terça-feira, 26 de janeiro de 2021

15 Padres Cubanos Pedem FIM do Comunismo. Será que Não Estão Atrasados Demais?

Padres abertamente contra o comunismo dentro de um país comunista? Mas não passou da hora? 

Os padres cubanos falam o que tem de ser dito contra o regime comunista, mas lembram a destruição da família e da educação e também lembram a corrupção generalizada ("tudo é no mercado negro"). Sem família, sem educação, e com corrupção as chances de se tirar um ditador e colocar outro aumenta consideravelmente. Deixaram imensamente o mal entrar, inclusive com apoio de padres, mesmo tendo regime comunista matado muitos padres no paredão. Eles estão muito atrasados, mas...

Eu sempre discordei de uma premissa que foi colocada dentro da teoria da guerra justa e que não foi originalmente defendida nem por Santo Agostinho, nem por São Tomás de Aquino, a premissa de que se avalie a chance de sucesso para se fazer guerra (falei disso no meu livro sobre guerra justa). Devemos fazer o que é certo, mesmo que as chances de sucesso sejam quase nulas (aliás, essa é a ideia dentro do livro Senhor dos Anéis de Tolkien também).

By the way, podem precisar de apoio militar estrangeiro. Quem dará hoje em dia? Do lado deles, acho que ninguém.

Em todo caso, espero que os cubanos enfrentem o desafio, mesmo sabendo que escorrerá sangue de alguns ou muitos. Não adianta palavras bonitas, elas não derrubam ditadores. E estejam sempre prontos contra novos ditadores. Em suma, só confiem plenamente em Deus e não em políticos.

Vejam a carta dos padres abaixo. Fiz imagens da carta, para lerem podem clicar aqui também.









Um comentário:

Adilson disse...

Verdade. Tão muito muito muito atrasado. O ato é bom e tem sua utilidade, ainda que mínima, muito muito mínima.

Só digo uma coisa: acho que esses padres lucrariam muito, e infinitamente muito, se dedicassem o tempo e a força que lhes restam em catequizar, ensinar, consolar e fortalecer os católicos, visando não esse mundo, mas o vindouro. A produtividade espiritual, bem como a utilidade dessa prática, além de fortalecer a fé dos católicos poderá ser aplicada aos méritos para a salvação das próprias almas desses padres, e redução de penas temporais terríveis, caso algum deles se acovardou diante da ascensão ou fortalecimento do comunismo dentro da Igreja cubana no passado, ou com tal mal contribuiu.

Eles devem se acostumar e cultivar a seguinte ideia em suas almas: que este mundo fique para o papa Francisco, o clero traidor, os sedentos de poder e todos os inimigos da Igreja com quem o Francisco vem contribuindo.

Deixemos