quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Financial Times: Fraude Financeira do Vaticano


Financial Times trouxe novidades sobre a fraude financeira que envolveu dinheiro de caridade do Vaticano para compra de condomínio luxuoso na região de Chelsea em Londres.

Eu já noticiei isso aqui duas vezes.

Recapitulando: envolve o cardeal Angelo Becciu, muito próximo do Papa, e secretário substituto da Secretaria de Estado (órgão máximo do Vaticano como Estado, a Autoridade de Informação Financeira (órgão de controle das finanças do Vaticano), um monsenhor ajudante de Becciu, Mauro Carlino (que foi suspenso e não pode entrar no Vaticano).

E envolve a compra de um condomínio luxuoso de Londres usando dinheiro de caridade do Vaticano depositado na Suiça, um paraíso fiscal, muito conhecido dos políticos brasileiros.

A novidade trazida pela reportagem é a presença de um fundo de investimento localizado em Luxemburgo, que é também paraíso fiscal.

O fundo se chama Athena Capital e segundo a reportagem lucrou 128 milhões de libras, com a compra do Vaticano e um transação financeira complexa. O fundo tinha comprado por 40 milhões de libras mais 100 milhões de empréstimo. O Vaticano assumiu o empréstimo quando comprou o condomínio por 168 milhões de libras.

O dono da Athena é um tal de Raffaele Mincione, que administra recursos do Vaticano.

O Financial Times disse também que Becciu autorizou pessoalmente a compra do condomínio.

A reportagem do Financial Times foi reproduzida pelo Life Site News.


Um comentário:

Isac disse...

À entrada do papa Francisco, nunca mais dei um centavo ao Vaticano, nem no Óbulo de S Pedro para ele não tb financiar os muçus!