quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A Interpretação do Evangelho por Francisco Irrita Judeus. Não Apenas Católicos.


Não é a primeira vez que Francisco erra redondamente na interpretação da Carta aos Gálatas. Tanto que o site The American Catholic, concluiu dizendo que "Já é ruim o suficiente que sejamos amaldiçoados com um papa heterodoxo, mas um papa heterodoxo enfadonho é verdadeiramente diabólico".

A Carta aos Gálatas não é contra a Lei divina, seja esta Lei apenas a lei dos judeus (Torá) ou a dos Cristãos (Torá, mais o restante da Bíblia e mais a Tradição). São Paulo não faz uma abordagem protestante do tipo vale tudo se você "se sente" guiado pelo Espírito Santo. São Paulo é muito específico, é contra que se exija circuncisão de não judeus.
 
Mas Francisco dessa vez recebeu reação dos judeus por conta de sua interpretação equivocada, sem apego ao texto. 

O rabino Rasson Arousi, presidente da Comissão do Rabinato Chefe de Israel para o Diálogo com a Santa Sé, escreveu uma carta severa ao Vaticano, dizendo: “O Papa apresenta a fé cristã como não apenas substituindo a Torá; mas afirma que a Torá não dá mais vida, implicando que a prática religiosa judaica na era atual se tornou obsoleta. Isso é, na verdade, parte integrante do ‘ensino de desprezo’ para com os judeus e o judaísmo que pensávamos ter sido totalmente repudiado pela Igreja."

Os judeus não gostaram nada.

Francisco resolveu responder aos judeus (você, católico, não merece resposta).

Francisco pediu para seu assessor responder que a Carta de São Paulo não deve ser lida como julgando a lei judaica. 

Deveria ter acrescentado que não se julga nenhuma lei lá.

Bom, em suma, está tudo errado e confuso. Tipicamente Francisco.


2 comentários:

Isac disse...

Acrescendo ao comentário anterior, o superior jesuíta à época, Pe Hanas van Kolvenbach irrecomendou sua nomeação a bispo como divisionista na Congregação e meio desequilibrado e, verbal e por escrito, D Cardeal G Danneels um dos conspiradores da Mafia de Saint Gallen denunciou a instalação de um qua ao que pareceria, atenderia a maçonaria!
Apesar disso, S João Paulo II o nomeou - seria ele ou por pressão da maçonaria eclesiástica artificialmente distorcendo fatos a respeito dele já que esses agem como os comunistas: "chame os outros do que v é e acuse os outros do que v faz"!

Augusto Paiva disse...

É impressionante a arrogância, a suscetibilidade e a hipocrisia desses rabinos! É muita chuzpah. Eles querem pautar a Igreja que eles odeiam. E pelo visto monitoram as homilias do papa, num modus operandi igual ao dos canalhas da liga anti-difamacão. A professora judia Amy Jill Levine disse que: “Deveria haver um judeu em cada missa, mas somos menos numerosos, para garantir que as homilias sobre os fariseus não propaguem o antissemitismo, mas apresentem o Evangelho da paz corretamente.” Os pérfidos querem ensinar o padre a rezar a missa! O rabino Di Segni disse que é para evitar estereótipos hostis, enquanto vivem nos acusando de "anti-semitas". O Talmude e os rabinos ensinam coisas horríveis e mentirosas contra os cristãos, mas nem por isso os católicos ficam choramingando, pautando os rabinos. Ademais, o próprio Talmude fala mal dos fariseus (chamados de corruptos e hipócritas), assim como o historiador Flavio Josefo: https://youtube.com/watch?v=wEBR4uxh7g8

O diálogo inter-religioso é uma farsa. O islã, que prega morte aos judeus, esses rabinos não criticam.

P.S.: A semente de Abraão somos nós os cristãos pela fé (Gl 3,14), sem as obras da abolida lei (Gl 5,4/ Hb 7,18-19). Ver também Mateus 3,9.

P.S.2: Mas dessa vez Bergoglio está correto sobre este tema! Lendo a homilia que causou o furor dos judeus não se nota nenhuma heresia, mas o que sempre ensinaram os papas e os concílios: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2021/documents/papa-francesco_20210811_udienza-generale.html

P.S.3: Este artigo expõe tudo nos seus devidos lugares: https://novusordowatch.org/2021/08/not-kosher-francis-in-trouble-with-jewish-authorities/

P.S.4: MATEUS 21,43 = o Reino de Deus foi tirado dos hebreus e dado a outra nação [Roma]. Ver também Dt 32,18-21/ Eclo 10,8/ Eclo 49,7-9/ Jr 18,9/ Baruc 4,3/ Rm 11,17.