - embora dessa vez, a NOM postou compulsoriamente o senil comuno-abortista e homossexualista Biden e demitiu Trump para aquele seu títere atendê-la a contento!
No resto do mundo, devido aos escândalos na Igreja, desde os Altos Hierárquicos, segue-se sempre deteriorando quase geral,, ao que parece, muito influenciada pela fraudulenta midia globalista!
Aliás, desistiram das 1001 acusações contra a Igreja - inclusive por um jurista tupiniquim - querendo levá-la ao Tribunal de Haia contra seus "crimes humanitários inquisitórios" pós papa Francisco?
Conte-me o milagre dessa drástica mudança e seu porquê!