quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Fim do Jogo (GameStop)- Robin Hood do Mercado Financeiro


Eu considero o mercado financeiro, seja brasileiro ou global, simplesmente um jogo, não tem fundamentos, nem me venham com essa de investidores em busca de melhores negócios. O que há é um jogo de rolagem de dinheiro em busca de retorno rápido, ponto final, period, no qual os grandes investidores manipulam e os pequenos se sujeitam.

Então, é muito interessante ver que o uma empresa chamada GameStop (PareJogo) está exibindo claramente a falácia dos fundamentos do mercado e ainda mostrando que os políticos só se importam com a elite.

As ações da empresa GameStop sofreu ataque dos hedge funds nos Estados Unidos (hedge funds são fundos que gerenciam dinheiro de ricaços), daí pequenos investidores do site social Reddit dentro do fórum "WallStreetBets" resolveram sair comprando ações do GameStop, e o valor das ações da empresas explodiram, e isso está quebrando financeiramente os investimentos dos grandões. 

E o que fez o "mercado"? Diz em voz uníssona que era preciso conter esses pequenos investidores que manipulam o mercado, pois isso é ilegal. 

Ilegal? Mas o que é que fazem os hedge funds diariamente, não é manipular o mercado?

Como a agência de mercado financeira (SEC) não fez nada, por enquanto, o "mercado" passou então a punir os pequenos investidores, cobrando margens mais altas (dinheiro que se cobra supostamente de garantia para realizar a operação financeira), restringindo acesso e bloqueando operações. 

E que o fez a administração Biden? Ora, prometeu atacar os pequenos investidores, o importante é manter a elite ganhando dinheiro.

O problema é que o modelo GameStop se espalhou pela Europa e pela Austrália. Um empresa australiana que por sorte tem os mesmo "ticket" do GameStop, GME, se valorizou 60%. Por que? Por nada, só porque confundiram com o GameStop. É o chamado "mercado eficiente".

Tem gente grande com dinheiro aproveitando para ganhar dinheiro apostando do lado dos pequenos investidores? You bet.

E como realmente está a empresa GameStop? Isso não importava, nem importa agora, nem para os hedge fund, nem para os pequenos investidores. É tudo só um jogo, que deveria acabar.

Sabem os "sportingbet" da vida, que aposta em resultados e coisas do esporte? Pois é, é isso o mercado financeiro, piorado, porque se manipula mais, bem mais.

Se você quiser saber mais sobre como se deu o investimento dos hedge fund e a reação do mercado, clique aqui. 


2 comentários:

Adilson disse...

Então, um momento, dr Pedro: vejamos se entendi:

Quer dizer que os tais Hedge Funds são aqueles sujeito que enriqueceram num ambiente onde tinham certas liberdades, e agora estão impedindo que os pequenos também cresçam no mesmo ambiente em que enriqueceram? Tipo, querem acabar o ambiente sob a alegação de que os pequenos estão agindo ilegalmente? É isso?

Metaforeando: os Hedge Funds seria um plantado de batatas que tinha a liberdade de usar agrotóxicos em suas lavouras. Com o tempo, ele ficou muito rico passando a praticamente dominar o mercado. Então, outros plantadores de batatas começam a crescer sob a liberdade do uso agrotóxicos. Então, os "plantadores" Hedge Funds começam a espernear dizendo: "ei, temos que para de usar os agrotóxicos, pois eles danificam o solo e a saúde!"

Me corrija se eu estiver errado.

Abraço.

Pedro Erik Carneiro disse...

Hehehe. Muitos dos ricaços não chegaram nem a plantar batatas com agrotóxico, Adilson, como os advogados, políticos e herdeiros de herança, além de marginais. Mas sim é por aí. Eles brincaram, manipularam (usaram agrotóxicos) e querem que impedir que os pequenos façam o mesmo.

Abraço,
Pedro Erik