segunda-feira, 12 de abril de 2021

A Ontologia do "Bento XVI ainda é Papa". Será?

Sempre que penso na renúncia de Bento XVI, fato que considero como um dos maiores erros da história da Igreja, uma verdadeira catástrofe, eu lembro de Dante. Dante, na Divina Comédia, colocou tanto o papa que renunciou na sua época, o último antes de Ratzinger (Celestino V), como o papa que o substituiu (Bonifácio VIII), no inferno.

Hoje, eu li um texto realmente interessante, de Stevem O'Reilly, que é alguém que estudou muito as opiniões de quem defende que Ratzinger ainda é papa, que ele chama de "ontologia de Bento é ainda papa". O'Reilly tem um site chamado Roma Locuta Est.

O autor começa dizendo que a culpa das diversas teorias são principalmente do desastre que é o pontificado de Francisco e do comportamento dos cardeais, que ficam em silêncio, diante de tantas palavras e atos contra a fé de Francisco. Com essa situação, os fiéis procuram se apoiar em algo.

O texto traz links sobre as diversas opiniões que defendem que Ratzinger ainda é papa e como se discute elas, e também as palavras do próprio Bento XVI sobre sua renúncia, que para mim só fazem piorar a situação que ele se colocou.

Vou resumir aqui apenas o que disse Ratzinger para renunciar, que foi colocado no artigo:

1) A justificativa central dele é que ele estava velho e cansado para executar as funções de papa (os outros papas nunca ficaram cansados ou velhos antes dele, não é?);

2) Diz que uma pessoa é papa "interiormente" e não apenas em executar suas funções. Assim, parece justificar ainda o fato dele continuar usando branco e assinar como Bento XVI, mesmo tendo renunciado;

3) Diz que um papa é como um pai, um pai sempre será pai, mas pode deixar de executar as funções de pai. ESSA EU NÃO ENTENDI, UM PAI NUNCA DEIXA DE EXECUTAR AS FUNÇÕES DE PAI, acho que mesmo depois da morte, um pai permanece como pai.

Um detalhe interessante é que Ratzinger parece, nas entrelinhas, aceitar as críticas a sua renúncia.

Leiam o artigo de O'reilly e também os links que ele coloca em que se debate a ontologia de Bento ainda é papa. Cliquem aqui.



Um comentário:

Isac disse...

Até hoje não consegui crer que o papa Bento XVI espontaneamente renunciou, pois à hora da morte, o cardeal belga Daneells teria revelado que o papa Francisco foi colocado para atender exigências da NOM!
O caso do bloqueio do IOR pelo conglomerado bancário dos magnatas do SWIFT 4 corresponderia a ele render-se; bloqueou-lhe todas as movimentações financeiras, sem contabilizarem as pressões internas, as quais não eram poucas anti Bento XVI, encetadas pela maçonaria eclesiástica, ultra infiltrada dentro do Vaticano!
Contudo, com o papa Francisco, ostensivamente pró esquerdas, tudo é "paz e amor"!